Postagens

Mostrando postagens de Maio 24, 2009

Suicídio entre indígenas do Amazonas pode ser oito vezes maior que média nacional

Imagem
por Amanda Mota, da Agência Brasil
Informações do Distrito de Saúde Indígena (Dsei) do Alto Solimões revelam que nos municípios amazonenses de Tabatinga, Benjamin Constant, Santo Antônio do Içá, Amaturá, São Paulo de Olivença e Tonantins a média de suicídios registrada em 2008 é de 38,32 para cada 100 mil habitantes.  A taxa de suicídios nessa região pode chegar a ser quase oito vezes maior que a média nacional que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), varia de 3,9 a 4,5 para cada 100 mil habitantes.

O Dsei Alto Solimões é o primeiro do interior do Amazonas a organizar dados sobre o problema.  A equipe atende 42.093 indígenas pertencentes a sete etnias, predominantemente ticuna.

A prática de suicídio entre indígenas que vivem na região do Alto Rio Solimões, no sudoeste do Amazonas, deve-se a fatores diversos mas, principalmente, a aspectos culturais e à falta de perspectivas para o desenvolvimento pessoal e profissional desses indivíduos.  Essa é a opinião do gerente do Progr…

Pele tem centenas de tipos de bactérias

por Ricardo Mioto, para a FolhaA diversidade que existe de bactérias na pele humana é muito maior do que se imaginava. Cientistas americanos contaram centenas de espécies por todo corpo. Fazer um censo bacteriano pode não ser o trabalho mais agradável do mundo, mas ajuda a entender doenças dermatológicas.Espécies diferentes gostam de ambientes diferentes. Felizmente para as bactérias, existem vários "climas" pelo corpo."As axilas, por exemplo. São uma área úmida, com pelos. Elas estão bem perto dos nossos braços - mas eles são lisos e secos. São ambientes tão parecidos quanto florestas e desertos", escreveram os cientistas.No país das bactérias não há muitos vazios demográficos: todas as áreas são povoadas. A região com menos espécies é atrás das orelhas. São aproximadamente 15. O antebraço é a parte mais cosmopolita: 44 diferentes tipos no mesmo lugar.Os pesquisadores estudaram a pele de 20 partes do corpo de 10 voluntários, todos eles saudáveis. O estudo foi publ…

Mulheres foram ordenadas até o século 12, afirma teólogo historiador

Imagem
do IHU On-Line Gary Macy (foto), jesuíta, professor de teologia na universidade Santa Clara, confiada à Companhia de Jesus, nos Estados Unidos, disse aos participantes de uma conferência na Vanderbilt University Divinity School, em Nashville, Tennessee, que existe um espaço de dúvidas históricas sobre o fato de mulheres terem sido ordenadas na Igreja católica até o fim do século XII.A conferência de Macy, intitulada "Um chamado superior para as mulheres? Perspectivas históricas na Igreja católica", foi apresentada na Benton Chapel, no campus da universidade.A nota publicada pela universidade descreveu a conferência desta forma: "A própria ideia da ordenação de mulheres na Igreja Católica Romana é descartada por muitos como contrária à doutrina básica da Igreja. Gary Macy, detentor da cátedra John Nobili SJ de teologia na Universidade Santa Clara, afirma que as evidências históricas são impressionantes, no sentido de que, durante grande parte da história da Igreja, a ord…