Enem do servidor federal vai oferecer em 2024 mais de 7 mil vagas

Imagem
A partir de 2024 haverá uma prova nacional unificando o processo de seleção de servidores federais, um Enem dos Concursos”, como o objetivo de facilitar o acesso da população às provas, inclusive em cidades do interior. A primeira prova será realizada no dia 24 de fevereiro.  A estimativa de vagas é de mais 7 mil no primeiro ano do concurso, Provas serão simultaneamente em 179 cidades das 5 regiões Cada ministério poderá decidir se vai aderir a esse modelo ou fazer os concursos por conta própria. O exame acontecerá ao mesmo tempo em 179 municípios, sendo 39 na Região Norte, 50 no Nordeste, 18 no Centro-Oeste, 49 no Sudeste e 23 no Sul. Haverá duas provas no mesmo dia. Uma com questões objetivas, comum a todos, e outra com perguntas específicas e dissertativas, divididas por blocos temáticos. Os candidatos para Trabalho e Previdência farão a mesma segunda prova, por exemplo; já os candidatos para Administração e Finanças Públicas, outra. As vagas abrangem os seguintes setores: Administr

Dízimo: a mentira contada há 2.000 anos

A Galinha dos Ovos de ouro da Igreja

dizimo

por Alexandre Barbado

[Alexandre C. Freitas Barbado foi missionário no Peru, Amazonas, Nordeste e Belo Horizonte. É fundador e coordenador do Expresso da Salvação, entidade criada para atender os carentes]

INTRODUÇÃO

Há um ditado antigo que diz: uma mentira contada várias vezes acaba se tornando verdade. Imagine uma mentira contada por tanta gente, principalmente por líderes religiosos, e por quase vinte séculos.

Sofri por algum tempo ao achar que estava sozinho com este pensamento. Nunca concordei com a forma como ofertas na igreja são tiradas (este sim é um termo apropriado) das pessoas e como estas ofertas são gastas (analise por conta própria como o dinheiro arrecadado em sua igreja é utilizado). Mas logo percebi que existe um grupo “remanescente” que não se dobrou a este Baal, o dinheiro, que persiste em permanecer no meio cristão.

Não bastasse o saque feito no meio do povo de Deus – pior, realizado no nome do próprio Deus – ainda há “pastores” que mais parecem piratas, ávidos por riquezas alheias, não medindo esforços para transformar a casa de Deus em um shopping center, onde se possa adquirir qualquer bênção com o valor de uma oferta.

Deus é transformado em um gerente de banco, que paga os melhores juros na única instituição financeira ”igreja” que devolve o dinheiro aplicado até cem vezes mais. Sem dizer na quantidade enorme de badulaques e amuletos usados e vendidos para não deixar nenhum chumaço de lã nas ovelhas.

Sei que muita gente vai concordar com o que está escrito aqui, mas sei que haverá muita gente ofendida, principalmente os que vivem ou sobrevivem à custa das ovelhas. Peço que ajam como Bereanos e analisem, à luz das Escrituras Sagradas (Bíblia), se o que será exposto não é a mais pura verdade. Quem sabe assim aqueles que amarem realmente a verdade não ficarão livres deste fardo e libertarão outros?

Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará (João 8, 32).

CAIM E ABEL

Vamos começar do princípio e analisar as ofertas de Abel e Caim. Muitos ensinam que Caim foi rejeitado porque sua oferta não era adequada ou não tão boa quanto à  oferta de Abel, mas prestem atenção no texto:

Mas para Caim e para a sua oferta não atentou o Senhor. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante (Gênesis 4, 5).

O problema não era a oferta de Caim, mas ele próprio, que era mau. Deus o orienta para que seja aceito:

E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar (Gênesis 4, 6-7).

Por isso Jesus manda-nos, primeiro, acertar nosso coração para que, depois, a nossa oferta seja aceita.

Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta (Mateus 5, 23-24).

Quanta gente acha que, por entregar uma oferta ou dízimo, está quitando uma dívida com o Senhor? A realidade é bem diferente, pois a única dívida que Deus cobra de nos é o perdão.

Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas (Mateus 6, 14-15).

Preste atenção, pois isto é importante: não seremos condenados pela nossa dívida, pois ela já foi paga na cruz do calvário.

Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz (Colossenses 2, 14).

Seremos condenados pela dívida do outro, a quem não perdoamos.

ABRAÃO

Outra passagem amplamente usada para defender o dízimo está em Gênesis, capítulo 14, na qual Abraão dá o dízimo a Melquisedeque.

É importante, porém, observar que:

1 – Abraão deu o dízimo voluntariamente, não por imposição, norma religiosa ou qualquer outro tipo de voto ou promessa. Melquisedeque não pediu nem solicitou nada a Abraão, que entregou a oferta de bom grado (verso 20).

2 – Abraão entregou o dízimo após a vitória, não antes. O processo é totalmente inverso àquele que ensinam certos pastores, segundo o qual a entrega do dízimo é que garante a vitória (verso 17).

3 – Abraão não entregou o dízimo daquilo que era dele, mas dos despojos da guerra (verso 20).

4 – Abraão devolveu os outros noventa por cento aos seus verdadeiros donos (versos 21-24). Não como o dízimo ensinado hoje nas igrejas, em que você entrega dez por cento e fica com os noventa por cento restante.

5 – Em mais nenhum lugar na Bíblia vemos Abraão entregando o dízimo novamente, então quem pode afirmar que esta era uma prática constante?

Outro argumento utilizado por aqueles que defendem o dízimo, alegando que ele é válido, é o de que ele foi instituído antes da Lei Mosaica. No entanto, lembre-se, a circuncisão também foi instituída antes da Lei, e ninguém ensina isto nas igrejas!

Esta é a história de um homem (Abraão) que ama e crê em um Deus ao qual dá ofertas voluntárias. Sem imposição, sem coação, sem ameaças de maldição e sem superstições.

Depois destas coisas veio a palavra do Senhor a Abraão numa visão, dizendo: Não temas, Abraão, Eu sou teu escudo; o teu galardão será muito grande (Gênesis 15:1)

JACÓ

Gênesis 28, 20-22:

E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir; e eu em paz tornar à casa de meu pai, o Senhor me será por Deus; e esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.

Jacó, na passagem acima, está fazendo um voto em resposta a uma visitação que recebeu de Deus, em sonho. Neste sonho, Jacó viu uma escada alcançando o céu, com anjos subindo e descendo por ela. Deus estava em pé, acima da escada, e disse a Jacó:

Eu sou o Senhor Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência; e a tua descendência será como o pó da terra, e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra; e eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado (Gênesis 28, 13-15).

Em resposta, Jacó fez o voto de que daria um dízimo a Deus se Ele guardasse Sua promessa. Novamente, em semelhança ao exemplo de Abraão, este dízimo foi voluntário. Se Jacó de fato começou a dizimar depois que Deus cumpriu a promessa, a Bíblia não o registra.

1 – Outra vez chamo a atenção para o fato de que primeiro foi Deus quem fez a promessa (sem pedir nada) e só depois Jacó fez o voto de dizimar (verso 20).

2 – Não havia o dízimo presumido, como ensinam certas igrejas, em que você entrega a quantia que gostaria de ganhar. Que absurdo!

Preste atenção:

E de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo (Gênesis 28, 22).

Estes dois são os únicos exemplos de dízimo encontrados no Velho Testamento antes da Lei ser dada: os de Abraão e Jacó. Ambos são exemplos de algo voluntário, e nenhum deles foi pedido por Deus. Em nenhum dos personagens vemos o dízimo como uma prática habitual, constante. Abraão deu o dízimo – retirado dos despojos de uma vitória militar – uma única vez em sua vida a um sacerdote de Deus. Se as evidências para obrigar crentes sob o Novo Pacto a dizimarem se apóiam apenas nestas duas passagens de Gênesis, parece-me que se trata de um fundamento muitíssimo inseguro!

DÍZIMO NA LEI MOSAICA

O que ensina a Bíblia sobre o dízimo sob a Lei Mosaica? Nesta seção examinaremos todas as passagens significantes que descrevam o dízimo sob a Lei, nas Escrituras.

Levítico 27, 30-33:

Também todas as dízimas do campo, da semente do campo, do fruto das árvores, são do Senhor; santas são ao Senhor. Porém, se alguém das suas dízimas resgatar alguma coisa, acrescentará a sua quinta parte sobre ela. No tocante a todas as dízimas do gado e do rebanho, tudo o que passar debaixo da vara, o dízimo será santo ao Senhor. Não se investigará entre o bom e o mau, nem o trocará; mas, se de alguma maneira o trocar, tanto um como o outro será santo; não serão resgatados.

Note que, na passagem acima, o dízimo é descrito como parte do produto da terra, da semente do campo, do fruto das árvores, do gado e do rebanho. O dízimo não era dinheiro. Em local algum das Escrituras você encontrará uma passagem que diga que oferecer o dízimo era dar dinheiro a Deus.

Ademais, o dízimo era provavelmente dado em uma base anual. A cada ano, as pessoas levavam aos sacerdotes a décima parte de sua colheita e do aumento da manada e do rebanho. Podemos imediatamente ver que a contribuição semanal ou mensal de dez por cento de nossa renda monetária difere muito da prática do dízimo que encontramos na Bíblia.

Alguns podem alegar que naquele tempo não havia dinheiro ou moeda de troca e que, por isso, pagava-se o dízimo em animais e produtos do campo. Mas, vejamos: algumas taxas para o templo só eram aceitas em forma de dinheiro (Êxodo 30,14-16 e Êxodo 38, 24-31). O dinheiro também era utilizado para comprar sepulturas (Gênesis 23, 15-16), bois para sacrifícios (II Samuel 24, 24) e imóveis (Jeremias 32, 9-11), para pagar tributos vassalos (II Reis 23, 33-35), pagar salários (II Reis 22, 4-7) e fazer câmbios (Marcos 11, 15-17). O próprio Jesus foi vendido por dinheiro.

O dinheiro já existia desde os tempos de Abraão. Salário, comércio, negócios sempre existiram. Nos tempos antigos havia variadas profissões e ocupações, assim como hoje. Se o dízimo tivesse sido estabelecido sob a forma de dinheiro, ninguém teria dificuldade de adorar a Deus. No entanto, não foi o que Ele quis. Dízimo, na Bíblia, é sinônimo de alimento.

Israel era uma teocracia e os sacerdotes levitas atuavam como um governo civil. O dízimo Levítico (Levítico 27, 30-33) era uma espécie de imposto de renda; tratava-se de um segundo dízimo anual requerido por Deus para suprir uma festa nacional (Deuteronômio 14, 22-29). Taxas menores também foram impostas ao povo pela lei (Levítico 19, 9-10; Êxodo 23, 10-11) e, assim, a doação total requerida dos israelitas não era dez por cento, mas mais do que vinte por cento. Todo esse dinheiro era usado para colocar a nação em funcionamento.

Doações à parte eram puramente voluntárias (Êxodo 25, 2 e I Crônicas 29, 9). Cada pessoa dava conforme o que estava em seu coração; nenhuma percentagem ou quantia era especificada.

OFERTAS PARA O TABERNÁCULO

Êxodo 25, 1-8:

Então falou o Senhor a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel, que me tragam uma oferta alçada; de todo o homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alçada. E esta é a oferta alçada que recebereis deles: ouro, e prata, e cobre, e azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino, e pêlos de cabras, e peles de carneiros tintas de vermelho, e peles de texugos, e madeira de acácia, azeite para a luz, especiarias para o óleo da unção, e especiarias para o incenso, pedras de ônix, e pedras de engaste para o éfode e para o peitoral. E me farão um santuário, e habitarei no meio deles.

Êxodo 35, 21:

E veio todo o homem, a quem o seu coração moveu, e todo aquele cujo espírito voluntariamente o excitou, e trouxeram a oferta alçadaao Senhor para a obra da tenda da congregação, e para todo o seu serviço, e para as vestes santas.

Havia também uma oferta alçada para os sacerdotes:

Êxodo 29, 26-27:

E tomarás o peito do carneiro das consagrações, que é de Arão, e com movimento oferecerás perante o Senhor; e isto será a tua porção.

E santificarás o peito da oferta de movimento e o ombro da oferta alçada, que foi movido e alçado do carneiro das consagrações, que for de Arão e de seus filhos.

Oferta alçada era uma oferta específica para algo específico, no caso das passagens acima, para a construção do tabernáculo. Toda oferta recolhida para o tabernáculo e seu serviço era específica, havia uma direção clara e objetiva, e o mais importante, uma orientação dada pelo próprio Deus.

Êxodo 25:1

Então falou o Senhor a Moisés, dizendo:

Êxodo 36, 4-7:

E vieram todos os sábios, que faziam toda a obra do santuário, cada um da obra que fazia, e falaram a Moisés, dizendo: O povo traz muito mais do que basta para o serviço da obra que o Senhor ordenou se fizesse. Então mandou Moisés que proclamassem por todo o arraial, dizendo: Nenhum homem, nem mulher, faça mais obra alguma para a oferta alçada do santuário. Assim o povo foi proibido de trazer mais, porque tinham material bastante para toda a obra que havia de fazer-se, e ainda sobejava.

Quem dera os cristãos de hoje também tivessem a liberalidade que tinham aqueles que serviam o Senhor no passado, não haveria necessidade de tantos apelos, e até ameaças, em nome de Deus.

O DÍZIMO PARA OS LEVITAS

Números 18, 21-24: 

E eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo ministério que executam, o ministério da tenda da congregação. E nunca mais os filhos de Israel se chegarão à tenda da congregação, para que não levem sobre si o pecado e morram. Mas os levitas executarão o ministério da tenda da congregação, e eles levarão sobre si a sua iniquidade; pelas vossas gerações estatuto perpétuo será; e no meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão, porque os dízimos dos filhos de Israel, que oferecerem ao Senhor em oferta alçada, tenho dado por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão.

Note nesse texto que o dízimo foi planejado para ser o sustento dos levitas. Uma vez que eles não tinham nenhuma herança (terra para atividade agropastoril) na Terra Prometida como as outras tribos, Deus fez provisão para o sustento deles através do dízimo das outras famílias de Israel. De fato, em Números 18, 31, é dito: E o comereis em todo o lugar, vós e as vossas famílias, porque vosso galardão é pelo vosso ministério na tenda da congregação.

O dízimo foi o pagamento/recompensa que Deus supriu para os levitas, pelos seus serviços sacerdotais. Isso é similar ao salário recebido pelos funcionários do governo hoje no país, pago por meio de impostos e taxas direcionados ao trabalhador comum.

A primeira coisa a observar nesse texto, tão utilizado pelos teólogos dizimistas atuais, é que o dízimo, destinado a sustentar os levitas, era dado ao Senhor como oferta alçada. Daí alguns afirmarem que o destino do dízimo era exclusivamente sustentar o clero.

No entanto, nem todos os levitas eram sacerdotes. Alguns eram: professores (Deuteronômio 24, 8 e 33, 10 / II Crônicas 35, 3 / Neemias 8, 7), juízes (Deuteronômio 17, 8-9 e 21, 5 / I Crônicas 23, 4 / II Crônicas 19, 8), trabalhadores da saúde (Levítico 13, 2 e 14, 2 / Lucas 17, 14), cantores, músicos (I Crônicas 25, 1-31 / II Crônicas 5, 12 e 34,12), escritores, bibliotecários (I Crônicas 2, 55 / II Crônicas 34, 13), arquitetos e construtores (II Crônicas 34, 8-13).

Aqueles defensores de que o dízimo seja destinado apenas ao sustento dos pastores, os “levitas modernos”, deveriam incluir em sua lista outros trabalhadores da igreja: músicos, cantores, zeladores, construtores, professores, diáconos, presbíteros, anciãos etc.

O dízimo hoje não tem nenhuma correlação com o dízimo bíblico. Não temos templo, sacerdotes e levitas. Não vivemos em uma sociedade teocrática. A lei cerimonial acabou. Não existe mais a Casa do Tesouro, depósito central para aquela quantidade enorme de alimentos e animais.

O Dízimo para o Festival

Deuteronômio 14, 22-27:

Certamente darás os dízimos de todo o fruto da tua semente, que cada ano se recolher do campo. E, perante o Senhor teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao Senhor teu Deus todos os dias. E quando o caminho te for tão comprido que os não possas levar, por estar longe de ti o lugar que escolher o Senhor teu Deus para ali pôr o seu nome, quando o Senhor teu Deus te tiver abençoado; então vende-os, e ata o dinheiro na tua mão, e vai ao lugar que escolher o Senhor teu Deus; e aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o Senhor teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa; Porém não desampararás o levita que está dentro das tuas portas; pois não tem parte nem herança contigo.

Números, capítulo 18, verso 21, diz que Deus havia dado todo o dízimo em Israel como herança aos levitas. Se todo o dízimo havia sido dado aos levitas, que dízimo é esse, do qual fala o texto, usado para prover as festas e festivais religiosos de Israel?

A resposta é: um segundo dízimo. O primeiro era usado para o sustento dos levitas e o segundo para prover os festivais religiosos, tanto que chegou a ser referido como O  Dízimo para o Festival.

O povo de Israel devia usar este dízimo para comer na presença do Senhor, em Jerusalém – local que Ele escolheu para estabelecer seu nome. Se fosse demasiadamente incômodo para as pessoas de longe trazerem seu dízimo, seria permitido a elas que o vendessem  e trouxessem o dinheiro (apurado) até Jerusalém, onde poderiam comprar o necessário para os festivais (*).

Deus expressamente encoraja cada pessoa a gastar o dinheiro em tudo o que deseja a tua alma, incluindo bebida forte! O propósito era que o povo de Israel  pudesse  aprender a temer o Senhor e a regozijar-se ante Ele. Note que temer ao Senhor e regozijar-se ante Ele não são sentimentos mutuamente exclusivos, mas, complementares; deveriam  acompanhar um ao outro!

O Dízimo para o Festival tornou possível ao povo de Israel ter toda a comida e bebida necessária para que se pudesse usufruir gozosamente das festas religiosas e adorar o Senhor.

(*) Para pessoas de regiões muitos distantes, levar animais para sacrifícios até Jerusalém era um trabalho muito árduo e dispendioso. Por isso, elas os vendiam e traziam o dinheiro para comprar o necessário para o culto no templo, que acabou se transformando em um grande centro de negócios, onde se comercializava de tudo e havia cambistas que trocavam o dinheiro dos visitantes por uma moeda local.

Será que isso é diferente hoje, enquanto os recursos de igrejas menores ou “filiais” são enviados às “igrejas mães”, “sedes” ou aos “vaticaninhos” particulares (onde o culto a Deus também se transformou em um grande negócio)?

(Mateus 21:12)

O Dízimo para os Pobres

Deuteronômio 14, 28-29:

Ao fim de três anos tirarás todos os dízimos da tua colheita no mesmo ano, e os recolherás dentro das tuas portas. Então virá o levita (pois nem parte nem herança têm contigo), e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o Senhor teu Deus te abençoe em toda a obra que as tuas mãos fizerem.

Aqui somos ensinados a respeito de um terceiro dízimo, coletado a cada terceiro ano. Os comentaristas bíblicos dividem-se quanto à ideia de que esse seria realmente um terceiro dízimo, em separado. Para alguns, ele seria apenas o segundo dízimo usado de modo diferente, no terceiro ano.

O historiador judeu Josephus apoia o ponto de vista de um terceiro dízimo, em separado. Outros antigos comentaristas judeus têm escrito em apoio à concepção de que o segundo tipo de dízimo, a cada três anos, era coletado e usado com outro fim.

É impossível determinar com absoluta certeza quem está certo. De qualquer modo, o povo judeu tinha sido ordenado a dar pelo menos vinte por cento (dez por cento mais dez por cento) das suas colheitas e rebanhos.

Este dízimo particular bem poderia ser chamado O Dízimo para os pobres. Não era recolhido em Jerusalém, mas nas aldeias. As pessoas de cada aldeia deveriam trazer uma décima parte de suas colheitas e rebanhos e juntar tudo, para prover os pobres, incluindo estrangeiros, órfãos e viúvas.

Em muitos aspectos, o dízimo exigido pela Lei é similar à taxação que o  governo impõe sobre nós hoje. Israel era governado por uma teocracia. Sob ela, o povo era responsável por prover os trabalhadores do governo (sacerdotes e levitas em geral), os dias santificados (festas de alegria ao Senhor), e os pobres (estrangeiros, viúvas e órfãos).

Alguns teólogos afirmam que o dízimo poderia ter três aplicações distintas:

• poderia ser comido pelo dizimista;

• deveria socorrer órfãos, viúvas e necessitados;

• deveria sustentar os levitas.

Outros afirmam que havia três tipos de dízimo, divididos assim:

     - No primeiro ano 10% para os sacerdotes + 10% para serem consumidos pelos dizimistas.

        -No segundo ano 10% para os sacerdotes + 10% para serem consumidos pelos dizimistas

        .- No terceiro 10% para os sacerdotes + 10% para serem consumidos pelos dizimistas + 10% para os necessitados. (O dízimo destinado aos órfãos e viúvas era trienal).

           Tomando o dízimo pago a cada três anos e dividindo-o por três, chegaremos a 3,33% anuais. Desta forma em termos ANUAIS um israelita daria 10% + 10% + 3,33% = 23,33%. 23,33 de dízimo por ano!

Mas em um ponto as diferentes opiniões convergem: o dízimo era para a dispensação da lei e o âmago da questão, tanto na velha quanto na Nova Aliança, era sustentar os menos favorecidos.

Isaías 1, 11-17:

De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios, diz o Senhor? Já estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; nem me agrado de sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes.

Quando vindes para comparecer perante mim, quem requereu isto de vossas mãos, que viésseis a pisar os meus átrios?

Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembleias; não posso suportar iniquidade, nem mesmo a reunião solene.

As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer.

Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue.

Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal.

Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas.

Tiago 1, 27:

A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.

Depois voltaremos a discorrer sobre a Nova Aliança, agora, contudo, continuaremos a peregrinação pelo Velho Testamento.

OFERTAS PARA O TEMPLO

Davi recolheu ofertas enquanto reinava para que seu filho Salomão, que o sucederia no trono de Israel, construísse o templo. Preste atenção nesta passagem maravilhosa:

I Crônicas 29, 1-20:

Disse mais o rei Davi a toda a congregação: Salomão, meu filho, a quem só Deus escolheu, é ainda moço e tenro, e esta obra é grande; porque não é o palácio para homem, mas para o Senhor Deus.

Eu, pois, com todas as minhas forças já tenho preparado para a casa de meu Deus ouro para as obras de ouro, e prata para as de prata, e cobre para as de cobre, ferro para as de ferro e madeira para as de madeira, pedras de ônix, e as de engaste, e pedras ornamentais, e pedras de diversas cores, e toda a sorte de pedras preciosas, e pedras de mármore em abundância.

E ainda, porque tenho afeto à casa de meu Deus, o ouro e prata particular que tenho eu dou para a casa do meu Deus, afora tudo quanto tenho preparado para a casa do santuário: três mil talentos de ouro de Ofir; e sete mil talentos de prata purificada, para cobrir as paredes das casas. Ouro para os objetos de ouro, e prata para os de prata; e para toda a obra de mão dos artífices. Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao Senhor?

Então os chefes dos pais, e os príncipes das tribos de Israel, e os capitães de mil e de cem, até os chefes da obra do rei,voluntariamente contribuíram.

E deram para o serviço da casa de Deus cinco mil talentos de ouro, e dez mil dracmas, e dez mil talentos de prata, e dezoito mil talentos de cobre, e cem mil talentos de ferro.

E os que possuíam pedras preciosas, deram-nas para o tesouro da casa do Senhor, a cargo de Jeiel, o gersonita.

E o povo se alegrou porque contribuíram voluntariamente; porque, com coração perfeito, voluntariamente deram ao Senhor; e também o rei Davi se alegrou com grande alegria.

Por isso Davi louvou ao Senhor na presença de toda a congregação; e disse Davi: Bendito és tu, Senhor Deus de Israel, nosso pai, de eternidade em eternidade.

Tua é, Senhor, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, Senhor, o reino, e tu te exaltaste por cabeça sobre todos.

E riquezas e glória vêm de diante de ti, e tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; e na tua mão está o engrandecer e o dar força a tudo.

Agora, pois, ó Deus nosso, graças te damos, e louvamos o nome da tua glória. Porque quem sou eu, e quem é o meu povo, para que pudéssemos oferecer voluntariamente coisas semelhantes? Porque tudo vem de ti, e do que é teu to damos.

Porque somos estrangeiros diante de ti, e peregrinos como todos os nossos pais; como a sombra são os nossos dias sobre a terra, e sem ti não há esperança.

Senhor, nosso Deus, toda esta abundância, que preparamos para te edificar uma casa ao teu santo nome, vem da tua mão, e é toda tua.

E bem sei eu, Deus meu, que tu provas os corações, e que da sinceridade te agradas; eu também na sinceridade de meu coraçãovoluntariamente dei todas estas coisas; e agora vi com alegria que o teu povo, que se acha aqui, voluntariamente te deu.

Senhor Deus de Abraão, Isaque, e Israel, nossos pais, conserva isto para sempre no intento dos pensamentos do coração de teu povo; e encaminha o seu coração para ti.

E a Salomão, meu filho, dá um coração perfeito, para guardar os teus mandamentos, os teus testemunhos, e os teus estatutos; e para fazer tudo, e para edificar este palácio que tenho preparado.

Então disse Davi a toda a congregação: Agora louvai ao Senhor vosso Deus. Então toda a congregação louvou ao Senhor Deus de seus pais, e inclinaram-se, e prostraram-se perante o Senhor, e o rei.

II Coríntios 9, 7:

Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.

Novamente afirmo: Quem dera os cristãos de hoje também tivessem a liberalidade daqueles que serviam ao Senhor no passado! Não haveria necessidade de tantos apelos, e até ameaças, em nome de Deus.

Muitos tinham mais discernimento da graça, mesmo vivendo no tempo da aliança da lei, do que aqueles que vivem hoje, na aliança da graça.

OFERTAS APÓS O CATIVEIRO

Com o passar do tempo, os dízimos foram tomando destino exclusivo para os levitas. No segundo templo, após o cativeiro, já se observa uma institucionalização acentuada das ofertas, conforme narrado em Neemias, capítulo 10, versos 38 e 39, e capítulo 13, versos 10 a 12.

Após o cativeiro, Neemias faz algumas modificações na regulamentação da Lei de Moisés. Provavelmente motivado pela situação financeira caótica do pós-exílio, ele reduz o valor da taxa do templo de meio siclo (Êxodo 30, 12-16) para um terço de siclo (Neemias 10, 32-33) e implementa novas regras.

Deve-se levar em conta que Neemias era um restaurador. Reconstrutor de uma sociedade cuja religião funcionava sobre pilares cerimoniais. Algumas de suas ações foram:

• reduzir a taxa do templo (Neemias 10, 32-33);

• organizar para que os dízimos fossem trazidos ao templo, Casa do Tesouro, para sustentar os levitas (Neemias 10, 37);

• regulamentar o sustento dos sacerdotes levitas que viveriam na capital, uma vez que noventa por cento da população passava a morar em outras cidades, fora de Jerusalém.

Nenhum sistema de pagamento de dízimo em dinheiro, no entanto, foi instituído pelo reformador (Neemias 10, 35). Os judeus continuariam levando seus dízimos em forma de alimentos, frutos de suas colheitas.

Neemias 12, 44:

Também no mesmo dia se nomearam homens sobre as câmaras, dos tesouros, das ofertas alçadas, das primícias, dos dízimos, para ajuntarem nelas, dos campos das cidades, as partes da lei para os sacerdotes e para os levitas; porque Judá estava alegre por causa dos sacerdotes e dos levitas que assistiam ali.

Note que o texto diz que os dízimos eram exigências da Lei.

Estes dízimos não eram voluntários como os das vidas de Abraão e Jacó. Similarmente, lemos em Hebreus, capítulo 7, verso 5:

E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão.

Indiscutivelmente, o dízimo nunca foi voluntário sob a Lei de Moisés. Note aqui que, nos dias de Neemias, homens eram indicados para juntarem as ofertas e os dízimos em câmaras designadas para aquele propósito particular. Essas câmaras depois se tornaram conhecidas como Casas do tesouro. Essa informação será importante quando olharmos para o próximo texto.

Malaquias 3, 8-12:

Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação. Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes. E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos. E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o Senhor dos Exércitos.

Examinemos essa passagem verso a verso, para que dela possamos extrair importantes verdades.

Verso 8

Esse verso nos diz que quando um homem retém seus dízimos ele está roubando, na realidade, a Deus. Isto porque ele está retendo algo que não lhe pertence e que antes é propriedade de Deus. Sob o Velho Pacto, o dízimo era mandatário, portanto retê-lo era se tornar um ladrão. Note também que Deus diz que o povo o estava roubando em dízimos, no plural. Esses dízimos referem-se aos diferentes dízimos requeridos do povo de Deus – o Dízimo para o Levita, o Dízimo para as Festas ao Senhor e o Dízimo para os Pobres.

Adicionalmente, observe que Deus está condenando também o reter das ofertas. Essas, sem dúvida, referem-se às ofertas especificadas em Levítico, capítulo 1, verso 5, tais como: a oferta queimada (holocausto), a oferta dos manjares, a oferta de paz, a oferta pelos pecados e a oferta pelas culpas. Todas eram constituídas de sacrifícios de animais. O suprimento de comida e mantimento para os levitas era provido, em grande parte, por meio destes sacrifícios.

Uma importante pergunta emerge neste ponto. Por que reconhecemos que o sacrifício de animais não é coisa para o Novo Pacto, mas dizemos que o dízimo o é? Se estivéssemos sob a obrigação de pagar dízimos hoje, então, certamente, ainda estaríamos obrigados a oferecer sacrifícios de animais. Deus amarrou um ao outro (os dízimos e os sacrifícios), e disse que o povo O estava roubando por reter a ambos. Não podemos decidir “pegar e escolher” qual dos dois ofereceremos a Deus hoje. Ou estamos sob a obrigação de oferecer ambos, tanto dízimos como ofertas de animais, ou ambos foram abolidos pela ab-rogação da Lei Mosaica.

Verso 9

Aqui diz-se que o povo de Israel, por estar retendo os dízimos e ofertas, consequentemente estava amaldiçoado. Note que o verso não diz: Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda a humanidade. Ao contrário, fala: Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.

Se dizimar fosse um mandamento moral e eterno para todos os povos de todos os tempos, então todos estes estariam sob maldição. Mas no texto é dito somente que a nação de Israel estava sob a maldição. Em Deuteronômio 28, diz-se que se Israel, sob a Lei Judaica, desobedecesse aos mandamentos de Deus, então a nação seria amaldiçoada. Note os seguintes textos:

Maldito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e as crias das tuas vacas, e das tuas ovelhas. E os teus céus, que estão sobre a cabeça, serão de bronze; e a terra que está debaixo de ti, será de ferro. O Senhor dará por chuva sobre a tua terra, pó e poeira; dos céus descerá sobre ti, até que pereças. Lançarás muita semente ao campo; porém colherás pouco, porque o gafanhoto a consumirá. Plantarás vinhas, e cultivarás; porém não beberás vinho, nem colherás as uvas; porque o bicho as colherá. Em todos os termos terás oliveiras; porém não te ungirás com azeite; porque a azeitona cairá da tua oliveira. E todas estas maldições virão sobre ti, e te perseguirão, e te alcançarão, até que sejas destruído; porquanto não ouviste à voz do Senhor teu Deus, para que sejas destruído; porquanto não ouviste à voz do Senhor teu Deus, para guardares os seus mandamentos, e os seus estatutos, que te tem ordenado (Deuteronômio 28, 18,23-24,38-40,45).

Nestes versos, Deus adverte que, se o Seu povo desobedecesse a Seus mandamentos e estatutos, as ceifas falhariam, as chuvas não viriam, as colheitas seriam pequenas, a locusta (tipo de grilo ou gafanhoto) consumiria a comida e o fruto das árvores falharia.

Verso 10

Nesta passagem, Deus fala da Casa do Tesouro. Com base em Neemias, capítulo 12, verso 44, sabemos que esse termo refere-se às câmaras no templo, postas à parte e designadas para guardar os dízimos dados pelo povo para o sustento dos sacerdotes (e a os demais levitas).

Não há nenhuma evidência de que devamos associar estas Casas do tesouro  aos prédios das igrejas para os quais os crentes do Novo Pacto levam seu dinheiro. Ademais, a razão pela qual Israel levava todos os dízimos para a Casa do Tesouro era que houvesse bastante alimento na casa de Deus. O propósito era que os levitas tivessem comida.

Nessa passagem também é dito que se o povo fosse fiel em trazer dízimos à Casa do Tesouro, Deus abriria as janelas do céu e derramaria para eles uma bênção até que transbordasse. Isto sem dúvidas refere-se à promessa de Deus de trazer abundantes chuvas para produzir a bênção de uma transbordante ceifa.

Verso 11

Neste verso, Deus promete que se Israel trouxer os dízimos e as ofertas, Ele repreenderá o devorador para que esse não destrua o fruto da terra. Sem dúvida, o “devorador” é uma referência às locustas que virão sobre os campos de Israel se o povo falhar em trazer o dízimo (Deuteronômio 28, 38).

Verso 12

Neste verso, Deus graciosamente promete que, se Israel for obediente no dar os seus dízimos e ofertas, todas as nações a chamarão de abençoada. É interessante notar que Deus não apenas advertiu Israel de que seria amaldiçoada se desobedecesse a Lei Mosaica, mas também prometeu que ela seria abençoada se a obedecesse. Observe estes textos:

E será que, se ouvires a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus. (...) Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais; e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas. (...) O Senhor mandará que a bênção (esteja) contigo nos teus celeiros, e em tudo o que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que te der o Senhor teu Deus. (...) E o Senhor te dará abundância de bens no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto do teu solo, sobre a terra que o Senhor jurou a teus pais te dar. O Senhor te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo, e para abençoar toda a obra das tuas mãos; e emprestarás a muitas nações, porém tu não tomarás emprestado(Deuteronômio 28, 1-2,4,8,11-12).

Aqui, Deus promete abençoar Israel materialmente se a nação fosse obediente. A promessa inclui abundantes colheitas, copiosas chuvas, e grandes aumentos nas manadas e rebanhos.

Portanto, estou convicto de que as bênçãos e maldições escritas em Malaquias 3, 8-12 referem-se às bênçãos materiais que Deus prometeu a Israel se ela obedecesse seus mandamentos e estatutos. Dar o dízimo foi um destes mandamentos.

O que podemos concluir, então, sobre o dízimo sob a Lei Mosaica? Com segurança, podemos pensar que o dízimo não tinha nada a ver com dar dinheiro regularmente, numa base semanal ou mensal, mas, ao contrário, tinha relação com adorar a Deus conforme ordenado no tempo do Velho Pacto.

O mandamento do dízimo, tal como os mandamentos para não comer camarão, nem ostras ou animais impuros, tornou-se obsoleto e foi colocado de lado pela inauguração do Novo Pacto, na morte de Cristo. O dízimo foi o sistema de impostos e taxas ordenado por Deus sob o sistema teocrático do Velho Testamento.

Se alguém deseja dar o dizimo realmente (literalmente) de acordo com as Escrituras, teria que fazer o seguinte:

1 – Deixar seu trabalho e comprar uma terra, de modo que possa criar gado, plantar e colher (grãos, verduras e frutas).

2 – Encontrar algum descendente de Levi para sustentar, e esse a um descendente do levita Arão, que seja sacerdote no templo, em Jerusalém.

3 – Usar suas colheitas para observar festas religiosos do Velho Testamento – Páscoa, Pães Asmos, Pentecostes, Tabernáculos – quando, como e onde Deus ordenou, literalmente.

4 – Começar a dar pelo menos vinte por cento de todas as suas colheitas e rebanhos a Deus.

5 – Por fim, esperar que, com toda certeza, Deus amaldiçoe sua nação (em oposição ao próprio crente) com grande insuficiência material se ela for infiel, ou a abençoe com grande abundância material se for fiel.

Penso que todos devam concluir que isto é completamente absurdo. Reconhecemos que Cristo aboliu o sacerdócio levítico, os sacrifícios de animais e as festas religiosas do Velho Testamento. Bem, se isto é verdade, por que estamos tentando  manter o dízimo, que foi parte e parcela de todas essas ordenanças do Velho Testamento?

Aqueles que defendem a entrega do dízimo em Malaquias 3, 10 deveriam, então, transformar as igrejas em celeiros para saciar a fome dos necessitados.

NOVA ALIANÇA

Devemos lembrar que houve um hiato de 400 anos – alguns afirmam 430 anos, o mesmo período que os Israelitas ficaram como escravos dos Egípcios – entre o profeta Malaquias, da Velha Aliança, e o surgimento do profeta João Batista, preparador da Nova Aliança.

JOÃO BATISTA

Se para Malaquias o dízimo era de suma importância, para João Batista o dízimo era irrisório perto da realidade daquilo que Deus faria por meio de Cristo Jesus.

Caio Fabio afirma que o dízimo é um excelente ponto de partida, mas um péssimo ponto de chegada.

Lucas 3, 2-18:

Sendo Anás e Caifás sumos sacerdotes, veio no deserto a palavra de Deus a João, filho de Zacarias. E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados; segundo o que está escrito no livro das palavras do profeta Isaías, que diz: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai as suas veredas. Todo o vale se encherá, E se abaixará todo o monte e outeiro; E o que é tortuoso se endireitará, E os caminhos escabrosos se aplanarão; E toda a carne verá a salvação de Deus.

Dizia, pois, João à multidão que saía para ser batizada por ele: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira que está para vir? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento, e não comeceis a dizer em vós mesmos: Temos Abraão por pai; porque eu vos digo que até destas pedras pode Deus suscitar filhos a Abraão. E também já está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não dá bom fruto, corta-se e lança-se no fogo.

E a multidão o interrogava, dizendo: Que faremos, pois?

E, respondendo ele, disse-lhes: Quem tiver duas túnicas, reparta com o que não tem, e quem tiver alimentos, faça da mesma maneira.

E chegaram também uns publicanos, para serem batizados, e disseram-lhe: Mestre, que devemos fazer?

E ele lhes disse: Não peçais mais do que o que vos está ordenado.

E uns soldados o interrogaram também, dizendo: E nós que faremos? E ele lhes disse: A ninguém trateis mal nem defraudeis, e contentai-vos com o vosso soldo.

E, estando o povo em expectação, e pensando todos de João, em seus corações, se porventura seria o Cristo, respondeu João a todos, dizendo: Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar a correia das alparcas; esse vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.

Ele tem a pá na sua mão; e limpará a sua eira, e ajuntará o trigo no seu celeiro, mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga.

E assim, admoestando-os, muitas outras coisas também anunciava ao povo.

Apenas uma observação a respeito de João Batista: pense bem que tipo de pregador era este. Não usava roupas de grife, não comia nos melhores restaurantes, não morava nas melhores casas, não pregava nos melhores lugares, não anunciava para agradar seus espectadores e, ainda, dizia-se indigno. Mesmo assim Cristo o chamou de o maior homem nascido de mulher. Quanta diferença dos pregadores de hoje em dia, que até se autoproclamam doutores em divindade!

JESUS

Cristo não colocou vinho novo (graça) em odres velhos (lei) (Marcos 2, 22).

Jesus cita o dízimo apenas duas vezes e o faz para expor a hipocrisia dos fariseus.

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho e desprezais o mais importante da lei, ojuízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas (Mateus 23, 23).

Essa passagem em Mateus é repetida de forma similar em Lucas, capítulo 11, verso 42. Em ambos os casos, é importante notar que o dízimo tinha a ver com ervas que serviam de condimentos e eram cultivadas no quintal (o produto do campo), não com dinheiro.

Na Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH), assim está escrito:

Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês dão a Deus a décima parte até mesmo da hortelã, da erva-doce e do cominho, mas não obedecem aos mandamentos mais importantes da lei, que são o de serem justos com os outros, o de serem bondosose o de serem honestos. Mas são justamente estas coisas que vocês devem fazer, sem deixar de lado as outras.

Àqueles que querem legitimar o dízimo usando estas passagens, com o argumento que Jesus disse: deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas, quero lembrar que:

1 – Jesus estava se dirigindo aos fariseus, judeus legalistas que viviam na dispensação da lei.

2 – Do mesmo modo Jesus dirigia-se aos judeus curados por Ele (Mateus 8, 2-4; Marcos 1, 40-45; Lucas 5, 12-16; Lucas 17, 11-14).

3 – Jesus, ainda em vida, estava também debaixo da lei (Mateus 5, 17).

4 – A dispensaçào da graça só teve validade após o sacrifício de Cristo na cruz do calvário ( capítulo 9 de Hebreus: qué obra maravilhosa!).

5 – Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz (I Pedro 2, 9).

Outra passagem se encontra em Lucas 18:12: Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo .

Jesus, nessa passagem, está ensinando a parábola acerca do fariseu e do cobrador de impostos. Cristo põe estas palavras na boca dofariseu, que via a si mesmo como justo: dou os dízimos de tudo quanto possuo. Cristo está enfatizando que o homem confia em suas obras para ser aceitável por Deus, todavia, a despeito do melhor que faça, não é justificado aos olhos de Deus.

Infelizmente esta tem sido a doutrina não somente pregada, mas ensinada em muitos círculos religiosos: toda sorte de bênçãos em nossas vidas são advindas da nossa fidelidade em dizimar e ofertar. Como se o dízimo fosse uma vacina contra todos os males, como enfermidades, falências, problemas matrimoniais etc.

Cristo foi na direção inversa a esta percorrida por muitas igrejas “atuais”. Vejamos:

Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro (Mateus 6, 24).

***

Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus (Mateus 19, 23).

***

E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância; E ele arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! Esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus (Lucas 12, 16 a 21).

***

Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente.

Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele; e desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas.

E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.

E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.

Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado (Lucas 16, 19-25).

***

E perguntou-lhe um certo príncipe, dizendo: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?

Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom, senão um, que é Deus. Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe.

E disse ele: Todas essas coisas tenho observado desde a minha mocidade.

E quando Jesus ouviu isto, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-me.

Mas, ouvindo ele isto, ficou muito triste, porque era muito rico.

E, vendo Jesus que ele ficara muito triste, disse: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!  (Lucas 18, 18 a 24)

***

Jesus afirmou salvação apenas na casa de Zaquel, quando esse converteu também o bolso:

E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando.

E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico.

E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura.

E, correndo adiante, subiu a um sicômoro para o ver; porque havia de passar por ali.

E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa.

E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente.

E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador.

E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.

E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão (Lucas 19, 1 a 9).

***

O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração(Lucas 4, 18).

***

Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração (Mateus 6, 19-21).

***

Ai de vós, os ricos! Porque tendes a vossa consolação (Lucas 6, 24).

***

Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição (I Timóteo 6, 9).

***

São essas as verdades ensinadas pela igreja de Cristo? Ou temos visto outro Evangelho sendo anunciado? Pois me parece que transformaram Deus em um tipo de gênio da lâmpada, disposto a realizar todas as nossas vontades, dependendo do tanto que estamos dispostos a “investir”, “ofertar” ou “dar de dízimo”.

Não se esqueçam que Jesus foi trocado por dinheiro. Judas, ao perceber que o reino de Cristo não consistia em poder material, procurou um meio de obter lucro por conhecê-lo. Será que muitos não são agem assim hoje, dizendo que conhecem a Deus para obter benefícios?

A estes que pensam que conhecem a Deus, quão duro será ouvir da própria boca d’Ele: E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade (Mateus 7, 23).

*** Naquilo que Jesus venceu o diabo ao ser tentado,e justamente no que a “igreja”sucumbiu .

Pois só anunciam um “Deus”de provisão,que esta disposto a transformar todas nossas montanhas em pães.

Se acham detentoras dos poderes celestiais, ordenam,determinam,declaram e não somente mandam nos anjos,como mandam no próprio Deus.

E só se preocupam em expandir “Seus”reinos aqui na terra.(Mateus 4:1 ao 11)

E naquilo também que Jesus se levantou contra, que era o que os religiosos estavam fazendo na casa de Deus: E, entrando no templo, começou a expulsar todos os que nele vendiam e compravam (Lucas 19, 45).

***

Trata-se daquilo em que transformaram a igreja hoje. Há de tudo dentro dos templos: lanchonetes, livrarias, locadoras e até discotecas; sem dizer da infinidade de amuletos vendidos. Seria de fazer Lutero, se fosse vivo, corar de vergonha.

Aliás, acho que este foi um dos grandes erros de Lutero: em vez de ter feito uma Reforma, deveria ter feito uma implosão e começado tudo de novo. (talvez seja porque não havia dinamite naquela época)

Qual a diferença entre Tetzeu (celebre clérigo católico cobrador de indulgências da época da Reforma) e os vendilhões dos templos modernos, onde se cobra por tudo, de pregações a testemunhos, e em que, quanto mais famoso o palestrante ou espetacular o testemunho, mais alto é o cachê?

Já ouvi, da própria boca de um representante de uma editora de livros evangélicos, que a grande maioria das publicações é feita apenas para encher livrarias e bolsos de “notórios” escritores, e que quanto mais atrativo for o título ou inovadora a proposta, mais vendáveis serão.

Há livros que ensinam a emagrecer pela oração e que prometem de tudo, até tentam explicar quem seria o “pai” de Deus. Sem dizer dos que contém “fórmulas mágicas” para solucionar qualquer problema. E os mais absurdos são aqueles com sermões prontos, para toda e qualquer ocasião, ou os que mostram como encher os templos (ou seria os bolsos?) daqueles que se dizem interessados na casa do Senhor.

Só existe um caminho, uma verdade e uma razão na vida:

Pois eu vos digo que está aqui quem é maior (Jesus) do que o templo (Mateus 12, 6).

ANANIAS E SAFIRA

Muitos alegam que Ananias e Safira foram mortos por Deus porque não entregaram o valor integral da sua oferta. Na verdade, a lição ensinada ali era contra a hipocrisia – pois não adianta entregar o exterior, sem antes entregar totalmente o interior.

Atos dos apóstolos 5, 1-5:

Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade, e reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos.

Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração?Não mentiste aos homens, mas a Deus.

E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram.

Percebam um grande contraste entre a oferta de Ananias e Safira e a da viúva pobre:

Vindo, porém uma viúva pobre depositou ali duas pequenas moedas correspondentes a um quadrante. E, Jesus, chamando seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta viúva pobre depositou no gazofilácio mais do que o fizeram todos os ofertantes. Porque todos eles ofertaram do que lhe sobrava; ela, porém, da sua pobreza deu tudo quanto possuía, todo o seu sustento (Marcos 12, 41-44).

Este é outro absurdo praticado pelas igrejas de hoje. Em vez de jogar redes sobre todos os tipos de peixes, é jogada a salva (recipiente onde se recolhem as ofertas, parecido com um coador de café (acho que é dali que coam mosquitos e engolem camelos) com o intuito, não de fisgar o peixe, mas de rapinar seus pertences.

Depois de muito tempo, convenci um grande amigo a ir a uma reunião comigo, onde um pregador famoso estaria ministrando. Nem bem havia começado o encontro, resolveram tirar ofertas. Quando passaram a salva ao meu amigo, ele me olhou é disse: Mal entrei neste clube e me estão cobrando entrada, imagine quanto vai me custar ser sócio? Não preciso nem dizer que ele nunca mais colocou o pé dentro de uma igreja.

Oferta é um ato espiritual, que Deus só requer daqueles que têm uma aliança com Ele.

Sem fé é impossível agradar-Lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que é galardoador dos que o buscam (Hebreus 11, 6).

E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.

E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister (Atos dos apóstolos 2, 44-45).

***

Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. (I Coríntios 2, 14-15)

***

Porque a administração deste serviço não só supre as necessidades dos santos, mas também é abundante em muitas graças, que se dá a Deus.

Visto como, na prova desta administração, glorificam a Deus pela submissão, que confessais quanto ao evangelho de Cristo, e pela liberalidade de vossos dons para com eles, e para com todos (II Coríntios 9, 12-13)

***

Não vou discorrer sobre o Velho Testamento, onde ofertas só eram requeridas do povo de Deus, pois seria necessário mais um capítulo apenas para este assunto. Como meu interesse é permanecer no solo da graça, sigamos adiante.

Para que, no caso de eu tardar, saibas como se deve proceder na casa de Deus, a qual é a igreja do Deus vivo, coluna e esteio da verdade (I Timóteo 3, 15).

O APóSTOLO PAULO e AS OFERTAS

I Coríntios 16, 1-2:

Ora, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar.

No texto acima, o apóstolo Paulo dá direções à igreja de Corinto: é em proporção a quanto cada um tem prosperado que se deve dar na coleta para os santos em Jerusalém, os quais estavam em grande pobreza e passando por enormes aflições.

Embora não exista menção ao fato de os santos em Corinto darem um dízimo (ou qualquer outra percentagem imposta), eles são instruídos a darem proporcionalmente a sua prosperidade. O foco é simples: aqueles com mais dinheiro deem mais, aqueles com menos dinheiro, podem dar menos. Nada mais claro nem mais simples.

Atos dos apóstolos 11, 29:

E os discípulos determinaram mandar, cada um conforme o que pudesse, socorro aos irmãos que habitavam na Judeia.

Foi proporcionalmente aos seus meios que os irmãos em Antioquia ofertavam aos irmãos que sofriam na Judeia. Em outras palavras, deram de acordo com suas capacidades.

II Coríntios 9, 7:

Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.

Aqui, Paulo orienta para que seja dado aquilo que há proposto em cada coração. Note que o apóstolo não diz quanto dar, nem impõe uma percentagem fixa como padrão. Ele simplesmente diz que, decidida a quantia, deve-se ir em frente e efetivar o ofertar.

Muitas vezes, no instante em que vemos uma necessidade, determinamo-nos a dar certa quantia, mas depois, quando o tempo de dar nos alcança, somos tentados a voltar atrás (ou ficar aquém). Paulo ensina que devemos ser fiéis em fazer o bem segundo o que já tínhamos proposto em nosso coração.

É importante notar igualmente que o apóstolo Paulo deixa o valor a critério dos coríntios. Não devemos permitir que outras pessoas nos manipulem ou nos intimidem, psicologicamente ou de qualquer outra forma, levando-nos a ofertar por um sentimento de culpa ou pressão. Não pode haver nenhuma compulsão externa em nosso dar; o valor tem que vir de nossa própria decisão.

Os textos do Novo Testamento nos ensinam que Deus deixa por nossa conta a decisão sobre o valor das contribuições. Sim, devemos ofertar em proporção aos nossos meios e a como Deus nos têm prosperado, mas, ao final, somos livres para dar aquilo que temos desejo. Quão libertador isto é! Principalmente quando consideramos as táticas manipuladoras que muitas igrejas usam para arrancar dinheiro de seus fiéis.

O PROPÓSITO DAS NOSSAS OFERTAS

Devemos usar nosso dinheiro para satisfazer que tipos de necessidade? O Novo Testamento nos dá alguma luz sobre este importante assunto?

As Escrituras são muito claras nesta área. O Novo Testamento ensina que há três propósitos para o nosso ofertar:

1. Satisfazer as necessidades dos santos

Este tema é como um fio que permeia toda a Escritura. Consideremos alguns textos:

E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister (Atos dos apóstolos 2, 44-45).

***

O espírito de amor e generosidade era tão grande, na igreja primitiva, que os crentes, de própria vontade e  alegremente, abriram mão de suas próprias propriedades e possessões, para ministrarem às necessidades dos outros santos. Eles chegaram mesmo ao ponto de vender suas terras e casas para tomarem conta um do outro (Atos dos apóstolos 4, 34).

***

Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus?(I João 3, 17)

***

E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé (Gálatas 6:9-10).

***

Embora o façamos bem não seja claramente definido, seguramente incluiria o ofertar para satisfazer as necessidades dos domésticos da fé.

Em adição a estes textos, lemos também em Mateus, capítulo 25, versos 31 a 40, que, quando Cristo voltar, separará as ovelhas dos bodes. As ovelhas são descritas como aqueles que alimentaram Cristo quando ele estava faminto, deram-lhe de beber quando estava sedento, vestiram-no quando estava nu. Quando as ovelhas replicam: Senhor, quando (...) e te demos de comer?  (...) e te demos de beber?(...) e te hospedamos?(...) e te vestimos?(...) e fomos ver-te? Cristo responde: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.

Jesus, então, nos diz claramente que, quando usamos nosso dinheiro para vestir e alimentar os irmãos de Cristo – que, de acordo com Mateus, capítulo 12, verso 50 é qualquer que fizer a vontade de meu Pai (Deus) que está nos céus – estamos ministrando a ele.

Ademais, I Timóteo, capítulo 5, verso 16, dá instruções sobre como a igreja deve sustentar viúvas desvalidas. Ainda mais, temos visto, nos textos já citados, as muitas exortações do apóstolo Paulo para ofertar aos santos pobres em Jerusalém. Portanto, é bastante claro que uma das prioridades do ofertar no Novo Testamento é satisfazer as necessidades dos santos.

2. Satisfazer as necessidades dos obreiros cristãos

Além de usar o dinheiro para satisfazer as necessidades dos nossos irmãos e irmãs em Cristo, as Escrituras também nos levam a utilizá-lo para sustentar os que trabalham na obra do Senhor. Consideremos as seguintes passagens:

Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina; Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário (I Timóteo 5, 17-18).

Neste texto, honra significa mais do que estima e respeito, pois, no verso 3 do mesmo capítulo, Paulo manda a Timóteo: Honra as viúvas que verdadeiramente são viúvas. Honrar estas viúvas é provê-las (verso 8) e assisti-las (verso 16).

Quando menciona honrar os anciãos que trabalham duramente na pregação e ensino da Palavra, imediatamente depois de falar que é preciso honrar as viúvas, Paulo tem a mesma coisa em mente: prover e assistir aos anciãos financeiramente, de modo que possam dedicar-se ao trabalho na Palavra.

Um ancião que ensina é como um boi a que se deve permitir comer enquanto está debulhando. Em outras palavras, enquanto está trabalhando com todo esforço. Ele também é como um operário, digno de seu salário. A uniforme prática apostólica do Novo Testamento foi a de apontar anciãos para superintenderem as igrejas que os apóstolos plantavam. Paulo simplesmente está dirigindo as igrejas a proverem e assistirem financeiramente estes anciãos, de modo que possam dar seu tempo à tarefa de ministrarem ao rebanho.

I Coríntios 9, 6-14:

Ou só eu e Barnabé não temos direito de deixar de trabalhar? Quem jamais milita à sua própria custa? Quem planta a vinha e não come do seu fruto? Ou quem apascenta o gado e não se alimenta do leite do gado? Digo eu isto segundo os homens? Ou não diz a lei também o mesmo? Porque na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi que trilha o grão. Porventura tem Deus cuidado dos bois? Ou não o diz certamente por nós? Certamente que por nós está escrito; porque o que lavra deve lavrar com esperança e o que debulha deve debulhar com esperança de ser participante. Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito que de vós recolhamos as carnais? Se outros participam deste poder sobre vós, por que não, e mais justamente, nós? Mas nós não usamos deste direito; antes suportamos tudo, para não pormos impedimento algum ao evangelho de Cristo. Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que de contínuo estão junto ao altar, participam do altar? Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho.

Nesta passagem Paulo clama o direito dos apóstolos de se absterem de trabalhos seculares e de receberem o sustento material daqueles a quem serviam. De fato, Paulo assevera que o Senhor mandou àqueles que proclamam o evangelho que obtenham seu viver também do evangelho.

Filipenses 4, 15-18:

E bem sabeis também, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo com respeito a dar e a receber, senão vós somente; Porque também uma e outra vez me mandastes o necessário a Tessalônica. Não que procure dádivas, mas procuro o fruto que cresça para a vossa conta. Mas bastante tenho recebido, e tenho abundância. Cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro de suavidade e sacrifício agradável e aprazível a Deus.

Neste texto o apóstolo declara expressamente que a dádiva enviada pelos filipenses, um fragrante aroma, foi um sacrifício aceitável agradável a Deus. O próprio Deus nos tem dado sua aprovação para usarmos nosso dinheiro para sustento de fiéis obreiros cristãos. Portanto, é importante que o povo de Deus utilize seus recursos financeiros para sustentar quer sejam anciãos de uma igreja local, evangelistas itinerantes ou missionários.

3. Satisfazer as necessidades dos pobres

Em adição ao uso do dinheiro para satisfazer às necessidades dos santos e obreiros cristãos, as Escrituras também nos mandam utilizá-lo na satisfação das necessidades dos pobres. Considere os seguintes textos:

Vendei o que tendes, e dai esmolas. Fazei para vós bolsas que não se envelheçam; tesouro nos céus que nunca acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói. Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração (Lucas 12, 33-34).

***

Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade (Efésios 4, 28).

Aqui a pessoa que sofre a necessidade não é identificada como crente, mas presumivelmente pode ser qualquer um padecendo de privação.

A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo (Tiago 1, 27).

Visitar órfãos e viúvas deve ser mais que uma ocasião social. Está implícita, na declaração, a ideia de que ajudá-los requer ofertar sacrificialmente.

Como vimos, podemos sumarizar o ensino do Novo Testamento sobre o propósito do ofertar para:

1. satisfazer as necessidades dos santos,

2. satisfazer as necessidades dos obreiros cristãos,

3. satisfazer as necessidades dos pobres.

Note a similaridade do dízimo da Velha Aliança com a oferta da Nova Aliança:

VELHA ALIANÇA
NOVA ALIANÇA

O dízimo podia ser comido pelo dizimista.
A oferta é destinada a satisfazer as                                   necessidades dos santos.

O dízimo deveria sustentar os levitas.
. A oferta deve satisfazer as necessidades dos obreiros cristãos

O dízimo deveria socorrer órfãos, viúvas e necessitados.
. A oferta deve satisfazer as necessidades dos pobres

JÁ QUE FALAMOS DE UMA NOVA ALIANÇA

VAMOS AO TEXTO QUE POR SI SÓ NOS EXPRICA TUDO:

Hebreus, capítulo 7, que recapitula a experiência de Abraão dando o dízimo a Melquisedeque. O dízimo é apresentado como lei a partir do verso 5, dentro do sistema levítico:

E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar os dízimos do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que estes também tenham saído dos lombos de Abraão (Hebreus 7, 5).

A lei citada é a lei de Moisés, lei que obrigava o israelita a levar os

dízimos para os levitas. Segundo esta lei, os levitas tinham o direito de tomar os dízimos do povo de Israel. Isso era lei! Lei completamente vinculada ao ministério sacerdotal dos levitas.

Os versos 6-10 do mesmo capítulo falam sobre o fato de Levi, por meio de Abraão, seu bisavô, ter pago o dízimo a Melquisedeque. Isso mostra a superioridade da ordem de Melquisedeque sobre a levítica.

A lei que já tinha sido citada no verso 5 é mencionada uma segunda vez no verso 11, novamente dentro de um contexto levítico:

De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (pois sob este o povo recebeu a lei), que necessidade havia ainda de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e que não fosse contado segundo a ordem de Arão? (Hebreus 7, 11)

Perceba que em nenhum momento das várias vezes em que o capítulo menciona Abraão dando dízimo para Melquisedeque é dito ou sugerido que Abraão o fez por força de lei. A lei para o dízimo aparece apenas no contexto levítico.

O verso 12 é o ponto de ruptura:

Pois, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei (Hebreus 7, 11-12).

Esta é a terceira vez que a palavra lei aparece neste capítulo. O verso claramente refere-se às leis do sacerdócio levítico, o que obviamente inclui a lei do dízimo citada nos versos 5 e 11. Estas leis são mudadas no momento em que Cristo morre, ressuscita e torna-se sumo-sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque.

Este é o momento de ruptura do antigo modelo. Cai o sacerdócio levítico com todas as suas leis e surge um novo modelo encabeçado por Cristo e descrito entre os versos 13-17. Quando lemos que o sistema sacerdotal levítico caiu e, como consequência, suas leis também, conclui-se que a lei de que este capítulo fala trata do dízimo.

O tema principal de Hebreus 7 é a supremacia do novo modelo sacerdotal. A abolição da lei que obrigava a entrega do dízimo aos levitas é apenas citada para ilustrar a falência do antigo modelo sacerdotal. A palavra dízimo é citada sete vezes nos primeiros 9 versos do capítulo. Isso mostra quão forte foi o argumento do dízimo na defesa da tese principal. Fica claro que, quando o modelo levítico é superado, as leis atreladas a ele também sucumbem.

Se alguns ainda duvidam da anulação desta lei, basta continuar a leitura do capítulo.

Pois, com efeito, o mandamento anterior é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade (pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou), e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual nos aproximamos de Deus (Hebreus 7, 18-19).

Que lei é aplicada hoje?

Hoje em dia, não vivemos sob a lei de Moisés. Jesus a aboliu por sua morte (Efésios 2, 14-15). Estamos mortos a essa lei para que possamos estar vivos para Cristo (Romanos 7, 4-7). A lei gravada nas pedras, no Monte Sinai, extinguiu-se e a Nova Aliança permanece (II Coríntios 3, 6-11).

A lei funcionou como um tutor para trazer o povo a Cristo, mas não estamos mais sob suas regras (Gálatas 3, 22-25). Aqueles que desejam estar sob a lei abandonam a liberdade em Cristo e retornam à escravidão (Gálatas 4, 21-31), decaem da graça e separam-se de Jesus (Gálatas 5, 1-6).

Não temos o direito de retornar à guarda do sábado, à circuncisão, aos sacrifícios de animais, às regras especiais sobre roupas, à pena de morte para os filhos rebeldes, ao dízimo e a qualquer outro mandamento da lei de Moisés.

Vivemos sob a autoridade de Cristo. Ele é o mediador desta Nova Aliança (Hebreus 9, 15). Seremos julgados por Suas palavras (João 12, 48-50) e temos a responsabilidade de obedecer a tudo o que Jesus ordena (Mateus 28, 18-20).

Essa, porém, não é uma boa notícia aos avarentos. Primeiro, porque temos que nos dar totalmente a Cristo, que se entregou totalmente por nós (Efésios 5, 2). Segundo, porque os avarentos não entrarão nos céus (I Coríntios 6, 10).

Àqueles que defendem que Cristo ordenou o dízimo em Mateus 23, 23 e Lucas 11, 42, peço que prestem atenção à esta passagem: 

Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus (Mateus 5, 20).

Lembrando aos soberbos também:

Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, aavareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem (Marcos 7, 21-23).

***

Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo (I João 2 : 16).

O que está aqui escrito nesta obra não parte somente de meus pensamentos; garimpei as “minas” citadas na Bibliografia com muito esmero até achar pepitas preciosas.

Sei que existe muita gente sincera que, por força da tradição religiosa ou por falta de um conhecimento mais profundo das Sagradas Escrituras, tem estado presa ou tem prendido outras em ensinamentos errôneos.

Sei também que há muita gente mal intencionada, sobre as quais Paulo advertiu Timóteo:

Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, é soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas, contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja fonte de lucro; aparta-te dos tais (I Timóteo 6, 3-5).

Pedro também advertiu-nos:

E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita. (2 Pedro 2, 1-3)

E o próprio Deus adverte aqueles que em Sua igreja buscam apenas riquezas temporais:

Como dizes: rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas (Apocalipse 3, 17-18).

Espero que o explanado aqui tenha sido, no mínimo, colírio para seus olhos e, na melhor das hipóteses, uma cirurgia de catarata. Tive que ser enfadonho no excesso de textos e argumentos por que sei que existem advogados especialistas em achar brechas na lei, para invalidá-la. Como sei também que hoje existem especialistas em encontrar brechas na graça a fim de anulá-la.

Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho; o qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo.

Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes,seja anátema (Gálatas 1, 6-9).

Não sou teólogo, sou apenas um servo que ama e defende a Bíblia como regra de fé. Jamais quis saber além do que convêm, e estou também disposto a aprender. Não sou o dono da verdade. Cristo o é.

Aprendi com um querido professor, que hoje está na glória: Sempre navegue no meio do rio, pois nas beiradas estão as galhadas. Que possamos achar equilíbrio, pois sem ele tudo desmorona.

Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito (Efésios 2, 20-21)

Apresentei esse estudo a um dos líderes de uma das maiores denominações do país, que disse concordar com tudo. Ele não faria nada, no entanto, para não mexer com a tradição da igreja.

Invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição, que vós ordenastes. E muitas coisas fazeis semelhantes a estas (Marcos 7, 13).

Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que portradição recebestes dos vossos pais (I Pedro 1, 18).

Como disse, não sou teólogo, mas um mineirinho contador de causos com o atrevimento de mexer na cumbuca da teologia. Por isso, finalizo a obra com o “causo” a seguir.

IRMÃO JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO

(uma fábula verdadeira)

Era uma vez em uma terra não muito distante,uma pobre viúva e seu único filho,um dia ela o chamou  e, disse-lhe:João,acabou o dinheiro e a comida,vá até à cidade e venda nossa vaquinha, pois é o único bem que nos resta,não temos mais nada para sacrificar,só um  milagre para nos ajudar.Já fiz de tudo,tomei banho com água do rio Jordão e com sabonete de extrato de arruda,plantei uma roseira ungida,andei pelo corredor de sal grosso,recebi a oração dos 318 duendes(ou seriam doentes)fiz quebra de maldição pensando em não quebrar financeiramente;fiz cura interior para poder “perdoar Deus”e paguei todas as prestações do meu carne de contribuição, “colunas na casa de Deus”e nada adiantou.

       João pegou então a vaquinha e foi sacrificar sua última esperança,quando encontra pelo caminho um senhor que tinha a aparência como de anjo e lhe faz a seguinte proposta:tenho aqui 3 feijões mágicos chamados: Pai,Filho e Espírito Santo,com eles você terá a resposta para tudo aquilo de que você precisa(não para aquilo que você deseja)

Estes feijões te darão: amor,gozo,paz,longanimidade,benignidade,bondade,fé,mansidão, temperança ,domínio próprio e acima de tudo perdão e salvação.

       Ele voltou todo saltitante de tanta alegria, pois tinha certeza de que havia encontrado a pérola de grande valor,havia encontrado um tesouro escondido.

       Não esperava a hora de contar estas boas novas para sua mãe e para todos que encontrasse pelo caminho.

       Mas quando chegou à casa,para sua surpresa a notícia trouxe mais tristeza do que satisfação, sua mãe queria uma resposta para esta vida,não para uma vida posterior,já que as pessoas só acreditam no milagre quando vêem o santo.e só querem  resolver seus problemas, não o dos outros.

        Ela ficou furiosa e gritou com seu filho:Como vou viver como uma Rainha?Como vou viver como filha do Rei?..como vou viver segundo as “profecias “ que recebi da irmã maricotinha?

Como?com um filho burro como este que tenho!!!

       Como castigo o trancou dentro do quarto,e o obrigou a assistir a todos estes programas “evangélicos”de testemunhos que passam na televisão,e jogou fora os 3 feijões pela janela.

       Mas aquelas sementes caíram em boa terra, que cresceram e fizeram-se árvores,e em seus ramos se aninharam as aves do céu.

       Deus dá aos seus enquanto dormem, e João dormia tranqüilo pois sabia que aquelas sementes ele havia conseguido não com sacrifício,mas com FÉ.

       Quando acordou viu aquela enorme árvore, que fazia sombra aos cansados e produzia frutas para alimentar os famintos;ele a chamou de GRAÇA,mas quanto mais ele olhava,mais ele duvidava :Como pode ser a GRAÇA tão grande,tão enorme,pensava.

       Ele começou então a tentar medir a GRAÇA, começou sua árdua tarefa,escalando,subindo,pois não sabia ele que a GRAÇA só pode ser medida de Cima para baixo,não de baixo para Cima,já que suas raízes não nascem na terra,porem no Céu.

       Algo interessante então acontecia: quanto mais ele se esforçava,menos a jornada rendia.

       Quanto mais ele descansava,mais a jornada rendia.

      Ele resolveu então,se deitar em suas folhas e deixar que seus ramos o levassem ao seu destino.

    Quando ele chegou ao topo,ficou maravilhado com tantas coisas belas que encontrou lá: gente de todas as raças,cores e crenças cantavam alegremente,livres de todos os jugos,dores e preocupações de lá debaixo.

     As ruas eram de ouro,o mar de cristal,os muros de jaspe e os portões de perolas.

E o sol de JUSTIÇA.

     Mas ele observou ao longe algo que destoava daquele lugar, um CASTELO.

Quando de repente se aproxima uma linda mulher(poderia ser uma ANJA,mas ANJO não tem sexo!) e se apresenta:meu nome é AMOR, e pergunta:que aflige seu coração,João???

     O que é aquele castelo e quem mora lá???pergunta intrigado por pensar que havia pessoas” ricas e abastadas”  ou outra classe social naquele lugar.

    Não se preocupe,aquilo que você vê é só Joio(plantado pelo inimigo),aquele castelo se chama “IGREJA” e quem mora lá é um gigante malvado da tribo dos Apostozeus conhecido como “APÓSTOLO” ele pensa que é grande,mas é o menos importante aqui.

Ele pensa que manda,mais se esqueceu que quem manda aqui,é quem serve.

    Mais curioso como só ele, João foi então fazer uma visita,para tirar algumas dúvidas.

Mas a caminhada foi muito difícil, pois teve que caminhar toda estrada da RELIGIÃO,  percorrer o abismo dos  RITUAIS e atravessar  as pontes dos DOGMAS e das   DOUTRINAS.

   Quando chegou percebeu um grande letreiro de néon na porta de entrada, carros importados na garagem,um enorme livraria,onde se encontravam livros que explicavam até quem foi o pai de Deus.

   E mais de 1001 fórmulas de como ser bem sucedido lá embaixo.

Mais o que mais chamou sua atenção foi uma enorme torre de um canal de televisão sobre o telhado do castelo.

  Entrou e ficou de espreita,quando observou aquele gigante vindo elegantemente vestido num colossal terno Armani, e sentar-se  em sua enorme poltrona,que mais parecia um trono.

   Chamou seus súditos (ou membrezia, ou como queiram chamar) e pediu(alias,ordenou)tragam a galinha que bota ovos de ouro e a harpa que canta!

  Trouxeram a gaiola e a harpa e colocaram em cima da mesa (ou seria altar) João observou que o nome que estava na gaiola  na qual a galinha estava presa era DIZÍMO,

E o nome que estava entalhado na harpa cantante era UNÇÃO LEVÍTICA.

  O gigante gritava então à galinha: bote um ovo de ouro agora, senão eu te   amaldiçôo!e a galinha temerosa botava o ovo,cada vez que ele gritava,ela botava um ovo maior ainda.

Gritava então à Harpa, cante um canto “profético” senão eu te amaldiçôo!

E a harpa punha-se a cantar sem parar, às vezes repetidamente a mesma canção,até o gigante entrar em transe.

  João se compadeceu daquele situação e pensou: vou esperar,quando o gigante cochilar,

Vou pegar a galinha dos ovos de ouro chamada DIZÍMO e a Harpa chamada UNÇÃO LEVITÍCA  e vou dar no pé.

   O gigante estava exausto,pois acabara de participar de uma MARCHA PROFÉTICA,por todo seu território.

   Pegou logo no sono.

   Como aquele ditado: “a ocasião é que faz o ladrão” se aplicava a todos ali,João,pegou a galinha e a harpa e saiu em disparada,mas ao correr a galinha cacarejou e a harpa soltou um som.

O gigante despertou e gritou: quem roubou minhas fontes de renda?e viu João correndo,e quis correr atrás ,mas como estava com a pança cheia,pois havia comido demais na CEIA DOS OFICIAIS,não conseguia alcançá-lo

   João então desceu rapidamente daquela enorme árvore,e gritou para sua mãe:

Traga logo aquele machado afiado o qual eu chamo de VERDADE!

  E cortou o tronco da árvore chamada GRAÇA,mais cortou só o suficiente para que depois ela brotasse , crescesse e florescesse novamente.

O gigante despencou lá de cima, do lugar onde “ele” construíra,e espatifou-se como Judas lá embaixo.

Dizimo_capaJoão ficou tão feliz por ter escapado de tamanha tribulação,que libertou a galinha que botava ovos de ouro chamada DIZIMO,mais antes mudou seu nome para COMPAIXÃO,mas ela não quis ir embora,e ficou botando ovos para quem era agora seu verdadeiro dono,e a Harpa chamada UNÇÃO LEVITÍCA,ele permitiu que ela cantasse somente aquilo que estivesse  em seu coração,e também mudou seu nome paraADORAÇÃO.

  E em gratidão por ter livrado aquele lugar do gigante (mais malandro,do que malvado)os habitantes lhe permitiram que batizasse também aquela cidade.

João então a chamou de LIBERDADE.

Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade?  (Gálatas 4, 16)

Bibliografia

Allan, Dennis. Tragam seus dízimos e recebam as bênçãos de Deus: é esta, hoje em dia, a vontade de Deus? www.solascriptura-tt.org/VidaDosCrentes/ComRiquezas

Almeida, Rômulo de. Origem e fim do Dízimo. www.geocities.com

Anderson, Brian. O Dízimo do Velho Testamento x O dadivar do Novo Testamento. http://teophilo.info/

Carrancho, Júlio. A mentira chamada Santo Dízimo. Tradução: Mary Schultze, 2003. www.adventistas.com

Carrancho, Júlio. Está Você Roubando a Deus? Tradução: Mary Schultze, 2003. www.adventistas.com

Fabio, Caio. Uma graça que poucos desejam.www.caiofabio.com

MacArthur Jr., John F. Deus requer que eu dê o dízimo de tudo quanto ganho? www.monergismo.com/

Nascimento, Paulo Gomes do. Abraão: Dizimista modelo? www.adventistas-bereanos.com.br

Nascimento, Paulo Gomes do. Dízimo Que Não é Dízimo! Pode? www.adventistas-bereanos.com.br

Viana, Luciana Rodrigues de A. Dízimo: contribuição da lei ou da graça? www.estudos-biblicos.com

> Dízimo, a exploração em nome de Jesus.

Comentários

  1. Encontrie aqui argumentos pertinentes. E, queria muito que as Igrejas fossem assim. Eu era de uma das participante em um templo que só prega o lado financeiro, esquecendo-se até de Cristo. Um voto, uma moeda. Não foram poucas as pessoas que deixaram o templo por causa disso e de outras coisas. Deixaram o nosso salvador. Mas graças dou a Deus por esses esclarecimentos, e vou proclamar a liberdade que temos em doar. Resgatando os que outrora se perderam. A Graça e a paz de Jesus Cristo feito em carne seja com todos.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o escrito aqui, muito me abriu os olhos. E me servirá para também ajudar meus amigos e colegas.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o escrito aqui, muito me abriu os olhos. E me servirá para também ajudar meus amigos e colegas.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o escrito aqui, muito me abriu os olhos. E me servirá para também ajudar meus amigos e colegas.

    ResponderExcluir
  5. Uma vez eu ouvi um padre dizendo que o brasileiro em geral é muito pobre, e não pode dar 10% do que ganha. Bom, décima parte, dez por cento, dízimo não é um real, a menos que seja de 10 reais. Aquilo me incomodou profundamente. Sim, eu, católico praticante então.
    Quando fui visitar uma igreja o pastor pediu ofertas e eu queria sair correndo dali. Minha questão é: o dízimo, como é feito hoje, é do diabo então? Aquilo que uma alma caridosa dá na igreja, orando exatamente Malaquias 3:33, agradecida por Deus lhe abençoar, é mentira então? Pra encher bolso de pastores? Sim, vejo igrejas que convivem muito bem com isso de não pedir dinheiro. Já ouvi falar de igrejas onde os maiores dizimistas tem vantagens e regalias, mas...e a fé? Será que não estamos combatendo Deus a favor do nosso costume, ou de algo que julgamos na carne, sendo que as coisas espirituais se discernem espiritualmente? O que eu posso dizer se já deixei de dizimar, e enfrentei lutas,e quando dizimo me vem a bonança? Claro, os abusos devem ser combatidos!!! os abusos, e não a palavra! O Senhor Jesus cumpriu a lei e os profetas, e o preço foi pago, então por que recorremos ao Velho testamento? por que temos em nossa bíblia o velho testamento? Isso é o que está sendo discutido! Estamos discutindo a Verdade? Eu descobri que a fé é uma simples questão de sim ou não. de que lado estaremos quando Ele voltar?

    ResponderExcluir
  6. Até hoje não concordo com essa forma radical de pedirem o dízimo,esse é um assunto que me preocupa muito,pois gostaria de fazer a vontade de DEUS,e não a dos homens.
    O texto acima me abriu os olhos sobre muitas questões que me incomodavam.

    ResponderExcluir
  7. Ao Novo Testamento se pode aplicar também o que dizem os rabinos da Bíblia hebraica: “Setenta caras tem a Bíblia”. “A Bíblia é como uma cova de ladrões: nela cada um pode encontrar o que quiser”.

    ResponderExcluir
  8. Olha, na verdade nem sei por onde eu posso começar, mas enfim, caro amigo autor deu uma opnião totalmente divergente da minha. Gostaria de esclarecer pelo pouco conhecimento que tenho, que não devemos usar sofisma em relação a palavra de Deus que está na biblía. Ela pode ser interpretada por várias pessoas de forma diferente, e não quer dizer que a sua forma está correta. O que me incomoda ao ler certas colocações, é a forma de exposição de pessoas como padres, pastores, e ou outros que estão em missão para com Deus, que simplesmente educam conforme a sua fé e entendimento da palavra.
    Em relação aos dizimista, cada um segue a forma como acha correto. Se o dizimo deve ser entregue antes ou depois de alcançar um graça, um voto, ou qualquer coisa, quem faz essa ligação é "homem e Deus".
    Algumas pessoas vivem atras de expor a igreja, de expor as pessoas etc. Eu me pergunto? cade o amor ao próximo, o respeito, a união. As pessoas dão porque querem, são livres, por obediencia a palavra, aos homens de Deus representado por autoridades evangélicas seja na igreja católica ou não.
    O problema é que quando meche no bolso de cada um, todos ficam ofendidos.
    Infelismente ainda não sou dizimista fiél, ainda tenho que melhorar bastante e parar de cultuar tantas outras coisas e buscar a salvação. O fato é que o Senhor vai tratar com cada um o que foi feito.
    Devemos alertar a sociedade é para união dos irmãos, sobre o amor ao proximo, sobre como enfrentar as tribulações, sobre como enfrentar as dificuldades do dia a dia e outras coisas. devemos estar disposto diariamente a ajudar nosso irmão, de pregar o evangelho, de salvar pessoas etc.
    Só uma colocação a mais! ja pensou como as igrejas sobrevivem, porque a caridade está cada vez mais escassa. Quem paga a luz da igreja, quem paga agua, quem compra equipamentos de som, quem paga as propagandas, como as igrejas ajudam os necessitados? como ajudar um país que está pasando dificuldade? como sobrevive os padres? pastores? Se ninguém quer dar o dizimo porque é sacrificio, porque não é bíblico, ou por tantas outras coisas, então não vá para igreja, vá no monte, fica em pé (sem cadeira), deixe que a luz natural o ilumine, fique sem receber o pão e o vinho proveniente dos dizimos e ofertas. Irmãos, não deixe seus olhos vedados, não se engane,seja fiel no dizimo como pede em malaquias 3 (que fala sobre o roubo no tocante aos dizimos e ofertas) apartir do versiculo " 6" e o "10" - Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos. Desde os dias de vossos pais vos desviastes dos meus estatutos, e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós, diz o SENHOR dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar? roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.
    Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação."Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.
    Tirem as conclusões que quizerem. Um abraço a todo e ATENÇÃO Deus é nosso melhor amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IRMÃO SE VOCÊ CONTINUAR SEGUINDO O ANTIGO TESTAMENTO VOCÊ SEMPRE FICARÁ ALUCIANADO ONDE,É NELE QUE A IGREJA(PEDRA)DE HOJE USA-O PARA NUDIBRIAR O POVO.O PRÓPIO CRISTO FALOU QUE ELE VEIO PARA CUPRIR A LEI, E NÃO A GENTE NOS DIA DE HOJE.O PROPIO CRISTO EM HEBREUS VEIO PARA ACABAR COM A ANTIGA LEI E CONSTITUIR UM NOVO PACTO.O PROPIO CRISTO FALOU EM JOÃO 10 QUE ELE E O VERDADEIRO PASTOR E OS QUE VIEREM DEPOIS DELE SÃO LADRÕES E SALTEADRORES.E MUITO MAIS ELE FALOU NOS EVANGELHOS,NOS ATOS DOS APOSTOLOS.PORQUE SEGUIR A HOMENS E NÃO A CRISTO.VOCÊ É CAPAZ DE SEGUIR A CRISTO, É SO FAZER O QUE ELE DEIXOU PARA NÒS.

      Excluir

    2. Olá irmão Anônimo,

      Não sei se você é Pastor ou apenas membro de uma igreja, eu sou membro de uma, na verdade sempre estive envolvido na Igreja, confessei minha fé em Jesus quando tinha oito anos de idade, isto foi há 37 anos! Eu fui membro de uma Igreja Batista, depois de uma Igreja Batista Renovada por cinco anos e depois fiquei 8 anos em uma Comunidade Evangélica e atualmente devido a proximidade de minha casa estou conhecendo uma Igreja Quadrangular. Entendo perfeitamente a necessidade de manutenção dos trabalhos da Igreja, isto eu não questiono, porém, tenho visto muita heresia e constrangimentos dos membros de igreja para dar o dízimo, na verdade, isto virou uma febre, uma verdadeira barganha, uma negociata com Deus, os pastores perderam o bom senso, a vergonha, a integridade, esqueceram a graça da nova aliança! E muita gente entendida sabe que a doutrina do toma lá da cá está errada, isto para mim é estarrecedor! Dá vontade de jogar a toalha! Eu sou do tempo da escola bíblica dominical, do tempo em que o evangelho era mais puro e os pastores menos corruptos! Eu sou do tempo que se um jovem “transava” com a namorada, ele não poderia tocar bateria ou guitarra lá na frente até se acertar com a igreja e mostrar verdadeiro arrependimento, palavrões nem pensar! Eu sou do tempo em que não existiam muitos cantores gospel que amassavam as meninas no camarim, mesmo sendo casados, bem eles nem tinham camarim! Não sou contra pastores e suas famílias viverem bem, acho que eles merecem respeito e dignidade, digo, os verdadeiros pastores, aqueles que trabalham não os vadios que só aparecem pra receber e fazer sermões medíocres e sem nexo. Eu estou cansado dos mágicos com suas feitiçarias evangélicas: rosas, lenços, toalhas, paletós, amuletos, sal grosso, fumaça, perfumes e todo tipo de fetiches ungidos em Israel.... etc.! Estou de saco cheio dos mentirosos que dizem levar pedidos para o monte Hermon...!É duro fazer uma pessoa entender quando ela está fanatizada na sua fé, escravizada pela burrice imposta. Normalmente ninguém quer enxergar que o dízimo como no velho testamento, não existe mais hoje em dia, é muito fácil ver isto, é só ler os textos com paciência e sem fanatismo. Vejam, eu também não entendia como seria possível estar errado em meus pensamentos, fiquei constrangido quando a cegueira saiu e eu vi o erro. Daí eu fiquei muito preocupado, sempre tive muito cuidado em não perturbar a Igreja, e agora, o que faço com isso pensei. Orei e pedi a Deus orientação, descobri que não posso mudar séculos de um erro que ninguém quer ver, eu decidi então continuar dando o dízimo, agora como oferta, livremente na Igreja e também fora dela, agora sem qualquer imposição, constrangimentos ou regras. Diferentemente do que alguém possa pensar, eu sempre contribuo na igreja seja na forma de oferta ou dízimo. Nunca dei desculpas para não dar dízimos, ninguém pode dizer isto de mim. Jesus virou a mesa no templo, expulsou os ladrões... os enganadores, quando ele voltar não fará o mesmo?

      H.J.Silva

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Meu amigo...esse versículo de Malaquias que vc colocou ai, onde DEUS diz estar sendo roubado....é referênte aos senhores que ao dizimar, não levavam o dizimo TOTALMENTE e sim só uma parte!!...então como sempre, a interpretação é somente focara no versículo...Leia o capítulo inteiro!.

      Excluir
  9. Porque apagou o que eu postei? não entendi? tinhas muitas verdades neh! valeu amado.

    ResponderExcluir
  10. Leiam por favor, Malaquias 2. Os Pastores sempre citam Malaquias 3:10, mas se lermos Malaquias veremos:Malaquias 2 está escrito: """"Agora, ó sacerdotes, este mandamento é para vós.""""
    Este mandamento desde o 2 até o fim foi para os sacerdotes. Não tem nada a ver com o imposto de 10% que as igrejas cobram. Isso é um acinte. Nunca aceitei isso. Comecei a pagar bonitinho, na ICM, até que um dia o ungido reuniu a igreja toda para uma reunião, uma hora antes do culto. Quando começou a reunião, ele mandou abrirmos em Malaquias 3:10, e começou a chamar a igreja de ladra, que estaríamos roubando à Deus. Aquilo ficou entalado na minha garganta. Eu que pagava bonitinho não tinha que estar ali ouvindo aquilo. Desde então comecei a procurar referências sobre esse imposto eclesiástico de 10% que leles chama de dízimo... e pasmem.... o tiro deles saiu pela culatra. Não fosse essa reunião eu estaria pagando até hoje. Mas eles mesmo me abriram os olhos, e procurei e achei várias referências na internet sobre essa safadeza que os pastores fazem e descobri também que a CCB vive de ofertas e não cobra esses 10% de imposto. E sempre que eu puder abrir os olhos dos irmãos e o farei. Você tem que dar aquilo que você sentir no coração, pois o templo paga luz, água e às vezes telefone, portanto temos que ofertar sim, mas tem que ser de coração, e nunca o que eles nos obrigam. chega de safadeza.

    ResponderExcluir
  11. O religioso é ser humano carente de conhecimento e cultura que baseia todas as suas necessidades em um amigo invisível para conseguir suportar o sofrimento da realidade da existência na no planeta Terra, drogando-se de esperança crendo em algo que nunca acontecerá.

    ResponderExcluir
  12. Obrigado pela informação.
    Foi muito util
    Nunca senti em meu coração de "devolver o dizimo" mas sim de ajudar o proximo
    Se o dizimo fosse tão essencial JC teria dado uma ordem expressa de faze-lo

    ResponderExcluir
  13. O Capítulo 15 de Atos traz uma orientação muito importante sobre os costumes e a Lei de Moisés.
    Os gentios iam se convertendo e ficou uma discussão sobre o que ensinar da Lei, já que não eram Judeus.
    Ouve até alguns fariseus que se converteram e que diziam que deveriam circuncidar os gentios que se convertiam.
    E a discussão aumentava e então se reunirão os apóstolos e os presbíteros e foram examinar a questão.
    Pedro, porém, tomou a palavra e concluiu: "Agora, pois, porque tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais puderam suportar, nem nós? Mas cremos que fomos salvos pela graça do Senhor Jesus, como também aqueles o foram. At.1510e11".
    E decidiram que alguns pontos da Lei eram essenciais, vejam At.15:24 a29, e aconselhou que a esses observassem: abster de coisas sacrificadas á ídolos, das relações sexuais ilícitas e da carne e do sangue de animais sufocados.
    Esse é todo o problema, nós concordamos, na hora, que não precisamos mais de circuncisão, a grande maioria das igrejas concordam que não vamos guardar mais os sábados e as festas, acho todas concordam que não vamos sacrificar animais, e outros tantos artigos da Lei de Moisés.
    Mas, e o dízimo? É da Lei.
    Queiram nossos Pastores ou não, é da Lei, leiam lá em Deuteronômio 14: 22 a 29, (Dt. 12:5a21 - Malaquias 4:4, Hb. 7:5).
    Pois bem, dízimo é da Lei, será esse o porquê de não ser citado como dever entre os irmãos em todo o Novo Testamento? Fala-se de doação, mas de obrigação, não.
    E, o difícil de entender, é por que foi adulterada essa Lei dos dízimos nos tempos atuais? Sim porque essa lei era muito diferente do que os nossos Pastores ensinam.
    A Lei do dízimo deixada para o povo Judeu, que você pode ler em Deuteronômio 14: 22 a 29, Dt. 26:12, era o seguinte:
    Todo ano você separava 10% do que produzia e comemorava junto com sua família, uma espécie de ação de graças. E, a cada três anos, você separava esses 10% e dava ao sacerdote, para dividir também com os órfãos, viúvas e estrangeiros nas tuas terras.
    Em que ponto da nossa história isso mudou? No primeiro século a Igreja de Cristo não dizimava, e a Bíblia encerra dizendo que nada será acrescentado, nem tirado da Palavra de Deus (Apocalipse 22: 18 a 21).
    É difícil, irmãos, por maior que seja o benefício desse dízimo para a igreja, não pode ser ensinado errado, adulterado e contrário á Palavra de Deus.

    Apoio: Cl 2:14, Ef. 2:14 a 22, Gl :1 a 14,Gl. 2:4, Gl.2: 14 a 21, Gl. 3:19, Gl 5:3, At. 15: 28 e 29 Cl 2:20 a 23, At.21:25, Rm. 2:14, Rm 3:27, Hb 8:7, 1Tm 1:8 a 11, 2 Tm 4:3, 2Pe 3:16 e Jr. 31:31 a 37.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom amigo entendi um pouco mas me esclareça, você é contra ou a favor do dizimo?
      isso ficou meio vago para mim,desculpa a falta de discernimento?

      Excluir
  14. Amados, a Biblia fala mais de dinheiro do que do inferno, entendo que não é brincadeira este assunto, pastores vivem vida de rei e não de alguém que abandona tudo em nome de Deus por amor ao próximo, na verdade eles enriquecem depois que "largam tudo" cuidado com aquilo que você ouve e pratica "Leia, estude a Biblia"

    ResponderExcluir
  15. desculpe,ams nao concordo contigo.
    Em primeiro lugar,se dermos algo obrigado,com medo de termos consequecias,ja nao é aceito por Deus.
    A biblia nos diz varias coisas; como em Malaquias 3:10.
    Se esta escrito,quem somos nós para discordarmos?
    Agora,cabe a nós,obedecermos ou não.
    Onde esta a casa do tesouro?
    Jesus não disse que a igreja somos nós?
    Se voce acha que os pastores roubam,como infelizmente esta acontecendo(porém não são todos),isso é problema deles com Deus. A sua parte voce esta fazendo.
    Se não sentires de entregar em alguma igreja,então ajude seu próximo com esses 10%!
    e no caso citado acima,me perdoe,mas eu conheço varios pastores que vivem mais pela graça,que realmente estão pregando a palavra de Deus porque a amam,e não ganham nada por isso.
    É claro,existem varios inumeros pastores,pregadores muito conhecidos que pregam por dinheiro,e tem aqueles que cobram uma certa quantia até.
    Mas,os bons não podem pagar pelos maus.
    O proprio Jesus disse que teria o joio no meio do trigo.
    Agora, não vamos deixar de ser fiéis a Deus,por causa desses pastores que roubam,não de nós,mas do próprio Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DESCULPE MÁS Ñ CONCORDO.POIS CRISTO QUANDO VEIO PARA SELAR UM NOVO PACTO COMO ESTAR ESCRITO EM HEBREUS, ELE MESMO FALOU QUE, ANTIGO É O PACTO DE MOISEIS,ONDE ESTAVA PERTO DE ACABAR.ONDE ACABANDO ESTE,FOI ABOLIDO TODOS DO ANTIGO TESTAMENTO.NÃO PODEMOS JAMAIS SEGUIR O VELHO TESTAMENTO,POIS O MESMO ESTA NA ESCRITURA PARA SABERMOS COMO DEUS SE MOSTRAVA DIANTE DOS HOMENS NAQUELA ÉPOCA.SE VOCÊ OBSERVAR CRISTO NA SUA PASSAGEM Ñ ORDENOU NINGUÉN LEVARTAR TEMPLO DE PEDRA ALGUM.POIS ELE MESMO FALOU QUE NÓS SOMOS O VERDADEIRO TEMPLO DE DEUS.NOS EVANGELHOS OS IRMÃOS SE REUNIAM EM CASAS E Ñ EM TEMPLOS,POIS OS MESMOS TEMPLOS SO SERVIAM PARA SERVIR OS FARISEUS,SADUCEUS E OUTROS GRUPOS RELIGIOSOS QUE PREGAVAM PARA SE PRÓPIO.INFESLIMENTE ISSO OCORRE NO DECORRER DOS TEMPOS ATÉ OS DIAS DE HOJE ONDE OS LÍDERES DA IGREJA (DE PEDRA) USAM A BLÍBIA(LIVRO) E NÃO AS VERDADEIRAS ESCRITURAS SAGRADAS PARA ACORRENTAR O POVO DENTRO DE QUATRO PAREDES IMPONDO SEUS DISCURSOS MIRABOLANTES PARA NUDIBRIAR AS PESSOAS QUANDO VÃO A IGREJA PARA SOLUCIONAR SEUS PROBLEMAS COMO(ANGUSTIA,DEPRESSÃO,DOGRAS,FINANCEIRO E OUTRAS COISAS MAIS),ONDE ELES CHEGAM COMO CORDEIRO PARA AJUDAR E MAIS TARDE VIRAM LOBOS DEVORADORES,SUGANDO TUDO O QUE VOCÊ TEM(PRIVACIDADE,DINHEIRO,TEMPO,CARATER,etc).UMA DAS PRINCIPAIS TÁTICAS PARA ARRANCAR DINHEIRO DA PESSOA HUMILDE É QUE SE Ñ DER O DÍZIMO AÍ VEM O DEVORADOR E ACABA COM TUDO OU VAI PASSAR POR PROVA.SE AS PESSOAS LESSEM Á BIBLIA E VERIFICASEM REALMENTE TUDO QUE ELES PREGAM DIANTE DAS ESCRITURAS MUITOS JÁ TINHAM DEIXADO ESSA TAL IGREJA DE PEDRA QUE É COISA DO MALIGNO.JESUS FALOU EM JOÃO 10 QUE ELE É O VERDADEIRO PASTOR E OS QUE VIEREM DEPOIS DELE SÃO LADRÕES E SALTEADORES.JESUS DEU A VIDA POR TODOS NÓS E NÃO TEM HOJE NINGUÉM(PASTOR)QUE FAÇA O QUE ELE FEZ.TUDO É POR INTERESSE.ESSAS SÃO ALGUMAS EXPRESSÕES:SALVEI VINTE ALMAS NA MINHA IGREJA(PEDRA),NA MINHA IGREJA(PEDRA) O FOGO É SANTO E MAIS AUGUMAS.IRMÃ TENTE COMPARAR O QUE ELES FALAM COM AS ESCRITURAS E VOCÊ VAI TER UMA VERDADEIRA SURPRESA.

      Excluir
  16. não tenho argumentos a lhe dizer além de esta certíssimo.
    passarei a acompanhar e divulgar seu blog, muito bom com bases sólidas e opiniões pessoais de sabedoria.
    tudo isso para a glória de Deus, esses templos estão caindo pois a cada vez vemos mais gente canalizando as sagradas escrituras e rompendo com essa sopa de letrinhas que vem alimentando o povo como dito:a 2000 anos.
    não procuramos prosperidade queremos salvação e comunhão com Deus.
    Paz...

    ResponderExcluir
  17. a respeito do infeliz comentario que o religioso é carente de cultura e conhecimento, é fruto de uma mente preconceituosa e ainda em trevas, outra coisa, sim, tenho um amigo invisivel, mas muito real e que vive, JESUS CRISTO,agora vai o desafio, me prove que ele nao existe e jogue seu calendario fora, por que ELE DIVIDIU O TEMPO AO MEIO, ANTES DELE E DEPOIS DELE, e vc quem é? me prove que as escrituras sao uma lenda, o livro mais vendido no mundo e mais lido em todos os tempos. tente. depois vc me fala se teve algum sucesso. mas vai um aviso, todos que tentaram desistiram ou se converteram ao Deus vivo. cuidado aquilo que vc critica e anula pode ser o que vai te condenar na eternidade, e agora quem me condena por ser discipulo de Cristo?
    quem???????????????? vc??????????? quem é vc????????????????????

    ResponderExcluir
  18. MARTINHO CIRIACO DE MATOS14 de novembro de 2012 às 13:01

    Tenho argumento contrário, segundo a nova aliança,conforme entendimento dado pelo espírito Santo.
    Prestem atenção, segundo Genese 14 Abraão deu o dízimo a Melquisedeque, voluntariamente.Nesse contexto, verifiquemos bem o que diz Hebreus 7:2, 7:11 e 7:21:
    A quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz;
    Hebreus 7:2
    “outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão?Hebreus 7:11”
    Mas este com juramento por aquele que lhe disse: Jurou o Senhor, e não se arrependerá; Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque), Hebreus 7:21.
    Ora meus caros, se Abrão dizimou a Melquedeseque e segundo Hebreus 7:21 o sacerdócio de Cristo é eterno, segundo a ordem de Melquisedeque, sem dúvida o dízimo continua, não de forma obrigatória, mas necessária para que a palavra de Deus, o Reino de Cristo seja anuciado ao mundo.
    Portanto, o dízimo continua, com Melquideseque, não obrigatório, mas necessário e isso fica provado com a doação de Abraão. Sendo para áqueles que vive na graça, na nova aliança, filhos de Abrão segundo Cristo Jesus(sacerdócio eterno)necessário seguir o exemplo do Pai Abrão, doando 10% de tudo que ganha para a obra do reino de Cristo. O exemplo de Abraão em Hebreus 7:2, serve para demonstrar que na lei nova, Segundo a ordem de Melquisedeque, o dízimo continua. A lei antiga foi ab-rogada, no entanto, existe um novo dízimo, aceito por Melquisedeque. Ora se na nova ordem, na nova aliançã não era para haver dízimo, Melquesedeque recusaria o dízimo dado por Abrão. Todavia, Mequesedeque aceitou o Dizimo e abençou Abrão, sendo Cristo levantado segundo a ordem de Melquisedeque, abençoa todos aqueles de doam o dízimo para o Melquesedeque eterno, nosso Senhor Jesus Cristo.
    Lembrem-se :Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento, e não comeceis a dizer em vós mesmos: Temos Abraão por pai; porque eu vos digo que até destas pedras pode Deus suscitar filhos a Abraão. Lucas 3:8 .
    Enfim, o Dízimo continua na Nova aliança, Melquesedeque aceitou o dízimo de Abraão e aceitará o nosso que somos filhos de Abrão, a nação escolhida.
    Meu caro Alexandre Barbado, se você se considera filho de Abrão e segue o novo Sacerdócio segundo a ordem de Melquesedeque, Jesus Cristo, passe a dizimar sem medo, o dízimo continua, todavia, deve ser dado de forma prazerosa, com amor. Se você acredita que o dízimo é mentira de 2000 anos, possivelmente, você não acredita no novo sacerdócio segundo a ordem de Melquesedeque, em jesus Cristo.Lembre-se, Melquesedeque aceitou o dízimo e abençôo Abrão. O sacerdócio de Jesus, que vem da ordem de Melquesedeque, aceita seu dízimo e te abençoará. Olha, você não ganhou inimigo pelas suas colocações, pelo contrário, ganhou almas, inclusive você comece a pensar diferente.

    ResponderExcluir
  19. MARTINHO CIRIACO DE MATOS15 de novembro de 2012 às 20:06

    Gênesis 14:18-23:Veja que NOS VERSÍCULOS CITADOS, Abraão diz que não tomaria nada do que pertencia a Melquesedeque, ele estava falando do dízimo, consequentemente, fica evidenciado que o dízimo era de Deus, para a obra do altíssimo, ou seja, 10% de tudo que ele tomou de volta deu ao sacerdote do Deus altíssimo.
    Tenho argumento, CONFORME Genesis 14:23, QUE O DÍZIMO é necessário para todos os filhos de Abraão, continua na graça, nova aliança, de acordo com a ordem de Melquesedeque, segundo o novo testamento,conforme entendimento dado pelo espírito Santo.
    Prestem atenção, segundo Genesis 14 Abraão deu o dízimo a Melquisedeque, voluntariamente.Nesse contexto, verifiquemos bem o que diz Hebreus 7:2, 7:11 e 7:21:
    Ora meus caros, se Abraão dizimou a Melquedeseque e segundo Hebreus 7:21 o sacerdócio de Cristo é eterno, segundo a ordem de Melquisedeque, sem dúvida o dízimo continua,Lucas 3:8.
    Meus caros irmãos, se vocês se consideram filhos de Abraão e seguem o novo Sacerdócio segundo a ordem de Melquesedeque, Jesus Cristo, passem a dizimar sem medo, o dízimo continua, todavia, deve ser dado de forma voluntária, com amor. Se você acredita que o dízimo é mentira de 2000 anos, possivelmente, você não acredita no novo sacerdócio segundo a ordem de Melquesedeque, em jesus Cristo.Leiam Genésis 14 e HEBREUS 7, conhecerão a verdade.
    Não amem o dinheiro, não construam tesouros na terra. Façam o Bem para com todos, contribua com a obra de cristo, cabeça da igreja, com os 10%, conforme Abraão com Melquesedeque e, atualmente o Melquesedeque chama-se Cristo, aquele que tem o sacerdócio eterno, merecedor de 100%, tudo é dele, foi feito por ele, para ele, inclusive nossa vida e a nossa salvação passará pelo seu julgamento. Colossensses 1: 15-20 ; Marcos 10: 29-30 e HEBREUS 7. Portanto, o dízimo continua, pertence ao Melquesedeque eterno, Jesus Cristo, acredite, veja com os olhos do espírito santo, não esqueça de amar ao próximo de fazer o bem a quem necessita, não sirva ao deus dinheiro, mas ao Altíssimo Deus de Abraão.Seja um dizimista fiel, não por obrigação, mas seguindo o exemplo do nosso pai Abraão, digam não quero nada do que pertence ao Melquesedeque eterno, aquele que não foi feito sacerdote pelas regras e leis humanas, mas por meio de uma vida que não tem fim. Hebreus 7:8, Bíblia Sagrada Tradução na linguagem atual diz:”no caso dos sacerdotes, a décima parte é recebida por homens que um dia vão morrer. Mas, no caso de Melquisedeque, como dizem as Escrituras Sagradas, a décima parte foi recebida por alguém que continua vivo”. Por acaso sabeis quem recebeu a décima parte e continua vivo? Sem dúvida, jesus Cristo. Dessa feita, continua doando a décima parte ao que vive e reinará para sempre, até o dia da sua volta. Não tenha amor ao dinheiro, ame aquele que deu a vida por nós pecadores. Todavia, se alguns falsos profetas cobram dízimo para ficarem ricos, ao invés de pregar a salvação em cristo jesus, não aplicam os recursos arrecadados na obra do Deus Altíssimo,mas tentam construir reinados na terra por meio do Evângelo, inclusive vivendo com os reis da terra, fazendo política, criando partido político, juntando a luz com a escuridão(veja que absurdo, desde o princípio a luz foi separada da escuridão, a luz é Jesus, a escuridão o deus desse mundo, o diabo) com certeza serão julgados por isso,(Apocalipse 3, 17-18).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://sementedmostarda.blogspot.com.br/2011/05/dizimo-graxa-nao-graca-que-faz.html

      Excluir
    2. PERGUNTAS QUE OS ANTIDIZIMISTAS PRECISAM RESPONDER

      1- Onde consta na bíblia jesus ou os apóstolos afirmando que os cristãos não deveriam dizimar?
      2- Como fazer a pregação ao mundo sem ajuda financeira?
      3- Quem se dedica exclusivamente a pregação merece ser recompensado?
      4- Contribuir segundo a sua prosperidade não significa doar um percentual?
      Faço questão de deixar meu comentário nessa pergunta. Um cristão “A” tinha um patrimônio em 2012 de R$ 100.000,00(cem mil reais). No ano seguinte, em 2013, o patrimônio do cristão passou para R$ 200.000,00 (duzentos mil). Qual foi a prosperidade? Sem duvida R$ 100.000,00(cem mil reais).De acordo com a prosperidade e segundo o coração de cada um, o cristão pode doar até 100% da sua prosperidade(atos 4:34) ou se preferir de acordo com o seu coração 10%, 20% , 30% etc(Coríntios, Cap. 16, Vs. 2 ;Coríntios, Cap. 9, Vs. 7;Atos 4:34) .

      5 – Mt 5.20, deve o cristão atual exceder em muito a “justiça”, dos fariseus e escribas, indo inclusive além de dizimar?
      6-devemos questionar o dízimo ou procurar em primeiro lugar o reino de Deus e todas as outras coisas nos serão acrescentadas?
      7- Melquisedeque é um pastor ou é o Cristo o filho de Deus, aquele que tem o novo sacerdócio, uma nova lei um novo dízimo, Gênesis 14 , gálatas 7 e salmo 110?

      8-Será que é possível a pregação em todas as nações sem a utilização de missionários e por intermédio dos meios de Comunicação?
      9-Os meios de comunicação são pagos com alimentos ou com dinheiro?
      Vejam o que disse Jesus acerca dos nossos dias. Devemos pregar por meio do telhado, isso quer dizer por intermédio dos meios de comunicação: Mateus10: 27 O que vos digo em trevas dizei-o em luz; e o que escutais ao ouvido pregai-o sobre os telhados.
      Os antidizimistas ainda têm dúvidas?
      Vocês não pregam sobre os telhado?
      Apenas o trabalho de campo, a fraternidade, a caridade, são suficientes para alcançarmos o mundo com a pregação?

      Gostaria de respostas para minhas perguntas.

      Excluir
    3. Em 1° lugar o dízimo era para o Templo de Jerusalém, (o único templo de adoração autorizado por Deus), Na nova Aliança não existe mais templo para ser sustentado amado, por isso você não encontra os Apóstolos falando em dízimo, Em 2° lugar Paulo reprova o Templo na nova Aliança claramente (Atos 17.24-25), Deus não é servido por mãos humanas. E pra finalizar o dízimo que os pastores pregam, não é bíblico, esse dízimo de dinheiro foi ''inventado'' pela Igreja católica em 585 DC no Concílio de Macon(era voluntário), a Igreja Romana estava passando por dificuldades financeiras, porém em 777 DC o imperador Alexandre ''impôs'' o dízimo (obrigatorio) como imposto oficial da Igreja. dai então o Protestantismo pegou uma ''carona'' no dízimo católico para se expandir. Em relação ao Evangelho ser pregado a todo mundo (nos telhados) isso acontecerá no Reino Milenar de Cristo) não seja ingênuo a Bíblia foi compilada para dar margens a diversas interpretações, mas a verdade prevalece. E respondendo ao desafio lhe informo que não antidizimista, eu não concordo nem com os Templos e nem com o clero. Estude a Bíblia e peça orientação ao Espirito Santo. Quaisquer duvidas entre em contato brunnofarias1990@hotmail.com

      Excluir
    4. Se o mandamento do Dízimo fosse para o Brasil, esse mandamento sendo valido ele se cumpriria no Brasil e o Brasil não seria uma nação pobre porque esta escrito derramarei bênçãos sem medidas. Entretanto quem e o rico. pastores ou o povo? Se fosse mandamento para o Brasil o povo não seria tão miserável. O devorador é repreendido então porque você é pobre? No entanto os coletores de Dízimo enriquece e o povo continua pobre, porque? Porque isso não é mandamento para o Brasil e sim para o povo de Israel

      Excluir
  20. Capelão Rogério Borges13 de março de 2013 às 10:56

    A Paz amado.

    Concordo plenamente com seu estudo, sou Bacharel em Teologia, e já arrumei muitos inimigos de fé por conta de ensinar a verdade Bíblica contra o falso ensinamento do dízimo.
    Até acredito, que muitos não cobram ou ensinam por maldade, mas por que foram ensinados assim, e continuam acreditando estar certo. Mas a maioria dos que ensinam sobre dízimo, estão interessados apenas em arrecadar dinheiro para uso pessoal.
    Que o nosso Deus levante homens que preguem a verdade, deixando que as ovelhas tenham seus verdadeiros Pastores.
    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  21. http://integras.blogspot.com.br/2009/05/dizimo-mentira-contada-ha-2000-anos.html

    ResponderExcluir
  22. CARO ALEXANDRE VOCE TA EQUIVOCADO,..... ESTA MENTIRA É CANTADA NO ANTIGO TESTAMENTO, PORTANTO ELA E CONTADA A MAIS DE QUATRO MIL ANOS E O POVO CONTINUA ACREDITANDO....
    AS RELIGIÕS SEMPRE FORAM GRANDES ENGODOS NA HISTORIA DA HUMANIDADE, QUE SÓ SERVIU E CONTINUA SERVINDO ESTES ESTEILONATARIOS DA FÉ QUE CADA DIA CRIA UMA TAL DE UNÇÃO PARA CONTINUAR ENGANANDO,
    OS VERDADEIROS DIABOS, DEMONIOS, SATANAS, CAPIROTO OU QUALQUER OUTRO NOME SÃO ESTES PASTORES, PADRES EOUTROS, EMBUSTEIROS, QUE SÓ QUEREM TIRAR O POUCO DESTAS PESSOAS JA ´TÃO ESFOLADAS PELO GOVERNO E OUTROS ESPERTALHÕES
    TUDO ´´É FEITO EM NOME DA CONSTRUÇÃO DA “OBRA DO SENHO”
    “O QUE MAIS DIVIDE O SER HUMAMANO É A RELIGIIÃO
    “O QUE MAIS UNE O SER HUMANO SÃO AS TRAGEDIAS E A MISERIA”
    AO QUE CONSTA NA HISTORIA; JESUS NÃO CONSTRUIU UMA SÓ IGREJA E SUA PALAVRA SE PERPETUA ATÉ OS DIAS DE HOJE, O ´QUE É A "OBRA DO SENHOR" IGREJAS SUNTUOSAS MOSTRANDO GRANDE PODER E OSTENTAÇÃO DEIXANDO O VERDADEIRO SENTIDO DO EVANGELHO E DA PALAVRA DE CRISTO PARA SEGUNDO PLANO, PADRES , PASTORES E OUTROS EMBUSTEIROS DA FÈ SE PREOCUPAM APENAS EM TER SEUS TEMPLOS LOTADOS E PODENDO ASSIM TUNGAR, E ARRECADAR MUITO MAIS OFERTAS E DIZIMOS DOS QUE POUCO CONHECEM A BIBLIA E ACREDITANDO CEGAMENTE EM CHARLATÕES QUE SE DIZEM UNTADOS (QUERO DIZER UNGIDOS QUE É A MESMA COISA) "OS HUMILDES HERDARÃO O REINO DO CÉU" MERECIDAMENTE SIM. ESTAS PESSOAS SÃO ESFOLADAS EM TODA SUA VIDA E AINDA SÃO ENGANADAS POR ESTES CANALHAS QUE EM NADA CONTRIBUEM PARA O CRESCIMENTO ESPIRITUAL DESTAS HUMILDES CRIATURAS. SER PASTOR OU QUALQUER DIVULGADOR
    DA "TEOLOGIA DA PROSPERIDADE" É UM EXCELENTE NEGOCIO QUE CADA DIA MAIS SE ESTRUTURA COMO UM INVESTIMENTO DE ZERO RISCO, O QUE SE PODE DIZER DIANTE DE TUDO ISTO
    "PEQUENAS IGREJAS GRANDES NEGOCIOS

    ResponderExcluir
  23. Jesus vei batizar com fogo abrasador que queima pecado não voltem para rudimentos antigos e nem tentem se justificar com Deus pelas obras...agora é pela insondável virtude do Espírito Santo.. Se Cristo vive em nós ele não é ladrão! Ele é simplesmente dono de tudo fazendo entender a nova aliança que é superior as antigas... toda vez que alguém se preocupar com dízimo pra se justifica com Deus é a consciência fora do Espírito Santo... e isso não é da vontade do Senhor... o senhor quer viver em vós para vós é ele é santo e poderoso! E então entenderá o mistério... lembre-se lutar contra teu próprio orgulho e se entregai a unção que vós está moldando e ensinando... tudo no tempo de Deus... ficai na paz do senhor!

    ResponderExcluir
  24. gostaria de saber se é correto dizimar em um igreja itinerante,sem lugar certo.

    ResponderExcluir
  25. gostaria de saber se é correto dizimar em um igreja itinerante,sem lugar certo.

    ResponderExcluir
  26. Nos devemos sim atender a viúva o órfão e o necessitado, não é fazer o líder ter esta responsabilidade dando pra ele dar, é você, isso é pessoal é de cada um, é um hábito que devemos ter. Concluímos então que o dizimo não é desse tempo, não e para os Gentios o líder que recebe não é da tribo de Levi. Permanecer no preceito da lei é o mesmo que negar o sacrifício da cruz de Cristo, que segundo a própria lei, seria abolida, na vinda do Salvador Messias. Permanecer no preceito da Lei é o mesmo que negar a Cristo sendo estes o ANTI-CRISTO. O dizimo pode ser colhido e acordo com a palavra do homem, mas não de acordo com a escritura no Novo Testamento, não de acordo com Jesus.

    ResponderExcluir
  27. ESTUDO BÍBLICO.
    O DÍZIMO NO NOVO TESTAMENTO.
    Doutrina que tem gerado polêmica e confusão, mar de incertezas onde muitas almas têm naufragado ao procurar vivê-la, se trata justamente da obrigação ou não de se dizimar, ou, devolver ao Senhor dez por cento do que se ganha.
    A primeira vez que a Palavra de Deus nos fala sobre dízimos foi quando Abrão (antes de Deus mudar-lhe o nome), regressava da matança dos reis (Gênesis 14: 20) e (Hebreus 6: 2), e de lá para cá, passando por Gênesis 28: 22; Levítico 27: 30; Números 35: 1 a 8; II Crônicas 31: 2 a 6; II Crônicas 31: 12; Neemias 13: 10 a 12; Amós 4: 4; Malaquias 3: 7 a 12, e tantas outras passagens bíblicas demonstram, claramente, a necessidade do povo Israelita em dizimar, para cumprimento de toda a Lei.
    O dízimo, como obrigação e obediência a Deus, não surgiu com Abrão porque ele, quando deu o dízimo de tudo, o fez como oferta e não por obrigação. O próprio Senhor Jesus esclarece:“João 8: 56 – Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se.”
    Abrão viu a Cristo como Sumo Sacerdote, na pessoa de Melquisedeque, porque Cristo é sacerdote eterno segundo a ordem de Melquisedeque. E, se é eterno e existe somente um Sumo Sacerdote eterno, fica bem claro que Cristo era o próprio Melquisedeque, revelando-se a Abraão como Ele será no fim dos tempos, quando enfim estiver reinando eternamente.
    Por isso a alegria de Abraão, o qual poderia ter dado não somente o dízimo, mas até cem por cento de tudo, mas a Igreja não está obrigada a dar qualquer quantia que não seja aquela que Deus colocou no coração de cada um, assim como fez com Abraão.

    ResponderExcluir
  28. O Novo Testamento nos mostra que não existe mais esta obrigatoriedade legal, porque se antes o homem precisava praticar toda a Lei, hoje tudo se fez novo e o preço da salvação foi pago pelo sacrifício de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Desta forma o homem que aceita Cristo em sua vida deixa as coisas mundanas para traz e passa a ser uma nova criatura, vivendo não mais na carne, mas, sendo renascido da água e do espírito, vive uma vida espiritual de sinceridade e amor sem a necessidade de fazer ou deixar de fazer alguma coisa para ser salvo.
    O dízimo era obrigação na dispensação da Lei porque os Levitas, não tendo recebido terras como herança, tinham seu trabalho como zeladores da Lei e viviam dos dízimos das outras onze tribos de Israel (Malaquias 3:10). E, pela Lei, quem não devolvesse o dízimo era ladrão (Malaquias 3:8).
    Hoje a salvação não depende mais de se praticar isto ou aquilo porque já não temos mais pecados, porque tendo recebido o Nome do Senhor Jesus Cristo no batismo alcançamos a salvação pelo sacrifício dEle, portanto, não precisamos fazer mais nada para sermos salvos, apenas passar a viver da forma como Ele nos ensinou, fazendo as obras do Espírito, e não mais da Lei ou da carne. Exemplos maravilhosos da vida cristã estão relatados em Atos 2: 42 a 47 e Atos 4: 32 a 37.
    Note que ali todos tinham tudo em comum, e tudo era “depositado” aos pés dos Apóstolos e em tudo havia comunhão. Ora, se era assim fica evidente a desnecessidade de se devolver o dízimo.
    Agora, é de suma importância que entendamos que este conhecimento não é de todos, e o que vemos é o ensinamento nas Igrejas de que é necessário dizimar, sob pena de não ser salvo aquele que não cumprir tal “ordenança”. É claro que é preciso contribuir, mas não com aquela quantia de dez por cento, e ainda por obrigação, mas sim com cem por cento do que Deus colocou em cada coração, ou seja, com quanto cada um sentir por Deus.

    II Coríntios 9:7:
    Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria (como também fez Abraão).
    Veja em Lucas 18: 11 a 14, onde Deus não recebeu a oração daquele que entregava o dízimo, mas se compadeceu daquele que se humilhou:
    Lucas 18:11:

    ResponderExcluir
  29. O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou, porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos adúlteros; nem ainda como este publicano.
    18:12: Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo.
    18:13: O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!
    18:14: Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.
    Temos ainda vários outros versículos que nos ensinam.
    I Timóteo 6:17:
    Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos;
    I João 3:17:
    Quem pois tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele a caridade de Deus?
    A contribuição, além de ser voluntária e feita com alegria, deve ser conforme aquilo que cada um sentiu de Deus em seu coração, e deve ser usada para ajudar aos irmãos necessitados, para ajudar também aqueles que se aplicam em difundir o Evangelho (II Coríntios 9: 12); (I Timóteo 5: 17 e 18).
    O amor a Deus acima de tudo, e aos irmãos, será demonstrado na medida de nossa fé não pela quantia em dinheiro ou bens que entregamos para a Igreja, mas pela nossa disposição em ajudar conforme ensinou-nos o Senhor Jesus.
    Temos que tomar cuidado para não nos deixar enredar pela cobiça, pelo desejo de bens materiais.
    I Timóteo 6:10:

    ResponderExcluir
  30. “Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nesta cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores”.
    Recordemos o que ocorreu com Ananias e Safira, os quais, possuindo uma herdade a venderam e retiveram parte do preço para eles, e foram entregar o restante aos apóstolos. É certo que eles estavam entregando mais do que dez por cento do que haviam recebido, no entanto, Deus os matou porque mentiram. Mas, se a obrigação fosse a entrega do dízimo apenas, certamente não teriam morrido (Atos 5: 1 ao 11).
    Chegamos à conclusão de que, para sermos salvos não é preciso entregar apenas dez por cento do que ganhamos, mas sim estarmos prontos e com fé suficiente para entregarmos aprópria vida em testemunho do Senhor Jesus Cristo.
    O Senhor Jesus disse ainda que se a nossa justiça não excedesse à dos escribas e fariseus não teríamos salvação; portanto, se eles entregavam o dízimo de tudo, devemos entregar muito além do dízimo, que são as ofertas e tudo aquilo que o Senhor Jesus colocar em nosso coração, porque assim diz a escritura, que cada um contribua com aquilo que sentir em seu coração, e que o faça com alegria para a glória do Senhor Jesus (II Coríntios 9: 7).
    Deixar de dar o dízimo não implica em deixar de contribuir; portanto, não coloque limites para aquilo que Deus exige de você, porque o amor de Deus não experimentou limites para nos dar a salvação.
    Que Deus nos abençoe agora e sempre, e que possamos sempre ouvir a Sua voz em nossos corações, e obedecê-la. Amém.
    Depois de Ler este ESTUDO todo ele elaborado mediante versículos da BÍBLIA SAGRADA A PALAVRA DE DEUS. Conhecendo a BÍBLIA pastores ainda continuariam a nos dizer ou afirmar, que o DÍZIMO é uma ordem de DEUS para o NOVO TESTAMENTO TAMBÉM. Ou devemos OBEDECER só 2º aos Corintios 9. 6,7.... Lembrem-se: aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente.
    7 Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.
    Não seria esta a ORDENANÇA DEIXADA POR DEUS PARA NÓS NO NOVO TESTAMENTO. E mediante esta ORDENANÇA vocês pastores confiarem no SUPRIMENTO DE DEUS para a sua CASA DE ORAÇÃO. ELE DEUS sabe todas as necessidades da sua CASA DE ORAÇÃO. A não ser que a igreja dos pastores não sejam CASA DE ORAÇÃO DO DEUS TODO PODEROSO. E sim mais uma empresa com fins LUCRATIVOS. Coisa que eu não faria de forma alguma. Pois DEUS não se deixa escarnecer, e como diz em JEREMIAS 1.12 - DEUS vela em cumprir a sua PALAVRA e não a palavra do homem.
    DEUS abençoe a todos
    Meu alonsocarrera@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O dizimo deve se dado mais voluntariamente não por obrigação nada Deus cobrar da igreja que foi comprada com o sangue é sacrifício de Cristo O dizimo é alimentos então porque além de dizimar se fazem campanha de quilos dentro da igreja não deveria comprar alimentos do próprio dízimos para alimentar os pobres. Os pastores tem que te salários pagos com parte dos dízimos mais somente os que vivem pela fé isto é que não tenham outro meio de recursos financeiros e que vivem exclusivamente para obra de DEUS como outros dentro das igrejas que possuam atribuições
      de zelar pelo templo como zeladores, porteiros, músicos e até professores. mais a maior finalidade dos dízimos é manter a manutenção da casa de DEUS isto é primeiramente os membros pobres da igreja e pessoas necessitadas que se apresente na igreja para pedi auxilio na verdade os dízimos é obrigatório para os Judeus pois a lei moisaica determina isto mais o sacrifício já foi feita por Cristo ele nos trouxe uma nova aliança que é por meio dela que somos justificado isto é somos salvos pela graça isto é o favor imerecido por isso que Jesus nos diz em Matheus misericórdia quero e não sacrifício Lembre -se se você não da o dizimo não perderá a sua salvação e se você da de vestir ou oque come as pobres você será chamado de bendito do meu pai disse o próprio Jesus Cristo amém

      Excluir
  31. A bíblia é uma MENTIRA, o dizimo foi criado pelo homem

    ResponderExcluir

Postar um comentário