Enem do servidor federal vai oferecer em 2024 mais de 7 mil vagas

Imagem
A partir de 2024 haverá uma prova nacional unificando o processo de seleção de servidores federais, um Enem dos Concursos”, como o objetivo de facilitar o acesso da população às provas, inclusive em cidades do interior. A primeira prova será realizada no dia 24 de fevereiro.  A estimativa de vagas é de mais 7 mil no primeiro ano do concurso, Provas serão simultaneamente em 179 cidades das 5 regiões Cada ministério poderá decidir se vai aderir a esse modelo ou fazer os concursos por conta própria. O exame acontecerá ao mesmo tempo em 179 municípios, sendo 39 na Região Norte, 50 no Nordeste, 18 no Centro-Oeste, 49 no Sudeste e 23 no Sul. Haverá duas provas no mesmo dia. Uma com questões objetivas, comum a todos, e outra com perguntas específicas e dissertativas, divididas por blocos temáticos. Os candidatos para Trabalho e Previdência farão a mesma segunda prova, por exemplo; já os candidatos para Administração e Finanças Públicas, outra. As vagas abrangem os seguintes setores: Administr

Fantasma da corrupção volta a assombrar o Brasil, diz El País (BBC)

Reportagens publicadas nesta quarta-feira em jornais estrangeiros afirmam que denúncias de corrupção voltam a ser notícia no Brasil, desta vez girando em torno do gasto oficial com cartões de crédito corporativo.

A versão online do espanhol El País diz que a oposição já começou a recolher assinaturas para a criação de uma comissão de inquérito para investigar a denúncia de gastos não explicados de um segurança particular de uma das filhas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A nova denúncia ocorre uma semana depois da demissão da ministra da Secretaria de Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, por utilizar o cartão oficial em despesas pessoais. "Foi o oitavo ministro que o presidente perdeu por motivos relacionados à corrupção desde que chegou ao governo", contabiliza o jornal espanhol.

"Não se descarta que outros ministros apresentem sua demissão, embora alguns tenham começado a recuperar sua imagem, e devolvido parte do dinheiro gasto com o cartão oficial."

O argentino La Nación também dá destaque aos dois casos, afirmando que "salpicam" no entorno do presidente. Citando reportagens da imprensa brasileira, o diário lembra que grande parte das despesas registradas nos cartões de crédito são saques em dinheiro, "de forma que a natureza dos gastos não pode ser identificada".

Além disso, diz o La Nación, deputados da oposição acusam o governo de usar os cartões de crédito para mascarar um "'caixa dois' de desvio de dinheiro público".

Fonte: BBC Brasil.

Comentários