Enem do servidor federal vai oferecer em 2024 mais de 7 mil vagas

Imagem
A partir de 2024 haverá uma prova nacional unificando o processo de seleção de servidores federais, um Enem dos Concursos”, como o objetivo de facilitar o acesso da população às provas, inclusive em cidades do interior. A primeira prova será realizada no dia 24 de fevereiro.  A estimativa de vagas é de mais 7 mil no primeiro ano do concurso, Provas serão simultaneamente em 179 cidades das 5 regiões Cada ministério poderá decidir se vai aderir a esse modelo ou fazer os concursos por conta própria. O exame acontecerá ao mesmo tempo em 179 municípios, sendo 39 na Região Norte, 50 no Nordeste, 18 no Centro-Oeste, 49 no Sudeste e 23 no Sul. Haverá duas provas no mesmo dia. Uma com questões objetivas, comum a todos, e outra com perguntas específicas e dissertativas, divididas por blocos temáticos. Os candidatos para Trabalho e Previdência farão a mesma segunda prova, por exemplo; já os candidatos para Administração e Finanças Públicas, outra. As vagas abrangem os seguintes setores: Administr

‘Dinheiro é o sangue da Igreja Universal do Reino de Deus’

do IHU On-Line

Bispo Clodomir, da Igreja Universal

Criada em 1977, numa funerária, a Igreja Universal do Reino de Deus cresceu e se desenvolveu com rapidez. De lá para cá foi construindo grandes templos e comprando canais de comunicação importantes. Hoje, sua ligação com a Rede Record é o alvo dos debates. Sua gestão é excelente, de molde quase empresarial, salientou o sociólogo Ricardo Mariano, em entrevista, por telefone, à IHU On-Line. O professor fez uma análise do crescimento da igreja pentecostal, explicou alguns rituais e falou sobre o conflito jurídico que ela enfrenta. “Todo o culto visa estabelecer uma relação de barganha entre os homens de Deus, na qual a Igreja Universal é a intermediária dessa transação. A Igreja sempre está oferecendo bênçãos e graças divinas aos fiéis que, para recebê-las, têm que comprovar sua fé mediante o seu engajamento na obra de evangelização”, destacou.
Ricardo Mariano é graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, onde também realizou o mestrado e doutorado em Sociologia. Hoje, é professor na PUCRS. Entre suas obras citamos Neopentecostais: Sociologia do novo pentecostalismo no Brasil (São Paulo: Edições Loyola, 2005).

A entrevista.

IHU On-Line – Em sua opinião, como a Igreja Universal do Reino de Deus cresceu tanto nos últimos anos?

Ricardo Mariano – Por várias razões. A primeira delas é uma excelente gestão institucional, de molde quase empresarial. Outra razão é o emprego sistemático de oferta e prestação de serviços mágico-religiosos visando atrair as massas para a Igreja, através dos usos dos meios de comunicação. Para evangelizar, isso têm sido fundamental para o sucesso da Igreja Universal. Outra razão é que os pastores da Igreja Universal são pagos para trabalhar full time. Essa é uma vantagem competitiva da Igreja Universal em relação a outras denominações evangélicas, inclusive pentecostais, cujos pastores pastoreiam efetivamente a Igreja em alguns dias e horários específicos da semana durante ou cultos, ou seja, boa parte deles trabalha em profissões secundárias. Os da Universal não, eles são full time em relação às atividades do culto, de pregação, de evangelização, e também se envolvem na própria atividade de radio e tele-evangelismo, visitação a doentes e coisas do gênero. E o extremo pragmatismo também da liderança da Igreja Universal do Reino de Deus.

Todo o culto visa estabelecer uma relação de barganha entre os homens e Deus, na qual a Igreja Universal é a intermediária dessa transação. A Igreja sempre está oferecendo bênçãos e graças divinas aos fiéis que, para recebê-las, têm que comprovar sua fé mediante o seu engajamento na obra de evangelização. Isso geralmente se dá pela via do financiamento da evangelização nos meios de comunicação de massa, ou seja, o fiel da Igreja Universal só comprova efetivamente mediante a doação de dízimos e de ofertas, com amor, desprendimento e generosidade. Esse é um mecanismo fundamental para a Igreja Universal ser tão bem sucedida na arrecadação de recursos monetários que lhe permitem investir na aquisição de grandes terrenos, templos, de envio de missionários para o exterior, e também, sobretudo, a aquisição de novas emissoras de rádio e de TV pelo Brasil e outros países cuja legislação permite.


IHU On-Line – Quais são as peculiaridades a Igreja Universal do Reino de Deus que explicam esse crescimento?

Ricardo Mariano – Seria a junção de tudo que eu mencionei: a organização de tipo empresarial, o extremo pragmatismo, a oferta sistemática de serviços mágico-religiosos para a atração das massas, o uso intenso e extenso dos meios de comunicação para evangelizar a sua capacidade de atestar aquilo que os pastores pregam, por meio de uma verdadeira máquina de produção de testemunhos, que Deus retribui com bênçãos o pagamento de dízimos e a doação de ofertas generosas para a Igreja. Por exemplo, os cultos de libertação e de exorcismo espetaculares e dramáticos levados a cabo semanalmente pela Igreja Universal em todos os seus templos pelo planeta funcionam como atestado da existência dos poderes divino e demoníaco, que estão numa verdadeira guerra cósmica, Deus tentando salvar a humanidade e o diabo tentando levar para o caminho da perdição e causar todos os malefícios possíveis e imagináveis.

Então, o ritual de exorcismo no qual os pastores e bispos convocam os encostos e os demônios que estão se manifestando naquelas pessoas em transe demoníacos e perguntam a eles durante os cultos com que males aqueles demônios estão infligindo as suas vítimas. Então, eles humilham os “demônios”, arrastando os fieis pelos cabelos diante do púlpito, os faz ajoelhar.  Depois, convocam o próprio Cristo para libertar o fiel e demonstrar, portanto, seu poder superior sobre os demônios. São vários mecanismos de demonstração daquilo que é pregado pela Igreja Universal do Reino de Deus que procura, assim como as demais religiões pentecostais, resgatar o cristianismo primitivo, baseado na ideia de que aquilo que está na Bíblia referente ao Ministério de Reino de Cristo continua ocorrendo nos dias de hoje. É isso que eles procuram fazer. E essas são algumas das principais razões pelas quais a Igreja Universal cresce tanto. Tudo o que ela faz, faz com grande eficácia. Ela arrecada mais do que os outros, investe em empresas de rádio, TV, gravadoras e editoras que gravitam em torno da Igreja e cuja finalidade também é o crescimento da Igreja.

IHU On-Line – O que significa a Fogueira de Israel?

Ricardo Mariano – É uma campanha que a Igreja Universal faz sistematicamente, onde queima os pedidos de benção dos fieis. Então, eles levam esses pedidos para Israel e os queimam e oferecem as ofertas a Deus. Com isso, pleiteiam para os fieis as bênçãos que eles pediram. Ou seja, a Igreja funciona como uma intermediária. A partir dessa campanha que a igreja encampa, é como se Deus ficasse incumbido de obedecer a essas demandas desde que os fieis tenham sido zelosos cumpridores de parte da sua relação contratual com Deus. Deus é obrigado a conceder às bênçãos e os fieis são obrigados a fazer a sua parte, ou seja, obedecer a Deus, pagar dízimos e doar ofertas com amor, generosidade e desprendimento.

IHU On-Line – O que é a sessão do descarrego e porque o dinheiro faz parte da liturgia?

Ricardo Mariano – O dinheiro é o sangue da Igreja, segundo Edir Macedo. Ou seja, sem dinheiro nada é possível de ser feito, não se pode evangelizar, comprar templos, pagar os salários dos pastores. A questão é que os mecanismos, estratégias e práticas de arrecadação da Igreja Universal são muito polêmicos, inclusive nos próprios meios evangélicos. Além disso, todo culto da Igreja Universal parece ter como principal finalidade a arrecadação. Todo culto tem uma estrutura única, o pastor geralmente prega fazendo referência a um personagem bíblico que estabeleceu uma relação de troca com Deus. O descarrego é o famoso ritual de libertação. São exorcismos coletivos realizados no culto geralmente de sexta-feira em que se faz a libertação de demônios. Essa é uma das principais obras da Igreja e dos cristãos, segundo Edir Macedo. Os fieis, por sua vez, entram nessa relação de troca com Deus, intermediada pela Igreja, visando bênçãos ou retribuição divina. Essa é a lógica desses cultos e da pregação da Igreja.

IHU On-Line – Como o senhor vê esse debate que se criou em torno da relação da Universal com a Record e outras grandes empresas brasileiras?

Ricardo Mariano – Isso não vem de agora. A Igreja Universal já protagonizou vários escândalos. Nos anos 1980, esteve nas manchetes dos jornais por conta da sua discriminação aos cultos afro-brasileiros, o que perdurou nas décadas seguintes. No finalzinho de 1989, quando começa a negociar a compra da Rede Record, emerge o escândalo relativo a essa compra. A questão era: como uma igreja nascida em 1977, numa funerária, de repente, havia juntado 45 milhões de dólares para comprar uma tradicional rede de TV no país. Já naquele momento começa a criar uma forte tensão entre emissoras de TV seculares e a Record, que estava sendo comprada pela Igreja Universal. Além da disputa de mercado e de audiência, um dos motivos básicos desse conflito é o fato de que as demais emissoras de TV, para realizar seus investimentos e suas expansões, precisaram recorrer aos bancos pagando juros altos.

Enquanto isso, as igrejas que investem na mídia eletrônica, seja comprando emissoras de rádio ou TV, o fazem com recursos arrecadados dos fieis. O problema é que esses recursos só podem ser canalizados, do ponto de vista legal, para atividades religiosas ou assistenciais, por isso as igrejas têm imunidade tributária. Ou seja, o investimento desses recursos em empresas lucrativas é terminantemente proibida pela legislação brasileira. Então, já nos anos 1990, a Igreja Universal recebeu uma multa multimilionária da Receita Federal, de mais de 90 milhões de reais, e isso está se repetindo agora. O Ministério Público de São Paulo levou adiante uma nova denúncia a respeito desse fato. Está chamando, inclusive, nove integrantes da cúpula da Igreja Universal de quadrilha criminosa, mas o que está lastrando a denúncia é a alegação de que essas empresas com fins lucrativos estão sendo compradas por desvio de recursos de dízimos e ofertas da Igreja. O problema é que isso se torna uma concorrência injusta. Eis o grande drama. A Globo, no caso, não está só reclamando disso, também tem feito entrada na própria disputa religiosa ao favorecer claramente a Igreja Católica, isso ficou visível na visita do Papa Bento XVI em maio de 2006. A cobertura que a Globo fez só reforçava o catolicismo o tempo todo. Em nenhum momento houve uma perspectiva jornalística.

IHU On-Line – Como o senhor acha que a Igreja e as empresas saíram desse processo que corre na justiça, em relação a forma com que os dízimos possam estar sendo utilizados?

Ricardo Mariano – Acho que é imprevisível o que pode acontecer. Faz dez anos que a Receita Federal multou a Igreja Universal, e isso está parado na Justiça desde então. A Igreja Universal dispõe de bons advogados, paga-os a preço de ouro, dispõe de poder político, é aliada do governo Lula também. Ela tem poder religioso, tem poder midiático, tem poder político-partidário. Tudo isso não se pode deixar de lado quando se pensa no que vai ocorrer com a Igreja.

> Negócios de Edir Macedo na mira da Justiça.

Comentários

  1. Engraçado, não sei se fui só eu que percebi, mas ele responde as perguntas com respostas óbvias e me parece, com certa ironia.O interessante foi o reconhecimento de que alguns atos da igreja foram até ilegais,mas claro, visando sempre unir deus e os cristãos.Muito interessante e esclarecedor,odeio essa igreja ainda mais.

    ResponderExcluir
  2. Esse senhor devia respeitar e não usasr o nome de N.S. JESUS CRISTO para arrecadar dinheiro para seu patrimonio e a TV recorde que prega a violencia e sexo desenfreado em suas novelas e programs para aumentar sua audiencia sem importar com nada. ACENDE UMA VELA PARA DEUS E OUTRA PARA O DIABO.

    ResponderExcluir
  3. Vou dizer uma coisa a vcs o DEUS que muitas igrejas adoram na verdade e somente o dinheiro nada alem disso...!!!! Pq Igreja nem uma paga imposto e verdade ou não???? Como JESUS mesmo disse vende tudo e de aos podres e me siga...!!!! Igreja no brasil virou um comercio em cada exquina tem uma e uma querendo dar o golpe na outra..!!! Isso e pregar a palavra de DEUS??? Que DEUS abençoe e ilu8mine o caminho de todas as pessoas...!!!!
    Meu muito obrigado...!!!

    ResponderExcluir
  4. A IGREJA UNIVERSAL TEM SUAS QUALIDADES MAIS ESTA DEIXANDO O MAMON SER SEU SOCIO CUIDADO MACEDO

    ResponderExcluir
  5. BISPO MACEDO GOSTARIA DESABER SE O SR E MAÇON CONHECE O BAFOMED E O GRAU 33° NZ MAÇONARIA POR QUE NAO PARA DEPREGAR ESSA TEOLOGIA DAPROSPERIDADE E PREGA IGUAL PEDRO ARREPENDEIVOS E SEDE BATIZADOS SALOMAO QUE GOSTARIA DE TE CONHECER E PEDIR UMA PLANTA DO SEU TEMPLO EMPRESTADA

    ResponderExcluir
  6. naõ sei de nada eles devem ta cheio de dinheiro ate as tripas dando ate pra vaca comer naõ tem nem bousso pra enfiar a salvaçaõ e pra quem tem dinheiro os pobrem que se ferrem que se dane e va pro enferno pelo menos la e quente deve ser assim que eles pensam se loko agora existe um jeito santo e sagrado de roubar dinheiro pura fraude a unica coisa que esse bispo ai tem de bom e rede record que naõ tem culpa desse homem ser um sem vergonha usar a fe dos outros pra ganhar dinheiro deus gosta de dinheiro que nos morra de fome deus tem muitra divida que o ajudem esse homem desse jeito naõ vai ter nem juizo final pra desse jeito ele ele vai direto pra onde vcs sabem com os capetas

    ResponderExcluir
  7. estou fazendo um trabalho e queria saber o que a igreja universal do reino de deus prega ou inventam sou evangelha naõ se enganem isso naõ e deus coitada das pessoas que acreditam nele deus que o castigue naõ trabalhamos pra pagar uma pessoa que fala mentiras e igualpagar uma pessoa que conta historia folcloricas invençaõ algimas coisas que ele dis pode ser verdade sobre o perdaõ mas a duvida e deus perdoa essas pessoas

    ResponderExcluir
  8. vixe se existisse premio pra enganaçaõ esse homem iria ganhar o oscar se gente mal carater morrese ele tava morto entaõ chuta que e macumba

    ResponderExcluir
  9. gente naõ se engane nem todas igrejas envegelhas saõ assim se deus voltar esse homem naõ vai pro inferno nem o diabo aguenta ele la ele compra uma passagem pra marte ja que ta cheio do dimdim olha amar o seu proximo mais esse dai impossivel nem o cupido nem os anjo pra amar essa coisa deus o tem misericordia pq eu naõ tenho nem aqui nem na china

    ResponderExcluir
  10. afff ladraõ ladraõ ladraõ ladraõ ladraõ bispo sei ladraõ isso sim a blibia tambem ensina como enganar as pessoas esse homem ai e doido mesmo que dignidade em ladraõ sem mil vezes eu digo esse homem e um ladrõ rouba das pessoas dinheiro agora o nome de quem rouba e bispo

    ResponderExcluir

Postar um comentário