Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Março 8, 2009

Males da igreja à sociedade vão muito além da excomunhão

Título original: Incoerência católica

por Drauzio Varella  para a Folha de S.Paulo

Aos colegas de Pernambuco responsáveis pelo abortamento na menina de nove anos, quero dar os parabéns. Nossa profissão foi criada para aliviar o sofrimento humano; exatamente o que vocês fizeram dentro da lei ao interromper a prenhez gemelar numa criança franzina.

Apesar da ausência de qualquer gesto de solidariedade por parte de nossas associações, conselhos regionais ou federais, estou certo de que lhes presto esta homenagem em nome de milhares de colegas nossos.

Não se deixem abater, é preciso entender as normas da Igreja Católica. Seu compromisso é com a vida depois da morte. Para ela, o sofrimento é purificador: "Chorai e gemei neste vale de lágrimas, porque vosso será o reino dos céus", não é o que pregam?

É uma cosmovisão antagônica à da medicina. Nenhum de nós daria tal conselho em lugar de analgésicos para alguém com cólica renal. Nosso compromisso profissional é com a vida terrena, o…

Homens ficam mais abalados pela crise do que as mulheres

Da Reuters LONDRES - A recessão que atinge economias em todo o mundo vai afetar os homens mais fortemente que as mulheres, na medida em que a insegurança no emprego ameaça o senso inato de masculinidade, prejudicando a saúde mental, disseram pesquisadores britânicos este mês.Um estudo da Universidade Cambridge mostrou que, apesar de mais mulheres que homens estarem perdendo seus trabalhos na Grã- Bretanha devido ao arrocho do crédito, os homens que acham que podem ser despedidos tendem a ficar mais estressados e deprimidos que as mulheres na mesma situação.À medida que a recessão se arrasta, os efeitos da insegurança no trabalho serão piores para a saúde dos homens que para o das mulheres, constatou o estudo."Há em parte a ideia machista de o homem ser o ganha-pão da casa", disse o Dr. Brendan Burchell, do departamento de sociologia da Universidade de Cambridge, que compilou o estudo."Diferentemente das mulheres, os homens têm poucas maneiras positivas, excetuando o tra…

O que significa dia-multa

por Giancarlo Teixeira Priante, bacharel em Direito, técnico judiciário do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará1. Pena de multa: conceito, características, finalidade e importância.Segundo Sebastian Soler, "pena é uma sanção aflitiva imposta pelo Estado, através da ação penal, ao autor de uma infração, como retribuição de seu ilícito, consistente na diminuição de um bem jurídico e cujo fim é evitar novos delitos1."Outrossim, há de se afirmar que, em conformidade com a tendência de adoção de políticas criminais mais humanitárias, onde se destaca a corrente denominada "Nova Defesa Social" de Marc Ancel, a finalidade precípua de qualquersanção criminal deve ser a readaptação do condenado à sociedade.Na multa - uma das espécies de pena previstas na nossa legislação e consistente em diminuição patrimonial do criminoso revertida em favor do Fundo Penitenciário - este importante elemento ressocializador não desponta tão cristalino, restando o escopo suplementar de imposiç…

Intelecto sem propriedade

Do IHU OnlineIniciado o processo contra o sítio que permite o compartilhamento de música, vídeo e textos. Uma sessão de tribunal onde os críticos e os paladinos do copyright se desencontram. E o lugar onde o "peer to peer" é proposto como alternativa ao mercado. Quem fala é Luca Neri, autor de um livro que percorre a história desses fatos.Fala rapidamente e para só para respirar. Mesmo que trabalhe no campo do high-tech, não tem nenhum dos feios vícios de linguagem dos nerds, isto é, dos virtuosos da tecnologia que alternam neologismos a palavras um tanto quanto obscuras, com o resultado de serem quase sempre incomprensíveis. Há 20 anos, foi um "cérebro em fuga", que, cansado da viscosidade da pesquisa aplicada e do modo de "fazer empresa" na Itália, encontrou em Nova Iorque uma metrópole hospitaleira, aberta à experimentação, o lugar que dá, para usar as suas palavras, "a oportunidade de desenvolver o teu projeto independentemente das ideias polític…

Sentimento religioso recua nos Estados Unidos

da AFPA religião está passando por um retrocesso nos Estados Unidos com o dobro, desde 1990, da proporção de americanos que se dizem agnósticos num país com 76% de cristãos e onde os protestantes evangélicos tornam-se mais e mais numerosos, segundo uma ampla enquete universitária.A American Religious Identification Survey, realizada junto a 54.000 adultos em 2008 pela Universidade Trinity College (Connecticut, nordeste), é a terceira desse tipo desde 1990. Uma segunda pesquisa foi feita em 2001.O estudo testemunha um recuo do cristianismo: 76% dos americanos se disseram cristãos em 2008, contra 86,2% em 1990. Os protestantes são apenas maioria com 50,9%, distribuídos em suas grandes linhas tradicionais (batistas, metodistas, luteranos...), contra 60% há 18 anos. Os católicos são a primeira comunidade religiosa em constante progressão em número, acarretada pela imigração hispânica (57 milhões em 2008 contra 46 milhões em 1990).Os católicos, maioria tradicional no nordeste devido à imig…