Enem do servidor federal vai oferecer em 2024 mais de 7 mil vagas

Imagem
A partir de 2024 haverá uma prova nacional unificando o processo de seleção de servidores federais, um Enem dos Concursos”, como o objetivo de facilitar o acesso da população às provas, inclusive em cidades do interior. A primeira prova será realizada no dia 24 de fevereiro.  A estimativa de vagas é de mais 7 mil no primeiro ano do concurso, Provas serão simultaneamente em 179 cidades das 5 regiões Cada ministério poderá decidir se vai aderir a esse modelo ou fazer os concursos por conta própria. O exame acontecerá ao mesmo tempo em 179 municípios, sendo 39 na Região Norte, 50 no Nordeste, 18 no Centro-Oeste, 49 no Sudeste e 23 no Sul. Haverá duas provas no mesmo dia. Uma com questões objetivas, comum a todos, e outra com perguntas específicas e dissertativas, divididas por blocos temáticos. Os candidatos para Trabalho e Previdência farão a mesma segunda prova, por exemplo; já os candidatos para Administração e Finanças Públicas, outra. As vagas abrangem os seguintes setores: Administr

Postura de dona da verdade facilita pedofilia na igreja

A onda de escândalos de pedofilia na Igreja está ligada ao fato de que a “instituição pensa que é dona da verdade, se encontra em uma situação de onipotência e esconde assim os fatos”. A opinião é de Christine Pedotti – historiadora e teóloga, co-fundadora da Conferência Católica dos batizados da França, um movimento que critica a extrema centralização e falta de democracia na Igreja Católica – em entrevista ao jornal Libération, 25-03-2010.

 Eis a entrevista.

Como você explica essa onda de escândalos na Igreja Católica?

Acho que estamos assistindo a uma liberdade de expressão, as pessoas se atrevem a falar. Não acredito em uma conspiração para complicar Bento XVI como sugerem alguns sites ultras católicos. É mais fácil dizer que a culpa é da mídia, do que reconhecer que é preciso compreender o que está por detrás desses acontecimentos.

O que é preciso compreender sobre esses acontecimentos?

Eu não estou de toda segura que exista uma correlação entre o celibato dos padres, frustração sexual e pedofilia. Eu acredito, entretanto, que há uma correlação entre a pedofilia e uma instituição que pensa que é dona da verdade e se encontra em uma situação de onipotência e esconde assim fatos que são individualmente horríveis, mas que se tornaram ordinários. Os escândalos de pedofilia não têm nada a ver com o celibato dos padres, mas com a incapacidade da instituição em reconhecê-los. É preciso se perguntar sobre a forma como a instituição coloca homens em situação de autoridade sobre as almas, e cuja autoridade sobre as almas podem ser pervertidas pelo poder sobre o corpo.

Você não acha que alguns católicos sofrem de imaturidade sexual e se “refugiam” no sacerdócio?

Não existem estatísticas e tampouco análises sobre se de fato existe uma especificidade da pedofilia no caso dos padres. Nós não podemos dizer que há certa percentagem de pedófilos na população em geral proporcional a um percentual com os sacerdotes, ou se é um fenômeno específico do sacerdócio. Lembro-me do livro Le nouveau visage des prêtres [A nova cara dos padres – tradução livre]. O autor é um padre americano que foi vigário geral, secretário de um bispo e diretor de seminário. Este livro foi escrito no contexto dos casos de pedofilia divulgados nos EUA no início de 2000. Ele sugere que os casos de pedofilia no clero têm uma especificidade que levanta questionamentos. A verdadeira questão não seria o celibato, mas a imaturidade sexual de alguns jovens que querem se tornar padres quando ainda se encontram na fase da puberdade. É uma escolha bastante incomum um jovem decidir que não terá uma vida sexual e tampouco uma família. Que não exercerá a responsabilidade da paternidade. Talvez ele devesse se interrogar sobre essa escolha.

> Casos de padre pedófilos.

Comentários