Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto 30, 2009

Anticorpo derrota HIV e inspira vacina

Dois anticorpos isolados de paciente africano conseguem neutralizar várias cepas do vírus, devolvendo esperança de vacina. Moléculas se ligam a partes de proteína da superfície do vírus que não mudam; nova técnica acelera busca de mais anticorpos desse tipopor Ricardo Mioto, para a Folha de S.PauloA busca até agora frustrada por uma vacina contra a Aids ganha alento com uma pesquisa divulgada ontem. Um grupo internacional isolou dois anticorpos - ambos de um mesmo doador, um homem africano - capazes de neutralizar um amplo espectro de variedades do HIV, vírus causador da doença.Os anticorpos são moléculas produzidas pelo sistema de defesa do corpo que lutam contra bactérias, vírus e outros invasores. O HIV é mestre em driblar essas moléculas. Os anticorpos descobertos pelos cientistas, batizados PG9 e PG16, são especiais porque atacam uma região do HIV que é comum à maioria das variedades do vírus. Foram testados contra 162 linhagens, e conseguiram neutralizar mais de 120. Uma quantid…

‘Caro Bento 16, por que calas diante da violência contra os gays?’

do IHU On-Line "Em matéria de condenação das violências contra os homossexuais creio realmente que tenha chegado o tempo de falar, para não se tornar inconscientemente cúmplices daqueles desgraçados que, como o agressor de sexta-feira passada [de um jovem italiano que, por causa dos ferimentos, ainda está hospitalizado], se esquecem de sua humanidade quando vêem dois homens que trocam um beijo".Essa é a opinião de Gianni Geraci, formado em estatística pela Universidade de Pádua. Depois de ter participado ativamente na vida de algumas associações católicas, entrou em contato com o Gruppo del Guado de Milão, um grupo de pesquisas sobre fé e homossexualidade. Em 1996, foi nomeado porta-voz da Coordenação de Grupos de Homossexuais Cristãos na Itália. O artigo foi publicado no jornal Il Guado, 25-08-2009. A tradução é de Benno Dischinger.Eis o texto.Já sei que muitos se escandalizarão quando lerem esta carta. Outros se porão a rir e me dirão que sou o costumeiro ingênuo que procu…

População indígena dobrou em nove anos, constata IBGE

da Agência BrasilA população indígena brasileira deu um salto nos últimos anos e mais que duplicou entre 1991 e 2000. Com uma taxa de crescimento de 10,8% ao ano, os índios passaram de 294 mil para 734 mil, representando 0,4% dos brasileiros, segundo pesquisa divulgada hoje (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).Além de melhorias na área de saúde, resistência a infecções e o engajamento em instituições de defesa dos próprios direitos, o estudo aponta que a explosão do contingente está relacionada à mudanças no critério de autoidentificação dos censos. Nos levantamentos mais antigos, a auto-atribuição era aleatória.“Isso pode ser explicado não só pelo aspecto demográfico, mas também pela mudança na autoidentificação de um contingente de pessoas que nos censos anteriores provavelmente se declaravam como pardos”, afirma o texto do documento.De acordo com o documento, a maior parte da população indígena do país está no Norte, embora tenha caído quase pela metade n…

Derretimento no Ártico pode afetar um quarto da população mundial, diz WWF

da BBC BrasilO nível do mar pode aumentar mais de um metro até 2100 com o derretimento do gelo do Ártico, causando a inundação de regiões costeiras e afetando potencialmente um quarto da população mundial, de acordo com relatório divulgado nesta quarta-feira pela organização internacional para a preservação da natureza, World Wildlife Fund (WWF). O documento sugere que o aumento do nível das águas seria quase o dobro do previsto no estudo do Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC, em inglês) que, em 2007, estimava este número em 59 centímetros.A WWF diz que o relatório Feedbacks do Clima do Ártico: Implicações Globais é o primeiro do tipo a incorporar o impacto do derretimento do gelo na Groenlândia e da porção ocidental da Antártida sobre o nível do mar, regiões que não foram consideradas nas projeções do IPCC.As temperaturas do ar no Ártico aumentaram quase duas vezes em relação à média global nas últimas décadas, diz a WWF. "O que este relatório nos permite v…

Hipertensos têm mais risco de desenvolver demência

por Fernanda Bassette e Flávia Mantovani, da Folha de S.PauloPessoas com hipertensão arterial descontrolada têm mais riscos de desenvolver deficit cognitivo e demência no futuro do que aquelas com a pressão normal, aponta trabalho publicado na revista "Neurology".O estudo, da Universidade do Alabama, envolveu cerca de 20 mil pessoas com mais de 45 anos e também idosos que nunca tinham sofrido AVC (acidente vascular cerebral) ou pequenas isquemias silenciosas (microinfartos que atingem áreas não vitais do cérebro).
Os resultados foram ajustados para outros fatores de risco que poderiam afetar as habilidades cognitivas, como idade, tabagismo e diabetes. Segundo a pesquisa, para cada aumento de dez pontos na leitura da pressão arterial diastólica (o número de baixo da relação), os riscos de problemas cognitivos e de perda de memória crescem 7%. É considerado hipertensão quando os níveis de leitura são iguais ou maiores do que 140 por 90.O neurologista Gabriel Rodriguez de Fre…

‘Dinheiro é o sangue da Igreja Universal do Reino de Deus’

do IHU On-LineCriada em 1977, numa funerária, a Igreja Universal do Reino de Deus cresceu e se desenvolveu com rapidez. De lá para cá foi construindo grandes templos e comprando canais de comunicação importantes. Hoje, sua ligação com a Rede Record é o alvo dos debates. Sua gestão é excelente, de molde quase empresarial, salientou o sociólogo Ricardo Mariano, em entrevista, por telefone, à IHU On-Line. O professor fez uma análise do crescimento da igreja pentecostal, explicou alguns rituais e falou sobre o conflito jurídico que ela enfrenta. “Todo o culto visa estabelecer uma relação de barganha entre os homens de Deus, na qual a Igreja Universal é a intermediária dessa transação. A Igreja sempre está oferecendo bênçãos e graças divinas aos fiéis que, para recebê-las, têm que comprovar sua fé mediante o seu engajamento na obra de evangelização”, destacou.
Ricardo Mariano é graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, onde também realizou o mestrado e doutorado em Soc…

O milagre da criação na alcova de laboratório

por Debora Diniz, esquisadora do Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero (Anis) e professora da Universidade de Brasília, para o jornal o Estado de S.Paulo"Doutor, eu quero um filho." Essa deve ter sido a súplica de centenas de mulheres que procuraram a clínica do médico Roger Abdelmassih nos últimos 30 anos. Eram mulheres angustiadas pelo fracasso do milagre da criação na alcova. Já cansadas de esperar pela natureza ou pressionadas pelo relógio biológico, elas buscaram os doutores da criação. Não se sabe quantas se livraram da angústia da espera pelo nascimento do filho, pois pouco se conhece sobre as histórias de fracasso das tecnologias reprodutivas. Entre o comércio e o tratamento, a medicina reprodutiva caminha protegida por um duplo segredo: o médico e o familiar. Por um lado, a força desse pacto de segredo se justifica pelas incertezas da medicina reprodutiva. As taxas de sucesso ainda são baixas, mal se sabe gerar apenas um filho por gestação e há dúvidas so…