Enem do servidor federal vai oferecer em 2024 mais de 7 mil vagas

Imagem
A partir de 2024 haverá uma prova nacional unificando o processo de seleção de servidores federais, um Enem dos Concursos”, como o objetivo de facilitar o acesso da população às provas, inclusive em cidades do interior. A primeira prova será realizada no dia 24 de fevereiro.  A estimativa de vagas é de mais 7 mil no primeiro ano do concurso, Provas serão simultaneamente em 179 cidades das 5 regiões Cada ministério poderá decidir se vai aderir a esse modelo ou fazer os concursos por conta própria. O exame acontecerá ao mesmo tempo em 179 municípios, sendo 39 na Região Norte, 50 no Nordeste, 18 no Centro-Oeste, 49 no Sudeste e 23 no Sul. Haverá duas provas no mesmo dia. Uma com questões objetivas, comum a todos, e outra com perguntas específicas e dissertativas, divididas por blocos temáticos. Os candidatos para Trabalho e Previdência farão a mesma segunda prova, por exemplo; já os candidatos para Administração e Finanças Públicas, outra. As vagas abrangem os seguintes setores: Administr

Espanha libera arquivo de fotos da Guerra Civi (BBC Brasil)

Por Anelise Infante, de Madri - O governo da Espanha resolveu tornar público um precioso arquivo de fotos para tentar elucidar detalhes de um dos episódios mais traumáticos da história do país: a Guerra Civil Espanhola (1936-1939).

Durante décadas, esse material, chamado de 'Arquivo Vermelho', confiscado pelos franquistas - que venceram a guerra, iniciada com um levante militar contra o governo republicano - permaneceu guardado.

São 3.051 fotos, a maioria tiradas em 1936, nos bombardeios sobre Madri. Muitas são de autoria desconhecida e as informações sobre elas se perderam com o tempo.

espanha_arquivovermelhoClique aqui para ver as fotos

O Ministério de Cultura resgatou o material, que publica no site do governo, não só para mostrar um acervo inédito, mas também para procurar esclarecer detalhes.

Ao lado de cada imagem (divididas em 29 categorias) aparece a opção “proporcionar informação”, que pode ser postada diretamente no site.

O objetivo é que os sobreviventes da guerra ou descendentes de testemunhas ajudem a reescrever a história com dados que desapareceram dos arquivos públicos.

As fotos foram feitas a pedido da Junta Delegada da Defesa de Madri. Faziam parte do material de propaganda do então governo republicano, e mostra ataques das tropas do general Francisco Franco e a resistência das milícias populares, formadas por socialistas, comunistas e anarquistas.

Com a vitória franquista e a conquista de Madri, o arquivo foi confiscado e ficou guardado até 1975, ano em que o ditador morreu.

O atual governo socialista do primeiro-ministro José Luis Rodriguez Zapatero se comprometeu a resgatar as recordações dos vencidos (o avô dele foi fuzilado na guerra lutando pelo lado republicano) através da lei da memória histórica.

O arquivo pode ser consultado através do site do Ministério da Cultura da Espanha.

> BBC Brasil.

Comentários