Enem do servidor federal vai oferecer em 2024 mais de 7 mil vagas

Imagem
A partir de 2024 haverá uma prova nacional unificando o processo de seleção de servidores federais, um Enem dos Concursos”, como o objetivo de facilitar o acesso da população às provas, inclusive em cidades do interior. A primeira prova será realizada no dia 24 de fevereiro.  A estimativa de vagas é de mais 7 mil no primeiro ano do concurso, Provas serão simultaneamente em 179 cidades das 5 regiões Cada ministério poderá decidir se vai aderir a esse modelo ou fazer os concursos por conta própria. O exame acontecerá ao mesmo tempo em 179 municípios, sendo 39 na Região Norte, 50 no Nordeste, 18 no Centro-Oeste, 49 no Sudeste e 23 no Sul. Haverá duas provas no mesmo dia. Uma com questões objetivas, comum a todos, e outra com perguntas específicas e dissertativas, divididas por blocos temáticos. Os candidatos para Trabalho e Previdência farão a mesma segunda prova, por exemplo; já os candidatos para Administração e Finanças Públicas, outra. As vagas abrangem os seguintes setores: Administr

Pessoa introspectiva tem cérebro maior, revela estudo

Algumas pessoas conhecem suas mentes melhor que outras, e a pesquisa descrita nesta semana é um passo para entender a biologia por trás de um aspecto importante da consciência humana.

Trata-se de um trabalho necessário para que, um dia, se possam compreender doenças ou ferimentos no cérebro que provam as pessoas de aspectos fundamentais da reflexão sobre si mesmas, como esquizofrênicos que não acreditam que estão doentes e, por isso, rejeitam medicação.

Ao descobrir as bases neurológicas da consciência de si mesmo "seremos capazes de criar estratégias para intervir nesses casos e melhorar a capacidade introspectiva das pessoas?", pergunta Stephen Fleming, do University College London, principal autor da pesquisa publicada na revista Science.

Introspecção é basicamente pensar sobre o que se está pensando, um modo de julgar os próprios pensamentos e ações - algo intrinsecamente difícil de estudar.

A pesquisa britânica encontrou um meio de medir a capacidade introspectiva ao comparar a confiança das pessoas numa decisão tomada com o acerto da decisão.

Os pesquisadores apresentaram a 32 pessoas saudáveis uma série de padrões numa tela de computador, dos quais um era mais brilhante que os outros, por alguns instantes. Primeiro, os voluntários tiveram de escolher rapidamente qual tela continha o padrão mais brilhante.

Como algumas pessoas são melhores observadores que outras, o nível de dificuldade foi ajustado para que todos tivessem o mesmo tipo de obstáculo.

Depois desse ajuste, os voluntários tiveram de dar uma nota para seu grau de confiança na resposta.

A ideia: pessoas com boa introspecção teriam mais confiança quanto estivessem certas, e mais dúvida quanto estivessem erradas.

Varreduras do cérebro mostraram que a capacidade introspectiva está fortemente ligada á quantidade de matéria cinzenta em uma parte do córtex pré-frontal, bem atrás dos olhos, dizem os pesquisadores.

Além disso, as pessoas mais introspectivas também mostraram uma função mais forte na matéria branca dessa parte do cérebro - a matéria branca são os "cabos telefônicos" que permitem a comunicação entre as células.

Reforçando as descobertas, estudos anteriores mostram uma associação entre esquizofrenia e mau funcionamento do córtex pré-frontal, e derrames nessa área podem roubar das pessoas a capacidade introspectiva, disse Fleming.

Mas mais pesquisas são necessárias para resolvera questão de o que veio antes: são essas diferenças cerebrais inatas? Ou refletem um fortalecimento da região cerebral em resposta a um esforço maior de introspecção, o que significaria que essa capacidade pode ser treinada?

> O cérebro humano é uma gambiarra evolutiva que frequentemente dá pau, diz psicólogo. (dezembro de 2008)

Comentários

  1. Muito interessante, o cérebro é mesmo uma caixinha de surpresas

    ResponderExcluir
  2. esse estudo foi muito confortante pensei que nois introspectivos fossemos apenas maluco

    ResponderExcluir
  3. É, REALMENTE EU PENSEI NO QUE ESTAVA ESCRITO QUE, QUANDO EU LI QUE O INTROSPECTIVO PENSA NO QUE PENSA PERCEBI QUE EU PENSO NO QUE PENSO MAIS DO QUE PENSO NO QUE PENSO, POIS EU PENSO NO QUE PENSO MAIS DO QUE EU ESPERAVA PENSAR NO PENSO. rs, OUTRA HABILIDADE INATA DOS INTROSPECTIVOS, É SABER UTILIZAR AS PALAVRAS COM MAIOR SABEDORIA QUE OS OUTROS QUE ACHAM QUE SÃO MELHORES E MAIS MARCANTES POR FALAR MAIS DO QUE A BOCA. PERCEBA QUANDO UM INTROSPECTIVO ABRE A BOCA PRA FALAR PRA VOCÊ VER O QUE É FALAR DE VERDADE... REFLITA, SE CONSEGUIR, É CLARO! EXTROVERTIDOS IMBECIS.

    ResponderExcluir
  4. MAIS UM PONTO DE VANTAGEM AOS INTROSPECTIVOS. VEJA A MATÉRIA PRODUZIDA PELA EXAME.COM SOBRE OS INTROSPECTIVOS http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/descubra-como-a-introspeccao-pode-ser-poderosa

    ResponderExcluir
  5. ser introspectivo tem suas vantagens, mas as desvantagens também são grandes.De que adianta ser inteligente e ser infeliz? pensar tanto para ter vergonha de agir?
    Nossa pasagem nessa vida é rápida demais para viver pensando...sem aproveitar o maximo que se pode de tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe anônimo, acho que os introspectivos "aproveitam" a vida de um jeito diferente dos extrovertidos. Para eles, estar sozinhos pensando, viajando com a imaginação e projetando as coisas é até uma necessidade e fonte de prazer. Acho que os introspectivos na verdade não sofrem por serem assim; acho que eles sofrem mais por as pessoas à volta não compreenderem e ficarem cobrando um comportamento diferente deles.

      Excluir
    2. Nossa, vc descreveu perfeitamente o que me acontece desde adolescência...percebi que meu jeito causa alguma espécie de desconforto mas pessoas, principalmente as mais próximas. Ontem minha mãe veio me falar:"sei do quarto, Vai ficar la com as pessoas um psicótica do encarnada nesse quarto...(estava rolando uma "festinha" regada a carro de som na minha porta mega alto, cerveja e funk medonho), nada contra o funk especificamente, mas não vi minha mae falar pra minha irmã o contrario:"vai la pro seu quarto, ver um documentário,ler algum livro,fica so aí na rua...

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe-me,por favor ,acordei a pouco tempo,segue comentário abaixo.

      Excluir
  7. Ser introspectivo,interessante para o ser.Num debate com um grupo grande de pessoas opostas a você,tente se posicionar,ter voz ativa,mesmo sendo minoria. Você introspectivo que está lendo,tente viver isso, parece assustador, mas você consegue se sair bem . Força, Fé .Coragem, tudo é possível quando se almeja ajudar o próximo e se conhecer cada vez melhor, tornando o mundo melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo abusado, me conhece,PORQUE NÃO SE IDENTIFICA, TEM RAIVA DO MUNDO OU DE VOCÊ.

      Excluir
  8. A mente é maravilhosa. um belo sistema. somos como uma maquina só que orgânica, nossa cérebro trabalha em funções de tantas coisas. E só precisa ser entendido, e estudado introspectivamente todos os dias! não esquecendo também, e principalmente o extrafísico. boa sorte

    ResponderExcluir
  9. Nossa, muito interessante esse estudo; sou assim, me discuto comigo mesma entre o certo e o errado, vira um conflito interno que só eu para resolver, buscar soluções. É interessante saber porque nem eu sabia o que era, pensava que era esquisita; a minha introspecção me faz discernir entre o certo e errado, percebo que sou amiga de mim mesma, esquisita para muito mais só eu me entendo. Eu acho que preciso ainda formular bem as respostas antes de perguntar porque atropelo querendo pegar a pessoa na sua própria palavra, observo entre tudo que o outro fala pegando somente em uma frase de "Erro", quando fico calada esperando a pessoa responder penso, vou falar daquele assunto isso vira confusão.
    É isso pessoal, se tiver um grupo de pessoas como eu introspectiva, fico confortante!
    Han, eu escrevo uns textos que vem de mim com palavras complexa, que penso, nossa como alguém vai entender isso? Bjs, obrigado por esse espaço de pessoas especiais como nós!

    "Erro"

    ResponderExcluir

Postar um comentário