Enem do servidor federal vai oferecer em 2024 mais de 7 mil vagas

Imagem
A partir de 2024 haverá uma prova nacional unificando o processo de seleção de servidores federais, um Enem dos Concursos”, como o objetivo de facilitar o acesso da população às provas, inclusive em cidades do interior. A primeira prova será realizada no dia 24 de fevereiro.  A estimativa de vagas é de mais 7 mil no primeiro ano do concurso, Provas serão simultaneamente em 179 cidades das 5 regiões Cada ministério poderá decidir se vai aderir a esse modelo ou fazer os concursos por conta própria. O exame acontecerá ao mesmo tempo em 179 municípios, sendo 39 na Região Norte, 50 no Nordeste, 18 no Centro-Oeste, 49 no Sudeste e 23 no Sul. Haverá duas provas no mesmo dia. Uma com questões objetivas, comum a todos, e outra com perguntas específicas e dissertativas, divididas por blocos temáticos. Os candidatos para Trabalho e Previdência farão a mesma segunda prova, por exemplo; já os candidatos para Administração e Finanças Públicas, outra. As vagas abrangem os seguintes setores: Administr

Escrita pode indicar doença cardíaca, diz estudo

escritajpg A escrita pode indicar doenças cardíacas, segundo um estudo da grafologista Christina Strang, apresentado na quarta-feira em um Congresso da International Graphology Society, em Melbourne.

A grafologista analisou a escrita de 102 voluntários, 61 deles pacientes da clínica para doenças cardíacas do Poole Hospital, na Inglaterra, e 41 teoricamente saudáveis.

Aos voluntários – em sua maioria na faixa dos 60 anos – foi pedido que escrevessem um texto sobre qualquer assunto de 100 palavras, usando o mesmo tipo de caneta e prancheta.

Strang analisou as últimas 30 palavras de cada texto, quando os voluntários já estariam relaxados, avaliando a pressão da caneta sobre o papel, intervalos na formação das letras, forma e mal-formação da letra "o" e os "Pontos de Descanso".

A conclusão foi de que, entre os pacientes com problemas cardíacos, havia um número significativamente maior de “Pontos de Descanso” registrados nas páginas, do que entre os voluntários saudáveis.

Os pontos são minúsculos. Os trechos manuscritos foram ampliados e analisados detalhadamente.

Outros sinais foram analisados, mas a evidência encontrada foi nos pontos, principalmente nas letras "a" e "o". A média desses pontos entre os pacientes foi quase o dobro da média entre os voluntários supostamente saudáveis.

A pesquisadora afirma que são necessários mais estudos, "mas as significativas diferenças na escrita provam que os pacientes da clínica tinham um número maior de 'Pontos de Descanso' em sua escrita do que o grupo de controle".

Strang vai continuar seus estudos e pretende identificar movimentos distintos da escrita para doenças cardíacas específicas, como e em que estágio pode ser vista a doença na escrita e se os sintomas pré-físicos ficam aparentes na escrita.

> Fonte: BBC Brasil.

Comentários

  1. Interessantíssimo! Gostei da experiência.

    Abraços e bom final de semana

    ResponderExcluir

Postar um comentário