Enem do servidor federal vai oferecer em 2024 mais de 7 mil vagas

Imagem
A partir de 2024 haverá uma prova nacional unificando o processo de seleção de servidores federais, um Enem dos Concursos”, como o objetivo de facilitar o acesso da população às provas, inclusive em cidades do interior. A primeira prova será realizada no dia 24 de fevereiro.  A estimativa de vagas é de mais 7 mil no primeiro ano do concurso, Provas serão simultaneamente em 179 cidades das 5 regiões Cada ministério poderá decidir se vai aderir a esse modelo ou fazer os concursos por conta própria. O exame acontecerá ao mesmo tempo em 179 municípios, sendo 39 na Região Norte, 50 no Nordeste, 18 no Centro-Oeste, 49 no Sudeste e 23 no Sul. Haverá duas provas no mesmo dia. Uma com questões objetivas, comum a todos, e outra com perguntas específicas e dissertativas, divididas por blocos temáticos. Os candidatos para Trabalho e Previdência farão a mesma segunda prova, por exemplo; já os candidatos para Administração e Finanças Públicas, outra. As vagas abrangem os seguintes setores: Administr

Hospital das Clínicas cria técnica para corrigir próstata de idosos

por Cláudia Collucci, da Folha

Há um ano, o aposentado Claudio Luiz, 66, só urinava por meio de sonda. Sua próstata tinha aumentado de tamanho e comprimia a uretra.

"Não conseguia mais urinar espontaneamente, tinha dores horríveis. Fiquei com sonda por um ano. Só usava calças largas para disfarçá-la. Foi um pesadelo", diz.

Como 50% dos homens acima de 50, Luiz tinha hiperplasia prostática benigna: a próstata aumenta, o que traz dificuldade de urinar. Uma técnica inédita do Hospital das Clínicas de São Paulo o livrou do problema.
"Uma semana após a cirurgia eu estava sem sonda e correndo na praia", comemora Luiz, maratonista.

Chamado de embolização das artérias da próstata, o procedimento é feito com anestesia local e sem internação. De dez pacientes tratados até agora, nove voltaram a urinar espontaneamente nos dias seguintes à cirurgia.

O sucesso já aparece em estudos publicados pela equipe do HC em periódicos científicos internacionais.
A embolização é usada há mais de uma década para tratar miomas uterinos e outros tumores. Só agora é que se demonstrou que também pode funcionar na próstata.

É simples. Pela virilha é introduzido um cateter que chega à próstata. Por ele são injetadas microbolinhas que fecham parcialmente as artérias da glândula. Sem o sangue que serve de alimento, a próstata diminui e para de comprimir a uretra.

Em 2007, o médico Francisco Carnevale, chefe da radiologia intervencionista do HC, participou de estudos experimentais na Universidade de Harvard, usando a técnica em cães-que têm a próstata parecida com a do homem.

De volta ao Brasil e em conjunto com o serviço de urologia do HC, começou o estudo clínico com pacientes que tinham o grau máximo da doença (todos usando sondas para urinar) e estavam na fila por uma cirurgia. Hoje, cem pacientes esperam vaga no hospital para operar.

"Demonstramos a eficácia e a segurança do tratamento. Outra vantagem é que o homem preserva a função sexual", diz o médico.

Segundo o urologista do HC Alberto Antunes, o próximo passo será usar a embolização em quem tem grau moderado do problema (queixa urinária, mas sem retenção) e esteja usando remédios.

"Será animador se pudermos evitar que idosos usem mais um remédio, que pode ter efeitos colaterais como fraqueza, tontura e queda de pressão", explica o médico.

Hoje, pacientes que não respondem aos medicamentos fazem cirurgia endoscópica, que consiste em passar um aparelho na uretra para abrir uma espécie de túnel, que libera a passagem da urina, explica Miguel Srougi, professor titular da USP.

"É como se a gente abrisse um túnel em uma montanha. Depois de dois meses, o organismo produz um tecido que reveste esse túnel", afirma o médico.

A desvantagem da cirurgia convencional em relação à embolização é que a primeira envolve anestesia peridural, internação e tem mais sangramento. O aparelho também pode ferir o canal da uretra. A cicatrização pode estreitar o canal, sendo necessária nova cirurgia.

Comentários

  1. Queridos amigos boa noite meu irmão está com a próstata crescendo muito e está dependendo de sonda para urinar,estamos sempre correnso para os prontos socorros de Alcântara pois tem que colocar a sonda quando para de urinar.
    Por favor talvez tenha que operar e estamos com muita dificuldade de um hospital público e gostaria de saber sobre essa técnica dos saenhores e se poderiam nos ajudar pois agora ele esta com sonda e está sangrando muito.gostaria de um conselho dos senhores.
    Moramos no Rio de Janeiro meu tel é 33408909 cel 91914475, meu nome é Conceição.
    Muito obrigada aguardando a resposta anciosa dos senhores.

    ResponderExcluir
  2. Olá!!Meu nome é Uilian moro em Salvador Bahia tenho dificuldade de urinar já fiz alguns exames como; psa,urofluxometria entre outros,e já foi costatado um almento siguinficativo da prostata creio que precise operar,com esse novo sistema possa facilitar o tratamento. se alguem puder da uma dica desse novo tratamento vou agradeçer muito 71-3314-3138

    ResponderExcluir
  3. Meu irmão está com problema na próstata,já fez 9 biópsias ,não consegue segurar muito tempo a urina,tem o psa aumentado,o diagnostico conclusivo foi prostata com dimensoes aumentada c/ peso aproximadamente de 97 gramas ,exame feito em 1l/03/2011 .Atualmente fez outro mas o resultado ainda não saiu.Gostaria de saber se ele pode estar fazendo esse tratamento no hospital das clinicas e como é o procedimento sendo positivo, agradeço a atenção e por favor enviar me resposta para meu email dalvapepaluga@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Tenho um problema semelhante na próstata. Gostaría de fazer contacto para avaliação do meu problema e ver a possibilidade de tratar com esse procedimento não convencional.
    Carlos Alberto Miserochi
    c_miserochi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Meu pai está com hiperplasia prostática benigna e necessita urgentemente fazer este tipo de cirurgia, pois possui menos risco cirurgico. Meu pai está com 82 anos e é uma pessoa saudável há não ser este problema que atrapalha de ter uma vida saudável e ele está muito triste ,por favor nos ajude resolver este problema de meu pai e que ele volte a sorrir novamente e ser aquelapessoa algre que sempre foi.
    Queria saber qual é o custo desta cirurgia , como se faz para marcar urgenetemente, pois acirurgia convencional faz o paciente perder muito sangue e apra repor o sangue pode ser um risco para um homem de 82 anos.
    Me ajudem por favor.
    helenacobuci@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde: Gostaria de saber se esta tecnica esta disponivel no HC, pra todos que necessitam deste tipo de intervenção ou ja existe em clinicas particulares com proprio Dr Alberto Antunes e/ou outro profissional Técnico no assunto?
    Att,
    Obrigado se Obter resposta.
    Edison Martins.
    contato: edison_martins@hotmail.com
    Pindamonhangaba SP

    ResponderExcluir
  7. Boa Noite,

    Meu nome é Rafael A. Moraes, moro em Osasco - SP, meu avô Orlando A. Moraes que mora comigo tem 84 anos e vem sofrendo a mais de 1 ano com problemas na prostata, atualmente ele fica com a sonda 24hs por dia, sendo trocada em 21 e 21 dias, passamos por diversos médicos em Osasco, fizmos diversos exames e não temos uma definição médica ainda se irão opera-lo ou se continuará com a sonda durante todo esse tempo passado.

    Gostaria apenas de saber se para fazer um tratamento no H.C precisa de alguma guia médica, ou se podemos leva-lo diretamente para passar em uma consulta.

    Conto com a ajuda e se possivel uma resposta

    Grato

    Rafael A. Moraes
    e-mail: rmoraes2006@gmail.com; rafael.moraes@penske.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dr. Alberto Antunes com referencia ao novo estudo citado sobre HC,que é o meu problema, que tomo remedio.Gostaria de saber se já tem a solução? rubstemcb@hotmail.com.br----- grato Rubens.

      Excluir
    2. Dr Alberto Antunes
      Gostaria de marca uma consulta para tratamento de Hiperplasia Benigna da Proposta como devo proceder procuro o Tratamento com injeção de arreia existe aqui no Rio? Tenho todos os exames em meu poder como devo proceder.

      E-mail: marcoscavalcanti@oi.com.br

      Excluir
  8. Gostaria de saber se essa nova técnica para tratar a hiperplasia já está disponível em outras cidades, como Salvador, aqui na Bahia onde moro. Meu e-mail é: cerqueira.everton@bol.bol.com.br

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de saber sobre esse tratamento, pois meu pai esta com esse problema, meu e mail e mas.cab@ig.com.br

    ResponderExcluir
  10. Bom dia,

    Gostaria de saber se aqui em Niterói e/ou Rio de Janeiro, esta técnica já está disponível e qual(ais)profissional está habilitado para tal intervenção.
    Agradeço desde já a solidariedade para minha pergunta.

    Cordialmente,

    Ricardo Montagnoli
    ricardo.montagnoli@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  11. Resido em Natal (RN), gostaria apenas de saber se para fazer um tratamento no H.C precisa de alguma guia médica. Como faço para chegar no HC.

    Conto com a ajuda e se possivel uma resposta

    Grato
    fbcpn@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Resido em Guarapari, ES. Gostaria de saber o que é necessário para fazer esse procedimento no HCSP. O SUS cobre as despesas?
    Grato
    ahfaria@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Ola meu nome E josê moro em parnamirim.meu pai tem prostata crescida nao sei qual hospital faz a cirurgia aqui no rn mim ajudem

    ResponderExcluir
  14. Ola meu nome E josê moro em parnamirim.meu pai tem prostata crescida nao sei qual hospital faz a cirurgia aqui no rn mim ajudem

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de saber como marcar consulta com o Dr. Alberto Antunes, para fazer a embolização, haja visto que tomo a doxazosina por alguns anos e recentemente tive que usar sonda urinária devido ter parado de urinar,tenho todos os exames, foi sugerido por um outro urologista do HC que tenho que fazer raspagem de próstata,aguardo orientação e contato. Grato. E-mail: rgfcar@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Tenho 71 anos,tenho prostata aumentada a mai de 10 anos, ja fiz biopça graça a DEUS nao deu nada DE MALIGNO, TOMO MESIDOX 4MG TODOS OS DIAS, NUNCA USEI SONDA PRA URINAR, A MINHA PROSTATA ESTA TAo grande que esta atacando meu rim,esta muito dificil pra mim,pois tentei fazer particular; mas nem o preço cosigui saBER.COMO CONSIGUIREI FAZER PELO HC; POSSO ATE PAGAR UM VALOR AO MEU ALCANCE. POR FAVOR ME AJUDE, NAO SEI MAIS O QUE FAZER. joares dias de carvalho . sao jose dos campos . email jdc.juba@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. gostaria de saber aqui no rio de janeiro onde tem esse procedimento tanto particular como em algum hospital público
    manolo-morales53@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. bomdia meu nome e manoel gostaria de utilizar este metodo.tenho57 anos uso sonda e nao estou conseguindo realizar cirurgia aqui em salvador-bahia.por usar sonda nao estou conseguindo emprego nem trabalho.meu hotmail e :linoduarte1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Sobre essa nova técnica EMBOLIZAÇÃO DE PRÓSTATA , como faço para marcar uma consulta com Dr Alberto Antunes, ele atende particular e pelo sus, tem algum número telefone para eu entrar em contato? MEU PAI ESTÁ URINANDO PELA SONDA, ele tem algum77 anos?

    ResponderExcluir
  20. Sobre essa nova técnica EMBOLIZAÇÃO DE PRÓSTATA , como faço para marcar uma consulta com Dr Alberto Antunes, ele atende particular e pelo sus, tem algum número telefone para eu entrar em contato? MEU PAI ESTÁ URINANDO PELA SONDA, ele tem algum77 anos? Por favor, espero uma resposta! meflor79@gmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário