Enem do servidor federal vai oferecer em 2024 mais de 7 mil vagas

Imagem
A partir de 2024 haverá uma prova nacional unificando o processo de seleção de servidores federais, um Enem dos Concursos”, como o objetivo de facilitar o acesso da população às provas, inclusive em cidades do interior. A primeira prova será realizada no dia 24 de fevereiro.  A estimativa de vagas é de mais 7 mil no primeiro ano do concurso, Provas serão simultaneamente em 179 cidades das 5 regiões Cada ministério poderá decidir se vai aderir a esse modelo ou fazer os concursos por conta própria. O exame acontecerá ao mesmo tempo em 179 municípios, sendo 39 na Região Norte, 50 no Nordeste, 18 no Centro-Oeste, 49 no Sudeste e 23 no Sul. Haverá duas provas no mesmo dia. Uma com questões objetivas, comum a todos, e outra com perguntas específicas e dissertativas, divididas por blocos temáticos. Os candidatos para Trabalho e Previdência farão a mesma segunda prova, por exemplo; já os candidatos para Administração e Finanças Públicas, outra. As vagas abrangem os seguintes setores: Administr

Ratzinger deixou 8 anos na gaveta o caso do padre devasso Maciel

do The New York Times

Dois ex-seminaristas mexicanos foram ao Vaticano em 1998 para apresentar pessoalmente um caso relatando décadas de abuso sexual cometido por um dos padres mais poderosos da Igreja Católica Romana, o reverendo Marcial Maciel Degollado. Na saída, toparam com o homem que teria nas mãos o destino de Maciel, o cardeal Joseph Ratzinger (foto), e beijaram o anel dele. O encontro não foi acidental. Ratzinger queria conhecê-los, disseram testemunhas mais tarde, e o caso deles logo foi aceito.

Em pouco mais de um ano, porém, veio a notícia de que Ratzinger - o futuro papa Bento XVI - havia paralisado o inquérito. "Não é prudente", dissera ele a um bispo mexicano, de acordo com duas pessoas que depois conversaram com o bispo. Durante cinco anos o caso permaneceu parado, possivelmente refém dos poderosos protetores de Maciel na Cúria, o aparato de governo do Vaticano, e de sua própria influência na Santa Sé.

De qualquer forma, Ratzinger - já Bento XVI - demorou até 2006, oito anos depois de o caso surgir perante ele, para tratar dos abusos de Maciel, removendo-o das funções clericais e banindo-o a uma vida de rezas e penitência, embora sem admitir publicamente seus crimes ou o sofrimento de suas vítimas. E no sábado, quatro anos depois disso, o Vaticano anunciou que Bento XVI indicaria um delegado especial para dirigir a congregação mundialmente poderosa fundada por Maciel, os Legionários de Cristo.

Um olhar atento aos registros mostra que o caso foi marcado pelos mesmos atrasos e cautela burocrática ocorridos na condução de outras denúncias de abuso sexual que passaram pela mesa de Bento XVI. Os simpatizantes do papa acreditam que ele estava tentando agir no caso de Maciel, mas foi impedido por outras poderosas autoridades da Igreja. Os advogados das vítimas de Maciel, entretanto, dizem que o resultado final e o ajuste de contas do caso foram muito pequenos e demoraram muito.

O reverendo Alberto Athie Gallo, padre mexicano que em 1998 tentou chamar a atenção de Ratzinger para as acusações de abuso sexual contra Maciel, disse que o Vaticano permitiu que o então líder dos Legionários de Cristo, falecido em 2008, levasse uma vida dupla durante décadas. "Isso foi tolerado pela Santa Sé durante anos", disse Athie Gallo. "Nesse sentido, acho que a Santa Sé não pode chegar até o fim dessa questão. Ela teria de fazer uma autocrítica, como autoridade."

Antigos seminaristas da Legião disseram que Maciel abusou deles a partir do começo dos anos 1940 até o início dos anos 1960, quando tinham entre 10 e 16 anos. Durante anos, Maciel cultivou aliados poderosos entre os cardeais, por meio de presentes e doações em dinheiro, de acordo com reportagem de Jason Berry no National Catholic Reporter. Liderando esses aliados estavam o ex-secretário de Estado do Vaticano e o homem mais poderoso depois do papa João Paulo II, o cardeal Angelo Sodano, agora decano do Colégio Cardinalício e franco defensor de Bento XVI.

"Até que o papa Bento confronte o papel de Sodano na cobertura de Maciel, não vejo como ele pode se mover para além da crise que engoliu seu papado", disse Berry. Ele relatou que Ratzinger recusou uma oferta de dinheiro dos Legionários. Sodano não respondeu às solicitações por escrito para uma entrevista. Aproximar-se da verdade do que aconteceu com Maciel é dificultado pelo sigilo do Vaticano sobre as suas políticas e tomadas de decisão interna. Também é difícil em razão da reverência a João Paulo II, que saudava a ortodoxia da Legião e sua capacidade de atrair jovens homens ao sacerdócio.

Maciel fundou os Legionários de Cristo no México em 1941. Eles cresceram e se tornaram influentes e agora dirigem escolas, universidades, instituições de caridade e veículos de comunicação em 22 países. A congregação ganhou ares de culto à personalidade, com fotos de Maciel dominando os prédios da ordem. Os problemas de Maciel com o Vaticano datam de 1956, quando seu secretário pessoal o acusou de abuso de drogas e má administração financeira; ele foi suspenso por dois anos durante uma investigação, depois da qual foi absolvido e reempossado em 1959. "A partir desse momento, ele estava completamente protegido por todo o alto escalão do Vaticano", disse Fernando Gonzalez, sociólogo que escreveu um livro sobre o caso.

Os relatos de problemas na congregação continuaram, incluindo acusações de abuso sexual enviadas ao Vaticano, começando no final dos anos 1970. Em 1997, nove ex-seminaristas da Legião detalharam o abuso sofrido nas mãos de Maciel numa série de artigos publicados no The Hartford Courant. Naquele mesmo ano, o jornal mexicano La Jornada publicou uma denúncia similar. No ano seguinte, oito desses homens levaram uma reclamação formal à Congregação para a Doutrina da Fé, então liderada por Ratzinger. José Barba Martin, historiador da universidade Itam, no México, foi um deles.

Barba Martin disse que ele e outra vítima encontraram-se com o reverendo Gianfranco Girotti, um dos secretários de Ratzinger, em 17 de outubro de 1998. Barba afirmou que a advogada canônica deles, Martha Wegan, relatou a Girotti casos de abusos sexuais sofridos pelos oito homens. Na saída do edifício, Barba Martin contou, o grupo encontrou-se com Ratzinger e beijou o anel dele. Eles não conversaram sobre o caso. Depois, Wegan disse que o cardeal queria conhecê-los, de acordo com o historiador. Em fevereiro de 1999, a Congregação aceitou oficialmente o caso, de acordo com uma carta de Wegan.

Por volta da mesma época que o caso foi acatado, Athie, que se interessou pelo assunto e ajudava as vítimas de Maciel, escreveu uma carta relatando outra acusação de abuso e a deu ao bispo Carlos Talavera, do México, que lhe disse tê-la entregue a Ratzinger. Em uma entrevista, Athie disse que Talavera - que depois morreu - contou que o cardeal havia lido a carta e decidido não avançar com o caso. "Ratzinger disse que ele não poderia ser aberto porque ele era uma pessoa muito querida pelo papa", referindo-se a Maciel, "e havia feito muita coisa boa para a Igreja". Ele também teria tido "lamento muito, mas não é prudente", segundo Athie.

Saul Barrales, professor que trabalhou como secretário de Maciel e é primo de Talavera, disse ter ouvido do bispo o mesmo relato sobre a conversa. Pouco antes do Natal de 1999, Wegan, a advogada, escreveu a Barba Martin para dizer que tinha "notícias tristes". Ela disse que Girotti havia lhe dito que eles haviam decidido fechar o inquérito "por enquanto". Barba afirmou que, numa conversa posterior com Wegan, ela contou que seria melhor que os oito homens inocentes sofressem do que milhões de pessoas perdessem sua fé. Em outubro de 2002, segundo Barba Martin, Wegan lhe contou que Sodano pressionou Ratzinger, aparentemente favorável a prosseguir com o caso, para que abandonasse a investigação. Wegan recusou as solicitações para ser entrevistada.

Vários ex-legionários também disseram que Sodano, o decano do Colégio Cardinalício, era próximo de Maciel e poderia ter exercido um papel tanto em guardar informações sobre ele de João Paulo ou agir para impedir uma investigação. "Era muito claro que Angelo Sodano iria fazer todo o possível para proteger tanto Maciel como a Legião de Cristo", disse Glenn Favreau, defensor dos ex-legionários que foi ordenado decano na ordem e trabalhou em seu escritório em Roma. Favreau lembra-se de refeições opulentas nos prédios da Legião na cidade para Sodano e sua família ampliada. "Nós os alimentamos com as melhores comidas", disse ele.

Outros fatores adiaram o ajuste de contas. Alguns questionaram os relatos de abuso; um dos nove reclamantes originais voltou atrás e a Legião espalhou que diversos deles foram inquiridos, mas nada disseram, durante a investigação dos anos 1950. Há quem suspeite de inveja pelo sucesso de Maciel. "As acusações eram de fato vistas como infundadas e uma vendeta contra ele", disse Sandro Magister, jornalista italiano que acompanhou de perto o caso.

Mas algo mudou. Em dezembro de 2004, Ratzinger abriu uma investigação canônica e disse a Wegan ter decidido "ir até o fim" das acusações, de acordo com os clientes dela. Magister disse acreditar que, quando o cardeal tornou-se mais ciente da magnitude do problema, ordenou que os casos antigos fossem reexaminados. Os simpatizantes de Maciel mantiveram a briga. Em cinco meses de reabertura da investigação por Ratzinger, os Legionários de Cristo em Roma anunciaram que o inquérito estava encerrado - baseados num fax do gabinete de Sodano. No entanto, a exoneração de Maciel foi anunciada em 19 de maio de 2006. Mas só no último sábado o Vaticano oficialmente divulgou o motivo: o "comportamento objetivamente imoral" de Maciel incluiu atos criminosos "e demonstrou uma vida sem escrúpulos e sem um autêntico sentimento religioso".

> Gonzalez fala do abuso que sofreu de seu pai, o padre Maciel. (julho de 2010)

Comentários

  1. Não foi a vontade de Joseph Ratzinger de arquivar. Na audiência semanal, depois de suas féias na Suiça, o papa João Paulo II disse a Ratzinger que mudara de idéia, e "não iria crucificar um homem que fez tanto bem à Igreja".
    Foi meu atual professor de Direito Canônico, na época assistente-designado do Secretário do Prefeito (cardeal Ratzinger no caso), da Congregação da Doutrina da Fé, para fazer as transcrições em latim, quem me contou.
    Ratzinger levou o dossiê, o processo todo completo, e o requerimento para iniciá-lo ao papa. E voltou, reuniu o staff e disse que Sua Santidade decidiu não (...). Portanto, era para o documento ser arquivado. Não coloque a culpa em Ratzinger, que, nesse caso, realmente queria fazer a coisa certa.
    Mais uma coisa: Sodano é inimigo mortal de Ratzinger. Ele teve um ataque de fúria quando a contagem final dos votos do Conclave mostrou que Ratzinger era o novo papa. Ele só teve dois votos, fora o próprio. Ele era temido por todos na Cúria. E o único a levantar a voz a Sodano era Ratzinger, por ser Ratzinger o mentor intelectual filosófico-teológico de João Paulo II [que não escondia para ninguém que o cérebro do Vaticano era o cardeal Ratzinger].
    Tanto que, qual foi a primeira coisa em política interna que fez Ratzinger como Papa? Destituiu Sodano, tudo de uma forma muy honrosa e diplomática, claro. Sodano formou uma aliança de bispos, arcebispos, cardeais, de vários matizes ideológicos e teológicos, na ativa e aposentados, para erodir a autoridade do papa. Aqui no Brasil, eu destaco D. Eusebio Scheid e Dom Lorenzo Baldisseri. As coisas não são como as aparências fazem crer. É preciso conhecer mais os bastidores. Espero que pelo mesmo motivo que Ratzinger assumiu a culpa, você me perdõe por não poder usar minha identidade blogger. Mas se eu o fizesse, eu jamais serei ordenado. E meu professor seria retaliado

    ResponderExcluir

Postar um comentário