Total de blogueiros presos triplicou em 2007

Pesquisadores revelam que, só no ano passado, ocorreram 36 prisões, mais que o triplo dos 10 blogueiros presos em 2006. Em 2007, o número de blogueiros que foram presos globalmente mais do que triplicou em comparação com 2006, revelaram pesquisadores da Universidade de Washington na terça-feira (10/06).

O ano de 2006 totalizou 10 prisões, muito pouco em relação aos 36 blogueiros que foram presos em 2007.

prisao Desde 2003, 64 cidadãos sem vínculo a veículos da imprensa foram presos graças a posts ‘impróprios’, que abordam principalmente questões políticas, segundo os pesquisadores. Mais da metade das prisões realizadas envolve blogueiros do Egito, Irã e China.

Nos últimos cinco anos, estes blogueiros já cumpriram 940 meses de pena na cadeia. O tempo médio de prisão por pessoa é de 15 meses.

Já quanto à razão das punições, há grandes diferenças. Nove dos 14 casos de prisão de blogueiros no Egito ocorreram em 2007, justamente um ano de eleição no país. Enquanto isso, em 2005, Mojtaba Saminejad foi preso por escrever sobre a prisão de outros blogueiros.

De um modo geral, os blogueiros expõem abusos de direitos humanos ou expõem casos de corrupção. Seus posts contêm materiais como fotos de protestos sociais e arte política, entre outros.

Os pesquisadores alertam que é provável que estes números estejam abaixo da realidade, já que países como o Zimbábue, Irã e China não são relatados na mídia internacional.

Do IDG Now!

> Cuba impede blogueira de receber prêmio em Madrid. (maio de 2008)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigos de Luiz Felipe Pondé

Europa tem 75 mil prostitutas do Brasil

O que muda na língua portuguesa com a reforma ortográfica