Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 15, 2009

Bastaria desperdiçar menos para alimentar toda a população mundial

Diariamente, o planeta recebe 200.000 bocas para alimentar. Até 2050, a população mundial deverá atingir 9,2 bilhões de habitantes ante os atuais 6,7 bilhões. A resposta mais comum para enfrentar este desafio é dizer que será preciso aumentar a produção mundial de alimentos em 50% até lá.A reportagem é de Laurence Caramel, Le Monde, 19-02-2009. A tradução é do Cepat.Mas não é isso que o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) defende em seu relatório dedicado à crise alimentar, publicado nesta terça-feira, 17 de fevereiro, por ocasião de sua reunião anual em Nairóbi. Para sair da cilada das necessidades alimentares crescentes, a organização privilegia a reciclagem das milhões de toneladas de alimentos hoje perdidos ou desperdiçados, e afirma que uma melhor eficácia só da cadeia produtiva alimentar permitiria alimentar o aumento da população esperada para 2050. “Este caminho foi até agora muito pouco explorado quando teria, além disso, a vantagem de reduzir a pressão so…

Das 6.700 línguas faladas no mundo, 2.500 estão ameaçadas, 190 no Brasil

Os números fazem parte da terceira versão do “Atlas das Línguas em Perigo no Mundo”, o primeiro lançado desde 2001. O documento destaca o Brasil como país de grande diversidade linguística e frisa que há políticas sendo desenvolvidas com o intuito de recuperar muitas das línguas ameaçadas.Ainda assim, o país aparece entre que mais apresentam línguas em risco — todas elas indígenas.A nova versão do atlas, apresenta mudanças nos critérios de classificação das línguas em relação às anteriores.Agora, uma língua é considerada “em perigo” quando as crianças já não a aprendem com suas famílias, como língua materna, e se tornam bilíngues passivos, ou seja, entendem, mas não falam.O documento estabelece quatro níveis de vitalidade para as línguas: “vulneráveis” (as crianças falam, mas é usada somente no âmbito familiar); “ameaçadas” e “seriamente ameaçadas” (quando apenas as pessoas mais idosas e em número cada vez menor a utilizam); e “em situação crítica” (só utilizada pelos idosos e, ainda…

Quem convive com fumante também está exposto a riscos de problemas cardiovasculares

Monóxido de carbono inalado cai na corrente sanguínea e aumenta os riscos de desenvolver problemas cardiovasculares. Levantamento foi feito em 2008 na cidade de São Paulo e avaliou a concentração da substância no organismo de pessoas que não fumavam


Fernanda Bassette, da Folha de S.Paulo


Mais de um terço dos moradores de São Paulo que não fumam possuem concentração de monóxido de carbono nos pulmões similar à dos fumantes, aponta levantamento do Cratod (Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas), da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Segundo especialistas ouvidos pela Folha, os resultados obtidos na capital paulista são semelhantes aos apresentados em estudos internacionais, que apontam que entre 30% e 40% dos não-fumantes consomem monóxido de carbono da fumaça do cigarro cronicamente.

A Secretaria de Saúde fez o levantamento no ano passado e ouviu 1.310 não-fumantes em locais fechados e abertos. Além de responderem a um questionário específico, os participantes …

Solidão pode ser tão nociva quanto o cigarro, diz especialista

Da BBC Brasil

O isolamento social prejudica a saúde e pode ser tão nocivo quanto fumar, de acordo com o pesquisador John Cacioppo, professor de psicologia da Universidade de Chicago e um dos mais renomados pesquisadores sobre solidão dos Estados Unidos
.
Um novo estudo realizado por Cacioppo e outros pesquisadores da Universidade de Chicago indica que a solidão afeta o comportamento das pessoas e a forma como seus cérebros funcionam. A pesquisa, apresentada durante a conferência anual da American Association for the Advancement of Science (AAAS), utilizou exames de ressonância magnética (fMRI) para estudar as conexões entre isolamento social e atividade cerebral.

Os especialistas verificaram que, em pessoas mais sociáveis, uma região do cérebro conhecida como estriato ventral ficou muito mais ativa quando elas observavam imagens de pessoas em situações agradáveis. O mesmo não ocorreu nos cérebros de pessoas solitárias.

O estriato ventral, crucial para o aprendizado, é uma região import…

Proteja-se do chefe tirano

por Ana Maria, para De Mulher para MulherO medo de perder o emprego muitas vezes faz com que as pessoas se submetam a situações constrangedoras. As mulheres costumam ser as maiores vítimas desse tipo de pressão.Perceba se você está sofrendo assédio moral através dos seguintes sinais: seu chefe vive dizendo que você é incompetente? Sente-se isolada no ambiente de trabalho e pressionada a pedir as contas? É freqüentemente ridicularizada ou discriminada por causa de seu peso, origem, cor, estatura ou opção sexual? Esforça-se para realizar um excelente trabalho, mas é seu superior quem sempre colhe os louros?Segundo Margarida Barreto, médica do trabalho e pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, os ‘’torturadores’’ são chefes que abusam do poder que têm. Por meio de atos desleais e constrangedores, ordens arbitrárias e palavras de humilhação, eles aniquilam a saúde física e mental dos funcionários. ‘’Os alvos escolhidos costumam ser os que não fazem corpo mole’’, afi…

Os Legionários de Cristo estão à deriva, traídos por seu fundador

Do IHU On-LineNovas revelações sobre a vida do padre Marcial Maciel (foto). Além das denúncias de abusos sexuais, já tornadas públicas anteriormente, o fundador dos Legionários de Cristo também teve uma amante e uma filha. Há quem peça um visitador apostólico e até mesmo uma intervenção direta do Papa para salvar o movimento.A análise sobre o momento delicado que vive o movimento Legionários de Cristo é deSandro Magíster, vaticanista, em artigo publicado no sitio do chiesa.it, 16-02-2009. A tradução é do Cepat.Eis o artigo.Uma insólita carta circula há alguns dias entre os 800 sacerdotes e os 2500 seminaristas da congregação dos Legionários de Cristo, assim como entre os 65 mil membros do movimento leigo Regnum Christi, presente em 30 países do mundo.A carta é do superior geral da congregação, o padre Álvaro Corcuera. Nela escreve que “estamos vivendo momentos de dor e sofrimento”, e pede perdão a todos. Na origem do sofrimento está o fundador dos Legionários e da Regnum Christi, o pa…

Mulher de biquíni é objeto para o cérebro masculino

por Eduardo Geraque, da Folha de S.PauloOs homens podem não dizer isso explicitamente, mas há ocasiões em que todos tendem a pensar nas mulheres como objetos -principalmente quando elas estão de biquíni e não mostram o rosto. É isso o que acaba de mostrar um experimento realizado nos Estados Unidos com 21 homens heterossexuais estudantes de pós-graduação, apresentado em Chicago, na reunião anual da AAAS (Sociedade Americana para o Avanço da Ciência).Talvez seja esse o efeito que explica sucesso que dançarinas mascaradas -como as personagens Tiazinha e Feiticeira- costumam ter na televisão brasileira. O experimento usou máquinas de ressonância magnética para mostrar que os circuitos cerebrais ativados nos homens durante a observação de um corpo feminino sensual desprovido de identidade são os mesmos que os permitem de reconhecer uma ferramenta, um objeto inanimado."Tecnicamente, podemos usar uma espécie de eufemismo neurológico e dizer que o homem não tem essa atitude de uma forma…

O pensamento de Williamson, o bispo nazista

Após pesquisa, a revista alemã Der Spiegel descobriu que esta declaração foi dada em 1989. Ao celebrar uma missa numa cidadezinha de Québec, o bispo afirmava então sobre o Holocausto: “Tudo isso são mentiras. Os judeus inventaram o Holocausto para nos colocar de joelhos, para nos fazer aceitar seu novo Estado, Israel”.Essas declarações foram transmitidas pela imprensa local na época. Um processo foi movido contra o bispo, mas este se apressou a deixar o país. Dentro da própria Igreja, o assunto foi rapidamente sufocado.No mesmo artigo, a revista alemã demonstra que o antissemitismo e o racismo são “valores” compartilhados por outros responsáveis da Fraternidade São Pio X. Mas Williamson é, a este respeito, o seu representante mais emblemático. Porque ele é um dos bispos cuja excomunhão acaba de ser levantada pelo Papa. E, sobretudo, porque ele não pode se abster de dizer o que pensa.“Desde o dia em que os judeus se tornaram responsáveis pela crucifixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, el…

‘Ratzinger poderia ter sido o Obama do catolicismo, mas demonstra ser o Bush’

por Miguel Mora, do jornal espanhol El País, em 15/02/2009Bento XVI é um papa pensador. Intelectual, teólogo, historiador, tem fama de escrever livros e discursos bem acabados, de uma grande erudição. Ele é o homem que decidiu que a religião, isto é Deus, deve de deixar de ser um complemento espiritual e ocasional da vida das pessoas para dar o salto para a frente e colocar-se, sempre e em todas os temas, no primeiro plano do debate público.Esta bipolaridade resulta um tanto estranha. Ratzinger é um papa que se deixa ver pouco. Passa a maior parte do tempo no seu gabinete, lendo e escrevendo. Agora está terminando a segunda parte da sua obra sobre Jesus Cristo e a sua primeira encíclica social, que deve ser publicada no próximo mês, lá pelo dia São José, dia 19 de março. E viaja, coisa da idade (84 anos), bastante menos que o seu hiperativo antecessor. O Papa gosta de ficar sozinho.Um vaticanista italiano, Marco Tossati, escreveu, recentemente, no jornal La Stampao artigo “ A solidão …

É a oferta voluntária que está na Bíblia, não o dízimo

por Sebastião Ramos para o Jornal Dia Dia

Numa época passada, quando o dízimo não estava sendo pago pelos fiéis, regularmente, os pastores mandavam as irmãs entoarem um hino de louvor, com o objetivo de fazer pressão psicológica aos fieis, ou seja, se o dizimista não regularizasse suas mensalidades - o seu voto prometido a Deus - pagar o dízimo até o final de sua vida - estariam cometendo infração gravíssima, e, sendo assim, perderiam o direito de entrar nas moradas de Deus. ‘o que a religião não tem conseguido fazer!”

Perante tantas dúvidas persistirem sobre a cobrança dízimo, surgem perguntas: O dízimo é um mandamento bíblico para o cristão? Devo pagar ou não pagar? Dizem até que o dízimo está na Bíblia; mas, o que representa para os nossos dias? Talvez achem que é um assunto polêmico e difícil de obtermos resposta exata, porém a Bíblia, por advir de inspiração divina, pode nos revelar seguramente como proceder diante deste dilema. (2 Timóteo 3: 16). Inicialmente, leiamos em nos…

Como salvar os jornais (e o jornalismo)

por Walter Isaacson (*)Durante os últimos meses, a crise no jornalismo atingiu proporções de derretimento. Agora é possível contemplar num futuro próximo uma época em que algumas grandes cidades não terão mais seu próprio jornal e as revistas e redes de notícias empregarão apenas um punhado de repórteres.Há, no entanto, um fato chocante e algo curioso a respeito desta crise. Os jornais têm hoje mais leitores do que nunca. O seu conteúdo, assim como o das revistas de notícias e de outros produtores do jornalismo tradicional, é mais popular do que jamais foi - até mesmo (na verdade, especialmente) entre o público jovem.O problema é que um número cada vez menor de leitores está pagando pelo que lê. As organizações jornalísticas estão distribuindo gratuita e alegremente as suas notícias. De acordo com um estudo realizado pelo Centro de Pesquisas Pew, no ano passado houve uma virada marcante: nos Estados Unidos, as notícias gratuitas disponíveis na internet foram mais procuradas do que os …