A IA está prestes a alterar radicalmente as estruturas de comando militar que não mudaram muito desde o exército de Napoleão

Apesar de dois séculos de evolução, a estrutura de um estado-maior militar moderno seria reconhecível por Napoleão. Ao mesmo tempo, as organizações militares têm lutado para incorporar novas tecnologias à medida que se adaptam a novos domínios — ar, espaço e informação — na guerra moderna. Benjamin Jensen professor de Estudos Estratégicos na Escola de Combate Avançado da Universidade do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos The Conversation plataforma de informação produzida por acadêmicos e jornalistas O tamanho dos quartéis-generais militares aumentou para acomodar os fluxos de informação e os pontos de decisão expandidos dessas novas facetas da guerra. O resultado é a diminuição dos retornos marginais e um pesadelo de coordenação — muitos cozinheiros na cozinha — que corre o risco de comprometer o comando da missão. Agentes de IA — softwares autônomos e orientados a objetivos, alimentados por grandes modelos de linguagem — podem automatizar tarefas rotineiras da equipe, redu...

Bento 16. ‘Mea culpa pelos padres pedófilos’

Fonte: site Instituto Humanitas Unisinos, de 6 de janeiro de 2008


Combater o câncer da pedofilia no clero católico também por meio de uma oração ‘ ‘mundial’ concebida expressamente para exprimir em alta voz um planetário mea culpa pelo maior escândalo explodido nos últimos anos na Igreja católica. Mas que, ao mesmo tempo, implore ‘a misericódia de Deus pelas vítimas dos padres pedófilos e a santificação do clero’. A notícia é dos jornais Repubblica e Corriere della Sera, 6-01-2008.

O pedido é do papa Ratzinger que, além de solicitar medidas jurídicas justas e rápidas, decidiu iniciar uma mobilização espiritual de caráter internacional contra os escândalos sexuais entre o clero convocando para isso “conferências episcopais, dioceses, paróquias, capelas, mosteiros, conventos, seminários e comunidades”. O anúncio foi feito ontem, numa entrevista do cardeal Cláudio Hummes ao jornal L’ Osservatore Romano.

O prefeito da Congregação para o Clero afirma que é uma “prioridade abrir ‘cenáculos eucarísticos’ suscitando um grande movimento espiritual de oração por todos os sacerdotes e pela sua santificação”.

Comentários