A IA está prestes a alterar radicalmente as estruturas de comando militar que não mudaram muito desde o exército de Napoleão

Apesar de dois séculos de evolução, a estrutura de um estado-maior militar moderno seria reconhecível por Napoleão. Ao mesmo tempo, as organizações militares têm lutado para incorporar novas tecnologias à medida que se adaptam a novos domínios — ar, espaço e informação — na guerra moderna. Benjamin Jensen professor de Estudos Estratégicos na Escola de Combate Avançado da Universidade do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos The Conversation plataforma de informação produzida por acadêmicos e jornalistas O tamanho dos quartéis-generais militares aumentou para acomodar os fluxos de informação e os pontos de decisão expandidos dessas novas facetas da guerra. O resultado é a diminuição dos retornos marginais e um pesadelo de coordenação — muitos cozinheiros na cozinha — que corre o risco de comprometer o comando da missão. Agentes de IA — softwares autônomos e orientados a objetivos, alimentados por grandes modelos de linguagem — podem automatizar tarefas rotineiras da equipe, redu...

Mortes por câncer vão dobrar em 40 anos, diz estudo

Da BBC Brasil

O número de mortes por câncer deve dobrar nos próximos 40 anos, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Fundo Mundial de Pesquisas sobre Câncer (WCRF, na sigla em inglês) que vai ser divulgada na próxima semana, de acordo com uma reportagem do jornal The Observer deste domingo.

Atualmente, 7 milhões de pessoas morrem todo o ano por causa da doença, e este número deve saltar para mais de 10 milhões até 2020. Nos próximos 40 anos, o total deve dobrar.

Segundo o coordenador do relatório do WCRF, Michael Marmot, um dos principais fatores por trás do aumento alarmante na incidência da doença é a obesidade.

"Estamos preocupados com o país (Grã-Bretanha), mas também com Egito, México, Brasil e países do Oriente Médio", disse Marmot, da University College London, ao Observer.

O especialista compara a urgência na necessidade de combater o câncer à urgência do combate ao aquecimento global. Para ele, "uma grande proporção dessas mortes pode ser evitada ou atrasada".

O novo relatório do WCRF, elaborado por um painel com 23 especialistas, deve ser publicado na quinta-feira.

Os especialistas já tinham publicado um relatório em 2007 no qual advertiam para a necessidade de não consumir carne vermelha nem álcool em quantidades exageradas.

Entre as recomendações do grupo estão também praticar mais atividades físicas.

> Câncer é a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes. (novembro de 2008)

Comentários