Enem do servidor federal vai oferecer em 2024 mais de 7 mil vagas

Imagem
A partir de 2024 haverá uma prova nacional unificando o processo de seleção de servidores federais, um Enem dos Concursos”, como o objetivo de facilitar o acesso da população às provas, inclusive em cidades do interior. A primeira prova será realizada no dia 24 de fevereiro.  A estimativa de vagas é de mais 7 mil no primeiro ano do concurso, Provas serão simultaneamente em 179 cidades das 5 regiões Cada ministério poderá decidir se vai aderir a esse modelo ou fazer os concursos por conta própria. O exame acontecerá ao mesmo tempo em 179 municípios, sendo 39 na Região Norte, 50 no Nordeste, 18 no Centro-Oeste, 49 no Sudeste e 23 no Sul. Haverá duas provas no mesmo dia. Uma com questões objetivas, comum a todos, e outra com perguntas específicas e dissertativas, divididas por blocos temáticos. Os candidatos para Trabalho e Previdência farão a mesma segunda prova, por exemplo; já os candidatos para Administração e Finanças Públicas, outra. As vagas abrangem os seguintes setores: Administr

Caso Isabella: Emocionadas, testemunhas choram em simulação (Estadão)

Trabalho da perícia começou na garagem e terminou no jardim

por Bruno Tavares, Carina Flosi e José Dacauaziliquá

Nenhuma das testemunhas da reconstituição do crime resistiu à emoção. Todas elas - homens e mulheres - choraram ao reviver detalhes do crime. 'A imagem de Isabella caída no jardim já estava começando a apagar da minha cabeça. Hoje (ontem), a cena voltou a ficar forte em minha mente. Espero que o esforço meu e da minha mulher de prestar depoimento e participar da reconstituição não seja em vão', disse um dos participantes, que pediu para não ser identificado.

A emoção também tomou conta de alguns vizinhos nos momentos em que um perito deixou cair a boneca que representava Isabella. “A gente imagina e já fica chocado. Mas ver ao vivo é forte demais”, desabafou o comerciante Maurício Marquesini, de 29 anos, pai de três filhos.

Participaram da reconstituição cinco testemunhas, além dos delegados Calixto Calil Filho e Renata Helena Pontes, do 9º Distrito Policial, a delegada seccional Elisabeth Sato, o promotor de Justiça que acompanha o caso, Francisco Cembranelli, e dez peritos, entre desenhistas e fotógrafos do Instituto de Criminalística. Todas as cenas foram filmadas e fotografadas.

A primeira fase ocorreu na garagem do prédio, onde simularam a chegada do casal e a localização da família no carro, um Ford Ka. O casal foi simulado por peritos com as mesmas características físicas. Isabella e seus dois irmãos foram representados por bonecos. Já no apartamento, peritos retiraram a rede do quarto de Isabella e a colocaram na janela de onde ela foi jogada, para simular o corte e o crime. No mesmo momento, no andar térreo, um fotógrafo fez imagens do jardim onde a menina caiu. Em seguida, especialistas simularam a briga do casal.

A terceira parte ocorreu com a representação da Isabella caída no gramado do prédio. Os peritos foram orientados por moradores que chamaram o resgate e pelo porteiro, o primeiro a ver a garota agonizando. A reação do casal ao ver o corpo foi reproduzida em detalhes. A reconstrução acabou após o grupo de investigação visitar o apartamento do prédio vizinho ao London, onde um casal afirma ter ouvido a discussão entre o pai e a madrasta. O objetivo era saber se é possível ou não ouvir ruídos mais altos vindos do prédio de onde caiu Isabella. Às 17 horas, a boneca foi retirada do gramado. E delegados e o promotor saíram sem dar declarações.N

> Caso Isabella.

Comentários