Enem do servidor federal vai oferecer em 2024 mais de 7 mil vagas

Imagem
A partir de 2024 haverá uma prova nacional unificando o processo de seleção de servidores federais, um Enem dos Concursos”, como o objetivo de facilitar o acesso da população às provas, inclusive em cidades do interior. A primeira prova será realizada no dia 24 de fevereiro.  A estimativa de vagas é de mais 7 mil no primeiro ano do concurso, Provas serão simultaneamente em 179 cidades das 5 regiões Cada ministério poderá decidir se vai aderir a esse modelo ou fazer os concursos por conta própria. O exame acontecerá ao mesmo tempo em 179 municípios, sendo 39 na Região Norte, 50 no Nordeste, 18 no Centro-Oeste, 49 no Sudeste e 23 no Sul. Haverá duas provas no mesmo dia. Uma com questões objetivas, comum a todos, e outra com perguntas específicas e dissertativas, divididas por blocos temáticos. Os candidatos para Trabalho e Previdência farão a mesma segunda prova, por exemplo; já os candidatos para Administração e Finanças Públicas, outra. As vagas abrangem os seguintes setores: Administr

Prisão de casal fez jornalista lembrar que foi suspeito da morte de filho de 1 mês (Folha)

por Luisa Alcantara e Silva

As imagens da prisão de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá fizeram com que o escritor e jornalista Guilherme Fiuza, autor de "Meu Nome Não É Johnny", lembrasse do passado -mais precisamente de 18 anos atrás. Seu primeiro filho, Pedro, então com um mês, caiu do 8º andar de um prédio em Botafogo (RJ). Na época, Fiuza e a mulher foram apontados como suspeitos. O caso foi arquivado por falta de provas. Ele lembrou do caso em seu blog e falou à Folha:


FOLHA - Você se identificou com o Alexandre e a Anna quando eles foram considerados suspeitos?

GUILHERME FIUZA - Me identifiquei porque o que aconteceu foi que em meia hora eu estava preso, em casa, com policiais militares barrando a minha saída, e o advogado chegou e me disse que tinha uma série de depoimentos de vizinhos, síndico etc. dando conta de uma coisa completamente fantasiosa.

FOLHA - Como aconteceu?

FIUZA - Ele [Pedro] caiu da janela às 8h e morreu imediatamente. Estava no colo da minha ex-mulher, mãe dele, na varanda, ela tropeçou e ele caiu. Foi uma ocorrência infeliz e nós, enfim, tínhamos uma vida muito bacana, era o nosso primeiro filho... E, não mais do que em duas horas, havia uma versão de que nós brigávamos terrivelmente, de que tinha havido na noite anterior ruídos de porta batendo, gritaria... Coisa que surgiu da mente de vizinhos delirantes. O fato é que existiu uma versão que nos colocava como suspeitos. Você está no nível mais baixo a que alguém pode chegar. E nós estávamos na posição mais hostil possível, que era a de suspeitos.

FOLHA - Você viu seus ex-vizinhos depois?

FIUZA - Não. Me mandei de lá. Quando um filho seu morre, dessa maneira, tem um monte de coisas que você não faz. Você fica um tempo decidindo se vai viver ou se não vai.

FOLHA - O que mais o chocou no caso da Isabella?

FIUZA - Quando eu vi a mãe dela chegando na delegacia e quase sendo derrubada por jornalistas, que são meus colegas. Acho que as pessoas enlouqueceram ao tratar uma mãe que perde uma filha dessa maneira. Falo da combinação perigosa de vizinhos fofoqueiros, delegados precipitados e a imprensa ávida por notícia. Falta respeito. É possível que o Alexandre seja culpado. Agora, a gente não sabe. Pode ser que não seja.

FOLHA - Como a polícia deve agir?

FIUZA - Tem que haver o inquérito, mas, nessa situação, tem que ter um pouco de humanidade para ver que aquelas pessoas são inocentes até que prove o contrário. Você tem que procurar poupar essas pessoas, porque pode estar causando um dano irreversível a elas.

FOLHA - Por que falar sobre isso 18 anos depois?

FIUZA - Me sinto dirigindo o dedo a essas pessoas [delegado, vizinhos e imprensa], porque elas sabem o que fizeram.

FOLHA - Está apontando também para o delegado, os vizinhos e a imprensa no caso da Isabella?

FIUZA - Exatamente. Se você não tem respeito pela dor humana, você não tem nada.

FOLHA - Se você encontrasse os pais de Isabella, diria alguma coisa?

FIUZA - Acho que a única coisa que você pode nessas horas é "Eu também passei por isso".

> Dossie do caso Isabella.

Comentários

Postar um comentário