A IA está prestes a alterar radicalmente as estruturas de comando militar que não mudaram muito desde o exército de Napoleão

Apesar de dois séculos de evolução, a estrutura de um estado-maior militar moderno seria reconhecível por Napoleão. Ao mesmo tempo, as organizações militares têm lutado para incorporar novas tecnologias à medida que se adaptam a novos domínios — ar, espaço e informação — na guerra moderna. Benjamin Jensen professor de Estudos Estratégicos na Escola de Combate Avançado da Universidade do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos The Conversation plataforma de informação produzida por acadêmicos e jornalistas O tamanho dos quartéis-generais militares aumentou para acomodar os fluxos de informação e os pontos de decisão expandidos dessas novas facetas da guerra. O resultado é a diminuição dos retornos marginais e um pesadelo de coordenação — muitos cozinheiros na cozinha — que corre o risco de comprometer o comando da missão. Agentes de IA — softwares autônomos e orientados a objetivos, alimentados por grandes modelos de linguagem — podem automatizar tarefas rotineiras da equipe, redu...

Total de blogueiros presos triplicou em 2007

Pesquisadores revelam que, só no ano passado, ocorreram 36 prisões, mais que o triplo dos 10 blogueiros presos em 2006. Em 2007, o número de blogueiros que foram presos globalmente mais do que triplicou em comparação com 2006, revelaram pesquisadores da Universidade de Washington na terça-feira (10/06).

O ano de 2006 totalizou 10 prisões, muito pouco em relação aos 36 blogueiros que foram presos em 2007.

prisao Desde 2003, 64 cidadãos sem vínculo a veículos da imprensa foram presos graças a posts ‘impróprios’, que abordam principalmente questões políticas, segundo os pesquisadores. Mais da metade das prisões realizadas envolve blogueiros do Egito, Irã e China.

Nos últimos cinco anos, estes blogueiros já cumpriram 940 meses de pena na cadeia. O tempo médio de prisão por pessoa é de 15 meses.

Já quanto à razão das punições, há grandes diferenças. Nove dos 14 casos de prisão de blogueiros no Egito ocorreram em 2007, justamente um ano de eleição no país. Enquanto isso, em 2005, Mojtaba Saminejad foi preso por escrever sobre a prisão de outros blogueiros.

De um modo geral, os blogueiros expõem abusos de direitos humanos ou expõem casos de corrupção. Seus posts contêm materiais como fotos de protestos sociais e arte política, entre outros.

Os pesquisadores alertam que é provável que estes números estejam abaixo da realidade, já que países como o Zimbábue, Irã e China não são relatados na mídia internacional.

Do IDG Now!

> Cuba impede blogueira de receber prêmio em Madrid. (maio de 2008)

Comentários