Enem do servidor federal vai oferecer em 2024 mais de 7 mil vagas

Imagem
A partir de 2024 haverá uma prova nacional unificando o processo de seleção de servidores federais, um Enem dos Concursos”, como o objetivo de facilitar o acesso da população às provas, inclusive em cidades do interior. A primeira prova será realizada no dia 24 de fevereiro.  A estimativa de vagas é de mais 7 mil no primeiro ano do concurso, Provas serão simultaneamente em 179 cidades das 5 regiões Cada ministério poderá decidir se vai aderir a esse modelo ou fazer os concursos por conta própria. O exame acontecerá ao mesmo tempo em 179 municípios, sendo 39 na Região Norte, 50 no Nordeste, 18 no Centro-Oeste, 49 no Sudeste e 23 no Sul. Haverá duas provas no mesmo dia. Uma com questões objetivas, comum a todos, e outra com perguntas específicas e dissertativas, divididas por blocos temáticos. Os candidatos para Trabalho e Previdência farão a mesma segunda prova, por exemplo; já os candidatos para Administração e Finanças Públicas, outra. As vagas abrangem os seguintes setores: Administr

Conselho aprova atendimento psicológico pela internet

O Conselho Federal de Psicologia aprovou resolução em 2005 que regulamenta o atendimento psicológico mediado pelo computador. Assim, é possível contar com ajuda psicológica por e-mail, mensageiro instantâneo e bate-papo. Existem serviços gratuitos, embora a grande maioria seja paga. Veja os sites cadastrados pelo Conselho.

A clínica da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) possui o atendimento on-line gratuito para usuários. A coordenadora do Núcleo de Pesquisas da Psicologia em Informática, Rosa Farah, destaca que a modalidade aprovada é de orientação psicológica e não pode ser comparada a uma terapia presencial. "O objetivo é orientar e aconselhar a procurar ajuda de um profissional, se for o caso. Algumas pessoas só precisam de um acolhimento para seus problemas e não necessitam de um trabalho mais próximo".

O e-mail do núcleo recebe desde 98 questões sobre as mais diversas angústias humanas: filhos que vão mal na escola, problemas de relacionamento e depressão.
"A partir de 2006, as queixas de uso abusivo de Internet e informática passaram a ser grandes. Assim, foi criado um grupo de trabalho paralelo apenas para atender pessoas com este vício".

Ela conta que existia um espaço na clínica para tratar viciados em Internet, mas que as pessoas resistiam a ir ao tratamento. Já pela Internet existe maior aceitação para dar o primeiro passo. Além disso, a psicóloga lembra que pessoas que moram em lugares remotos ou fora do país encontram neste canal a possibilidade de buscar ajuda.


Outro trabalho oferecido pelo Núcleo foi o de orientação profissional via Internet. Por cerca de 3 anos foram atendidos mais de 2.000 jovens de todo o país. A pedido de uma instituição financeira, eles ofereceram orientação de dois meses para cada grupo de adolescentes. "Eles não teriam acesso a este tipo de trabalho, seja pela condição socioeconômica quanto pelo lugar geográfico".

por Lilian Ferreira, do Uol.

Comentários

  1. O trabalho ainda está em desenvolvimento no Brasil, porém temos resultados interessantes e promissores.
    https://www.psicologiaaplicada.com.br e https://www.insca.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário