Enem do servidor federal vai oferecer em 2024 mais de 7 mil vagas

Imagem
A partir de 2024 haverá uma prova nacional unificando o processo de seleção de servidores federais, um Enem dos Concursos”, como o objetivo de facilitar o acesso da população às provas, inclusive em cidades do interior. A primeira prova será realizada no dia 24 de fevereiro.  A estimativa de vagas é de mais 7 mil no primeiro ano do concurso, Provas serão simultaneamente em 179 cidades das 5 regiões Cada ministério poderá decidir se vai aderir a esse modelo ou fazer os concursos por conta própria. O exame acontecerá ao mesmo tempo em 179 municípios, sendo 39 na Região Norte, 50 no Nordeste, 18 no Centro-Oeste, 49 no Sudeste e 23 no Sul. Haverá duas provas no mesmo dia. Uma com questões objetivas, comum a todos, e outra com perguntas específicas e dissertativas, divididas por blocos temáticos. Os candidatos para Trabalho e Previdência farão a mesma segunda prova, por exemplo; já os candidatos para Administração e Finanças Públicas, outra. As vagas abrangem os seguintes setores: Administr

Deputadas e senadoras criticam colega que chamou Dilma de 'galinha cacarejadora' (O Globo)

por Maria Lima - O Globo

BRASILIA - Um grupo de deputadas e senadoras organizou nesta terça-feira um protesto contra o senador Mão Santa (PMDB-PI), que na semana passada chamou a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, de "galinha cacarejadora". Carregando uma galinha empalhada e uma boneca artesanal, o grupo deixou surpresa a diretora da biblioteca do Senado, Simone Bastos, ao adentrar o local.

- O que vocês gostariam que a biblioteca fizesse? Por que a biblioteca? - quis saber Simone Bastos.

A deputada Jô Moraes (PcdoB-MG) leu um manifesto que teria sido enviado por mulheres do Vale do Jequitinhonha (MG), pedindo que as peças fossem expostas na Biblioteca como fonte de consulta para que Mão Santa pudesse, conceitualmente, saber a diferença entre uma galinha e uma mulher.

- Vamos ver se agora o senador Mão Santa aprende o que é uma mulher - bradava a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA).

Da biblioteca foram ao plenário do Senado, onde coube a senadora Fátima Cleide (PT-RO) interromper a discussão sobre a instalação da CPI do Cartão Corporativo para ler o manifesto. Mão Santa reagiu, lendo trechos de uma entrevista de Lula dada à revista Playboy, em 1976, onde ele citava Hitler como um dos homens que admirava. O senador Tião Viana (PT-AC) não gostou e disse que aquilo era uma "molecagem".

- Então é molecagem, Tião Viana, está aqui, na Playboy. Eu fiz foi uma análise política e não retiro uma palavra. E já repassei à corregedoria as centenas de e-mails que recebi de mulheres me apoiando. Não quis ofendê-las. Amo as mulheres e eu as beijarei todas - respondeu Mão Santa, dizendo que foi professor de biologia e fisiologia, e que sabe bem a diferença de uma mulher e uma galinha.

Heráclito Fortes (DEM-PI) não perdeu a oportunidade de alfinetar as mulheres:

- Quer dizer que, para se solidarizar e tomar as dores da ministra Dilma, a Secretaria da Mulher e as deputadas rapidamente organizaram um manifesto contra o senador Mão Santa! Mas por que não tiveram a mesma agilidade para condenar e acudir aquela pobre menina que ficou quase um mês sendo violentada numa cadeia no Pará?

Nesta quarta o comitê de deputadas e senadoras vai ao Planalto se reunir com Dilma para se solidarizar com ela.

Comentários