A IA está prestes a alterar radicalmente as estruturas de comando militar que não mudaram muito desde o exército de Napoleão

Apesar de dois séculos de evolução, a estrutura de um estado-maior militar moderno seria reconhecível por Napoleão. Ao mesmo tempo, as organizações militares têm lutado para incorporar novas tecnologias à medida que se adaptam a novos domínios — ar, espaço e informação — na guerra moderna. Benjamin Jensen professor de Estudos Estratégicos na Escola de Combate Avançado da Universidade do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos The Conversation plataforma de informação produzida por acadêmicos e jornalistas O tamanho dos quartéis-generais militares aumentou para acomodar os fluxos de informação e os pontos de decisão expandidos dessas novas facetas da guerra. O resultado é a diminuição dos retornos marginais e um pesadelo de coordenação — muitos cozinheiros na cozinha — que corre o risco de comprometer o comando da missão. Agentes de IA — softwares autônomos e orientados a objetivos, alimentados por grandes modelos de linguagem — podem automatizar tarefas rotineiras da equipe, redu...

Revolução Facebook para os celulares: surge o 'social phone'

por Ernesto Assante, do La Repubblica

facebook Facebook em todo o lugar é a palavra de ordem, portanto: mas a resposta aos pedidos dos fãs mais aguerridos chega da Hutchinson Whampoa, empresa proprietária da companhia telefônica 3, que anuncia o primeiro "Facebook phone" para simplificar a conexão com o Facebook: é o INQ1. Para concorrer, a Wind aposta na força de atração do Blackberry, enquanto a Vodafone e a Tim jogam as cartas nos descontos de tarifas.

Frank Meehan, administrador delegado da INQ, a sociedade da Hutchison Whampoa que irá produzir o celular, fala de "social phone", justamente porque o celular é pensado para um usuário que quer se conectar com facilidade ao Facebook, às mensagens instantâneas, ao e-mail ou a outras redes sociais. Por outra parte, a conexão com o Facebook pelos aparelhos móveis está em crescimento, segundo Mark Zuckerberg, o criador do Facebook: "Mais de 30 milhões de usuários do Facebook acessam o sítio por meio de aparelhos móveis. Esse número se duplicou nos últimos seis meses, e esperamos que continue crescendo ao mesmo tempo em que as pessoas se familiarizem com os celulares como o INQ1".

O novo celular da 3 foi apresentado no World Mobile Congress de Barcelona há alguns meses e foi premiado como o produto do ano. O INQ1 permite acessar o Facebook com um único clique e garante um elevado grau de interatividade em tempo real: podem se visualizar as atualizações dos próprios contatos diretamente na tela do celular, pode se consultar o status e ver as fotos dos perfis dos próprios "amigos" também a partir da agenda telefônica. A novidade está também no preço: o INQ1 chega ao mercado no dia 27 de abril ao custo de 99 euros, tornando o acesso às redes sociais em mobilidade acessível sobretudo ao público mais jovem.

Mas os jovens demonstram gostar também do Blackberry. Por isso, o Blackberry 8009– na versão lançada pela Wind – contém uma isca precisa: "linka" justamente o Facebook com uma certa simplicidade. A sociedade telefônica acrescenta uma segunda isca: uma tarifa "young" que permite navegações ilimitadas na web por 12 euros ao mês (oferta válida tanto para os pré como para os pós-pagos). A Wind tem também a oferta"Campus", que permite que os universitários troquem 1.000 SMS e conversem por 1.000 minutos por mês (em troca de cinco euros mensais). Certamente, deve-se avaliar se os custos de uso tão reduzidos compensam o esforço para comprar o sofisticado Blackberry.

O Facebook tem uma enorme capacidade de atração, e isso fica demonstrado pelo acordo que a Vodafone fez com a sociedade do "social network". Os clientes Vodafone, se inscritos no Facebook, podem navegar na web ao custo de uma tarifa muito barata: dois euros por semana. Nessas horas, a Tim finalmente se mexe com a oferta "Maxi Internet": os 10 euros por mês dão direito a 50 mega por dia de tráfego (para os cartões pré-pagos) e a um giga de tráfego para quem tem conta mensal.

> Redes sociais e celulares são futuro da web, diz "pai" da WWW. (abril de 2009)

Comentários