Enem do servidor federal vai oferecer em 2024 mais de 7 mil vagas

Imagem
A partir de 2024 haverá uma prova nacional unificando o processo de seleção de servidores federais, um Enem dos Concursos”, como o objetivo de facilitar o acesso da população às provas, inclusive em cidades do interior. A primeira prova será realizada no dia 24 de fevereiro.  A estimativa de vagas é de mais 7 mil no primeiro ano do concurso, Provas serão simultaneamente em 179 cidades das 5 regiões Cada ministério poderá decidir se vai aderir a esse modelo ou fazer os concursos por conta própria. O exame acontecerá ao mesmo tempo em 179 municípios, sendo 39 na Região Norte, 50 no Nordeste, 18 no Centro-Oeste, 49 no Sudeste e 23 no Sul. Haverá duas provas no mesmo dia. Uma com questões objetivas, comum a todos, e outra com perguntas específicas e dissertativas, divididas por blocos temáticos. Os candidatos para Trabalho e Previdência farão a mesma segunda prova, por exemplo; já os candidatos para Administração e Finanças Públicas, outra. As vagas abrangem os seguintes setores: Administr

‘Stalking’: a patologia do apego que leva à perseguição

por Cristina Almeida, para o UOL

Um homem casado se envolve com uma executiva e com ela tem um tórrido romance. O frenesi da aventura desaparece, ele a rejeita e a mulher passa a persegui-lo, assim como à sua esposa e filha. Sucesso na década de 1980, o filme “Atração Fatal” retrata o extremo de um comportamento patológico denominado "stalking".

Originário do verbo inglês "to stalk", cujo significado literal é "atacar à espreita", esse fenômeno é também conhecido como síndrome do molestador. O tema tem sido muito discutido por psiquiatras, psicólogos e juristas (desde 1990, o stalking é considerado crime nos EUA; no Brasil é contravenção penal), e estima-se que 20% da população, em algum momento da vida, já tenha sido incomodada por um "stalker".

J. Reid Meloy, psicólogo especializado em medicina legal e professor de psiquiatria da Universidade da Califórnia (San Diego), autor do livro "The Psychology of Stalking, Clinical and Forensic Perspectives" ("A psicologia do stalking, perspectivas clínicas e forenses", sem tradução para o Brasil), conta que há muitos anos dirigia um hospital psiquiátrico dentro de uma prisão de segurança máxima, e naquela época tentava entender a razão por que uma pessoa insistia em perseguir outra, mesmo sabendo que esta não o desejava por perto.

Em meados da década de 1980, Meloy passou a coletar dados sobre o assunto e depois de algum tempo concluiu que o stalking poderia ser definido como "um comportamento anômalo e extravagante, causado por vários distúrbios psicológicos (narcisismo patológico, pensamentos obsessivos etc), nutridos por mecanismos inconscientes como raiva, agressividade, solidão e inaptidão social, podendo ser classificado como patologia do apego".

Causas e características

As causas desse desejo de perseguir ainda não são muito claras, mas existem estudos empíricos apontando para a incapacidade de lidar com as perdas da infância e da idade adulta. O que se sabe é que, diante de uma recusa da parte contrária, ou movido pelo desejo de proximidade, um stalker desenvolve uma habilidade incomparável para "elaborar estratégias repetidas e indesejáveis só para manter contato: suas ações são tão exageradas (telefonemas e mensagens numerosas e incansáveis, por exemplo) que fazem com que a vítima sinta medo e angústia", diz o especialista.

As formas como o perseguidor busca atenção é complexa, e para ele pouco importa se suas atitudes possam vir a ser molestadoras ou ilícitas. Partindo dessa complexidade, as manifestações podem até ser consideradas agradáveis para o senso comum (mandar flores, presentes etc). Porém, explica Meloy, "o limite entre o que é oportuno ou não, desejável ou não, é justamente a aceitação explícita por parte do destinatário".

Embora não exista um perfil psicológico pré-definido para o stalker, pesquisadores identificaram cinco padrões comportamentais diferentes: o ressentido ou invejoso, o carente de afeto, o cortejador incompetente, o rejeitado e o predador. Porém, os rejeitados (típico amante abandonado) são a categoria mais comum.

Depressão e estresse pós-traumático

Apesar do stalking ter sempre existido, muitos profissionais não sabem como lidar com essa patologia e para ela ainda não se encontrou uma cura. Acompanhamento médico e psicoterapia são indicados, e ações preventivas tem sido testadas entre adolescentes com reuniões de grupo e conscientização promovidas por associações europeias.

Contudo, o apoio psicológico não deve se restringir somente ao stalker. Meloy lembra que as vítimas, após uma experiência como essa, geralmente apresentam quadros de depressão ou estresse pós-traumático, o que repercute em suas vidas social e profissional. E adverte: "para os molestadores, o tratamento somente será eficaz se os profissionais forem capazes de identificar e entender as motivações e os distúrbios mentais que levam à perseguição".

 

Como se livrar de stalkers

Embora não se possa generalizar as modalidades comportamentais de defesa pela própria natureza multiforme do stalking, patologia caracterizada pela perseguição a pessoas comuns ou celebridades, veja algumas sugestões dos especialistas para evitar esse tipo de situação:

- reconheça o problema e tome as providências necessárias para se informar melhor sobre o assunto;

- conscientize-se dos riscos reais e adote um comportamento que desencoraje os atos do perseguidor;

- se o molestador insiste em iniciar ou retomar uma relação indesejável, diga NÃO claramente. Tentar convencer a pessoa de que talvez ela devesse procurar ajuda psicológica será reconhecido como disponibilidade para dar atenção;

- não devolva presentes, não demonstre irritação, nem responda a um e-mail com uma negativa. Tudo isso será interpretado como sinais da atenção que alimenta o stalker;

- esteja atento por onde vai e procure circular nos horários e locais onde muitas pessoas estão ao seu lado;

- se as perseguições forem via telefônica, não mude o número. Providencie uma segunda linha. Se puder ter um segundo celular, mantenha-o por perto para alguma emergência;

- se chegar ao ponto extremo de intervenção policial, não se irrite e tente recolher o maior número de dados possível para comprovar as ocorrências;

- se suspeitar que está sendo seguido, peça ajuda policial. Nesse caso, nunca volte para casa nem vá à casa de pessoas conhecidas.

> Traição feminina cresce e a masculina cai (novembro de 2008)

Comentários