Enem do servidor federal vai oferecer em 2024 mais de 7 mil vagas

Imagem
A partir de 2024 haverá uma prova nacional unificando o processo de seleção de servidores federais, um Enem dos Concursos”, como o objetivo de facilitar o acesso da população às provas, inclusive em cidades do interior. A primeira prova será realizada no dia 24 de fevereiro.  A estimativa de vagas é de mais 7 mil no primeiro ano do concurso, Provas serão simultaneamente em 179 cidades das 5 regiões Cada ministério poderá decidir se vai aderir a esse modelo ou fazer os concursos por conta própria. O exame acontecerá ao mesmo tempo em 179 municípios, sendo 39 na Região Norte, 50 no Nordeste, 18 no Centro-Oeste, 49 no Sudeste e 23 no Sul. Haverá duas provas no mesmo dia. Uma com questões objetivas, comum a todos, e outra com perguntas específicas e dissertativas, divididas por blocos temáticos. Os candidatos para Trabalho e Previdência farão a mesma segunda prova, por exemplo; já os candidatos para Administração e Finanças Públicas, outra. As vagas abrangem os seguintes setores: Administr

Ana Carolina diz estar à procura de um namorado

Mônica Bergamo
Folha

Quase sempre de preto, a cantora Ana Carolina, ícone gay, recém-separada de uma mulher, diz que vai inaugurar uma fase mais "colorida", anuncia que está em busca de um namorado e revela: "Eu adoro o homem pra transar"

Ana Carolina costuma erguer o queixo quando conta uma história. Faz longas pausas entre uma frase e outra e, quando conclui o assunto, desata a gargalhar. "Eu toco desde os 16 anos na noite... é... sabe como é que é.... pra rolar uma grana, né? Fiquei tocando até os 24. E... você toca pra dois casais, pra dez pessoas, 15... Se desse muita sorte, eu fazia show até pra cem pessoas... Hahahaha!"

Agora, aos 33 anos, a cantora começou uma turnê que terá 2.400 pessoas por noite na platéia, no Rio de Janeiro. No dia 6 de junho, ela desembarca em São Paulo para temporada de shows no HSBC Brasil. Acaba de lançar um selo musical, Armazém, e um DVD. Contabiliza dois milhões de discos vendidos, sendo cinco solos e um em dupla com Seu Jorge.

"Foi tudo muito louco", diz ela, de olho numa travessa de pão de queijo que aparece na mesa. "Cacete! O pão de queijo tá quente! [comendo de boca aberta] Tô quase molhando na Coca-Cola! Hahahaha! [séria de novo] Então, uma amiga em comum minha e da Cássia [Eller] gravou um show meu e ela viu, gostou. Quando vim pro Rio, fiquei na casa dela."

E continua: "Em 1998, a Luciana, filha do Vinícius [de Moraes] pegou um demo meu e levou pra BMG. Uma semana depois, eu já tava gravando. Muito rápido. Eu lutei muito pra chegar aqui e agora não dá pra dizer: "Ai, que saco, os fãs...". Eu gosto muito de gente. Hum... essa frase não é boa pra jornal, né? É que eu gosto de saber o que vêem no meu trabalho. Eu já ouvi muita coisa louca. É sempre muito divertido".

O "divertido" a que Ana se refere inclui uma fã que tatuou na perna a capa de um de seus discos e muitas que já tentaram roubar beijos seus.

Um dia antes do show no Rio, a coluna acompanhou um encontro de fãs com Ana num restaurante do Fashion Mall, na Barra da Tijuca. A assessoria da cantora tentou selecionar umas "fãs mais calmas" -duas delas parcelaram a passagem e vieram de SP para o encontro. Outra pegou avião de Joinville (SC) e matou trabalho só para ver a cantora "pela milésima vez". Quando Ana chega, sessão de fotos e lágrimas.

"Não é porque elas gostam muito de mim, é porque eu gosto muito delas. Eu sou muito romântica nessas horas. Tento passar liberdade pra elas", justifica. "Vou cantar que comi a Madonna, vou botar uma menina chupando meu pau, vou falar sobre minha bissexualidade. É bom poder falar de tudo." A bissexualidade da cantora, aliás, gerou polêmica entre fãs que reclamam que Ana devia ter assumido ser lésbica e namorar só com mulheres. "Eu sei o que eu faço nas minhas quatro paredes. Elas podem dizer o que quiserem."


A cantora diz que nunca ficou com uma fã. Até porque, agora, está mudando, digamos, de idéia. "Eu tô querendo namorar um cara. Vamos ver. Eu tô solteira e tenho prestado bastante atenção nos homens, assim... Inclusive, se alguém quiser... Hahahaha!". Solteira (de uma mulher) há dois meses, Ana diz que já teve "uns oito ou dez namorados" e, depois, começou a "namorar meninas". Ela conta as vantagens de um e de outro sexo: "É o seguinte: o homem é um ser mais reto e mais simples. Portanto, mais direto. Você já namorou mulher? Não? A mulher é mais complexa, tem mais nuances. O homem, não. Eu adoro o homem pra transar. No dia-a-dia, ainda não encontrei um cara que eu agüente, porque eu gosto da complicação. Mas uma coisa mais simples agora seria ótimo. Hahaha!". Quase sempre vestida de preto, ela diz que está "tentando ficar um pouco mais colorida". "Até porque, para os homens, né... Mentira! Só falta aparecer no show com flor no cabelo, decotão... Hahaha!".

A brincadeira não é tão falsa: ela comprou tecidos para fazer várias blusas coloridas. "Vai ser um passo maravilhoso. Levei ao estilista e ele me falou: "Vamos fazer vestidos?" E eu: "O que que é isso? Não, não, calma!" [rindo] Vamos ver, né?".

No restaurante, ela pede caipirinha de Absolut com morango e hortelã, sem açúcar (Ana é diabética). De camiseta do fã-clube, sombra prateada e brincos de strass, a fã Jéssica Reis, 21, pede o drink igualzinho. Também só come o que Ana Carolina come: shitake e outras entradinhas.

"Eu criei a comunidade [do Orkut] Anarcóticos Anônimos", diz. E a cantora: "Hahaha!". "Todo show a gente entra no camarim", explica Sylvana Albuquerque, a fã de Joinville.

Sylvana diz que "as músicas dela se encaixam em todos os momentos". E aquela da Madonna, em que Ana diz ter "comido" a estrela? "Você quer mesmo que eu te conte? [risos] A gente fez a versão "Eu comi a Donana'!", conta. "Mas, olha, a gente não gosta de fanatismo. Em Porto Alegre, uma garota tentou beijar Ana. Absurdo!"