Postagens

Mostrando postagens de Abril 5, 2009

Desprezo da sociedade pelos travestis não tem comparação, diz Drauzio Varella

Imagem
por Drauzio Varella, para a Folha de S.PauloDe todas as discriminações sociais, a mais pérfida é a dirigida contra os travestis.Se fosse possível juntar os preconceitos manifestados contra negros, índios, pobres, homossexuais, garotas de programa, mendigos, gordos, anões, judeus, muçulmanos, orientais e outras minorias que a imaginação mais tacanha fosse capaz de repudiar, a somatória não resvalaria os pés do desprezo virulento que a sociedade manifesta pelos travestis. Quem são esses jovens travestidos de mulheres fatais, que expõem o corpo com ousadia nas esquinas da noite e na beira das estradas?Apesar da diversidade que os distingue, todos têm em comum a origem: são filhos das camadas mais pobres da população.A homossexualidade é tão velha quanto a humanidade, sempre existiu uma minoria de homens e mulheres homossexuais em qualquer classe social; caracteristicamente, no entanto, travestis só aparecem nas famílias humildes.Na infância, foram meninos com jeito afeminado que, se tive…

‘A causa da crise na igreja é a infidelidade ao Vaticano II e o medo das reformas'

Imagem
dO IHU Online Cerca de 300 teólogos e responsáveis de comunidades de base (dentre eles, Juan José Tamayo, ImanolZubero, Evaristo Villar, Juan Masiá e Juan Antonio Estrada) assinaram um documento intitulado "Frente à crise eclesial", em que constatam a "perda de credibilidade da instituição eclesial", cuja "causa principal é a infidelidade doVaticano II e o medo frente às reformas que ele exigia da Igreja".A reportagem é do sítio Religión Digital, 08-04-2009. A tradução é de Moisés Sbardelotto.Eles exigem "a urgente reforma do entorno papal", denunciam a "incapacidade para escutar" da hierarquia e a "dupla atitude de mão estendida a posturas muito próximas da extrema direita autoritária (mesmo que sejam infiéis ao evangelho e inclusive atéias) e de golpes sem misericórdia contra todas as posturas afins à liberdade evangélica".Eis o documento.Frente à crise eclesialSomos conscientes de que este escrito é um procedimento extraor…

Chimpanzé fêmea se prostitui em troca carne

Imagem
Do Independent Cientistas descobriram que trocar carne por sexo faz parte da vida social de um grupo de chimpanzés selvagens na floresta Taï, na Costa do Marfim.A venezuelana Cristina Gomes, do Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva, em Leipzig, Alemanha, explica que as fêmeas de chimpanzé, com dificuldades para conseguir carne sem ajuda, recorrem a essa forma primitiva de prostituição para aumentar a sua ingestão de calorias sem o risco associado à caça.No estudo, publicado na revista "PLoS One", os cientistas explicam que, apesar de a promiscuidade ser uma característica tanto dos machos quanto das fêmeas de chimpanzé, eles conseguem copular mais se aceitarem compartilhar a carne com o sexo oposto.A descoberta favorece a hipótese de que essa tendência também existia em sociedades humanas primitivas. Segundo os antropólogos, a troca de carne por sexo fazia com que os melhores caçadores tivessem mais parceiras.> Cães e gatos melhoram de vida e mudam de classe soci…

Plataforma de gelo 8 vezes maior que a cidade de SP se descola da Antártida

Imagem
Da Folha de S.PauloFoi a crônica de uma morte anunciada. Um satélite europeu flagrou no fim de semana o rompimento da ponte de gelo que prendia uma plataforma de gelo no oeste da Antártida. Agora é uma questão de tempo até que essa estrutura, a plataforma Wilkins, oito vezes maior que a cidade de São Paulo, termine de se esfacelar. Cortesia do aquecimento global.O colapso vinha sendo monitorado em tempo real pelo satélite Envisat, da Agência Espacial Europeia, nas últimas semanas. A ponte de gelo, de 40 km de extensão por até 2,5 km de largura, se esfacelou entre sábado e domingo. "Do dia para a noite a região explodiu com icebergs", disse o glaciologista David Vaughan, do Serviço Antártico britânico, à rede BBC.Vaughan e seus colegas acreditavam que esse língua de gelo, que ligava a plataforma à ilha Charcot, fosse a única coisa impedindo a Wilkins de colapsar. No ano passado, os britânicos descobriram que a plataforma já havia perdido cerca de 15% de seus 16.000 km2 de ext…

13% dos brasileiros são obesos, diz Ministério da Saúde

Imagem
Da FolhaEmbora o sedentarismo no Brasil tenha diminuído entre 2006 e 2008, a proporção de obesos no país continua crescendo. Essa é uma das principais conclusões de pesquisa do Ministério da Saúde feita por telefone em 27 capitais.Para chegar aos resultados, foi calculado o IMC (Índice de Massa Corporal) dos entrevistados, que é o resultado da divisão do peso pela altura elevada ao quadrado. Considera-se que quem tem um índice maior do que 25 tem excesso de peso, e quem está acima de 30 é obeso.O levantamento constatou que 43,3% dos moradores das capitais têm excesso de peso.
Dentro desse percentual, estão os 13% de obesos, que, três anos antes, representavam 11,4% da população. Porto Alegre é a capital brasileira com mais pessoas nessa situação.
A pesquisa do ministério ouviu 54 mil pessoas. Foram feitos cálculos para que não fossem distorcidas as estimativas em capitais com baixa cobertura de telefonia fixa, mas a pasta não descarta que parte dos habitantes dessas cidades possa…

‘Não conheço ninguém que tenha matado em nome do ateísmo’

Imagem
por Emília Caetano, do site português VisãoMichel Onfray é um dos mais lidos filósofos franceses da atualidade, sobretudo desde que, em 2005, lançou o Tratado de Ateologia. Criou em Caen e também em Argentan, onde nasceu, há 50 anos, “universidades populares” gratuitas. As suas aulas sobre uma contra-história da Filosofia ou “a filosofia esquecida” têm grande audiência.A entrevistaVisão: O que o levou a escrever um Tratado de Ateologia? Onfray: O ateísmo foi, durante muito tempo, uma espécie de evidência. Toda a gente era ateia. Até o Antigo Testamento e o Corão criarem normas a que era preciso obedecer, havia uma espécie de ateísmo partilhado por todos. E o filósofo Gilles Deleuze lançou o conceito de um ateísmo tranquilo. Ora, a queda das ideologias fez com que muita gente se reencontrasse no religioso. E entre o cristianismo de Bush ou o islão de Bin Laden eu não quero nenhum. Não entro na lógica dessa dicotomia que nos propõem: ou um ou o outro. Mas, assim como houve um crescendo …

Na ditadura, grupo de Dilma planejava sequestrar Delfim

Imagem
Ex-integrante da cúpula da organização terrorista dá detalhes do plano, do qual a ministra declara jamais ter tido conhecimento. Delfim confirma localização de sítio mostrado em um mapa, apreendido durante a ditadura, que indicava onde o sequestro seria realizado.


por Fernanda Odilla, da Folha

Luiza, 22, abandonou a faculdade de economia e agora sabe montar e desmontar um fuzil de olhos fechados. Na clandestinidade, seu grupo planeja uma das ações ousadas da luta armada em 1969 contra a ditadura militar: o sequestro de Delfim Netto, símbolo do milagre econômico e civil mais poderoso do governo federal.
Quarenta anos depois, o antigo alvo é agora aliado de Luiza, aliás Dilma Rousseff (foto), na empreitada que tenta fazer da ex-guerrilheira, também conhecida à época como Estella, Wanda, Marina e Patrícia, a sucessora do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O ambicioso sequestro era uma espécie de "lenda urbana" entre poucos militantes de esquerda nos anos 70. Sem mencionar o …