Enem do servidor federal vai oferecer em 2024 mais de 7 mil vagas

Imagem
A partir de 2024 haverá uma prova nacional unificando o processo de seleção de servidores federais, um Enem dos Concursos”, como o objetivo de facilitar o acesso da população às provas, inclusive em cidades do interior. A primeira prova será realizada no dia 24 de fevereiro.  A estimativa de vagas é de mais 7 mil no primeiro ano do concurso, Provas serão simultaneamente em 179 cidades das 5 regiões Cada ministério poderá decidir se vai aderir a esse modelo ou fazer os concursos por conta própria. O exame acontecerá ao mesmo tempo em 179 municípios, sendo 39 na Região Norte, 50 no Nordeste, 18 no Centro-Oeste, 49 no Sudeste e 23 no Sul. Haverá duas provas no mesmo dia. Uma com questões objetivas, comum a todos, e outra com perguntas específicas e dissertativas, divididas por blocos temáticos. Os candidatos para Trabalho e Previdência farão a mesma segunda prova, por exemplo; já os candidatos para Administração e Finanças Públicas, outra. As vagas abrangem os seguintes setores: Administr

O plano de 10 pontos de Zelensky para a paz na Ucrânia

Além da retirada das tropas russas, o presidente pede a devolução de 11 mil crianças

IL SISMÓGRAFO
com tradução de Luisa Rabolini para IHU Online

Os 10 pontos. Trechos do discurso em que Zelensky expõe seu plano de paz, em dez pontos, num apelo às grandes economias, que estiveram reunidas em fevereiro de 2023 na Indonésia. 

 Zelensky falou muitas vezes deste chamado 'decálogo para a paz na Europa', em Roma, em seus encontros com o presidente Mattarella, com a primeira-ministra Meloni e com o papa Francisco.

Decálogo para a paz


1 — Segurança nuclear

A Rússia deve retirar imediatamente seus militares do território da central nuclear de Zaporizhzhia. A usina deve ser imediatamente transferida para o controle da Agência Internacional de Energia Atômica e do pessoal ucraniano. A conexão da central à rede elétrica deve ser restabelecida imediatamente para que nada ameace a estabilidade dos reatores.

O mesmo vale para as ameaças insanas de armas nucleares feitas por oficiais russos. Não existe e não pode existir nenhuma justificativa para a chantagem nuclear.

2 — Segurança alimentar

Já lançamos a iniciativa “Grain From Ukraine”… A Ucrânia pode exportar 45 milhões de toneladas de alimentos este ano, e uma parte importante dessas commodities deve ser direcionada para aqueles que mais sofrem.

Cada país pode se unir a nós com uma contribuição específica e fazer sua parte na vitória contra a fome e a crise alimentar.

3 — Segurança energética

Cerca de 40% das nossas infraestruturas energéticas foram destruídas por ataques de mísseis russos e drones iranianos usados ​​pelas forças de ocupação.

Um dos objetivos dessa violência é impedir a exportação de nossa eletricidade para os países vizinhos, o que poderia ajudá-los muito a estabilizar a situação energética e reduzir os preços para os consumidores.

Agradeço a todos os nossos parceiros que já ajudaram a Ucrânia fornecendo sistemas antimísseis e de defesa aérea. Isso nos permite derrubar alguns dos mísseis russos e drones iranianos... Convido-os a aumentar sua ajuda.

Deveriam ser introduzidas restrições aos preços dos recursos energéticos russos. Se a Rússia tenta privar a Ucrânia, a Europa e todos os consumidores de energia em um mundo que contempla a previsibilidade e a estabilidade dos preços, a resposta deveria ser uma limitação forçada dos preços para as exportações russas.

4 — Prisioneiros e deportados

Milhares de nossos cidadãos, militares e civis, são prisioneiros dos russos. Eles são submetidos a brutais torturas.

Também conhecemos os nomes das 11.000 crianças deportadas à força para a Rússia. Elas foram separadas de seus pais conscientemente.

Acrescentem a isso centenas de milhares de adultos deportados… e prisioneiros políticos – cidadãos da Ucrânia detidos na Rússia e no território temporariamente ocupado, particularmente na Crimeia.

Precisamos libertar todas essas pessoas.

5 — Carta das Nações Unidas e a integridade territorial da Ucrânia

Devemos restaurar a validade do direito internacional — e isso sem chegar a compromissos com o agressor. A Carta das Nações Unidas não pode ser aplicada de modo parcial, seletivo ou conforme a própria vontade.

A Rússia deve restaurar a integridade territorial da Ucrânia no âmbito das resoluções pertinentes da Assembleia Geral da ONU e dos documentos internacionais vinculantes aplicáveis. Não se trata de negociar.

6 — Tropas russas e hostilidades

A Rússia deve retirar todas as suas tropas e formações armadas do território ucraniano. O controle da Ucrânia sobre todas as fronteiras com a Rússia deve ser restaurado. Isso comporta na cessação real e completa das hostilidades.

7 - Justiça

O mundo deveria aprovar a criação do Tribunal Especial para o crime de agressão da Rússia contra a Ucrânia e a criação de um mecanismo internacional para compensar todos os danos causados ​​por esta guerra. É necessário um ressarcimento de parte dos russos, pois é o agressor quem deve fazer todo o possível para restaurar a justiça que violou.

Já propusemos uma resolução da Assembleia Geral da ONU para ativar um mecanismo internacional de compensação pelos danos causados ​​pela guerra russa. Foi aprovado. Pedimos que a coloquem em prática.

Também estamos preparando a segunda resolução – sobre o Tribunal Especial. Pedimos para aderir e a apoiar.

8 — Proteção imediata do ambiente

Milhões de hectares de floresta foram queimados por bombardeios. Cerca de 200.000 hectares de nossas terras estão contaminados por minas e munições não detonadas.

Agradeço a todos os países que já estão nos ajudando na limpeza. É urgente aumentar o número de equipamentos e especialistas para essas operações.

Fundos e tecnologias também são necessários para a reabilitação de instalações de tratamento de água.

9 — Prevenção da escalada

A Ucrânia não é membro de nenhuma aliança. E a Rússia foi capaz de desencadear esta guerra justamente porque a Ucrânia permaneceu na zona cinzenta – entre o mundo euro-atlântico e o imperialismo russo.

Devemos organizar uma conferência internacional para consolidar os elementos-chave da arquitetura de segurança pós-bélica no espaço euro-atlântico, incluindo garantias para a Ucrânia. O principal resultado da conferência deveria ser a assinatura do Pacto de Segurança de Kiev. (O Pacto de Segurança de Kiev, de nove páginas, publicado em setembro, pede aos países ocidentais que forneçam "recursos políticos, financeiros, militares e diplomáticos" para fortalecer a capacidade de defesa de Kiev.)

10 — Confirmação do fim da guerra

Quando todas as medidas contra a guerra forem implementadas, quando a segurança e a justiça começarem a ser restauradas, um documento confirmando o fim da guerra deverá ser assinado pelas partes. Os Estados dispostos a tomar a iniciativa de uma decisão podem tornar-se partes dessa convenção.

Comentários