Enem do servidor federal vai oferecer em 2024 mais de 7 mil vagas

Imagem
A partir de 2024 haverá uma prova nacional unificando o processo de seleção de servidores federais, um Enem dos Concursos”, como o objetivo de facilitar o acesso da população às provas, inclusive em cidades do interior. A primeira prova será realizada no dia 24 de fevereiro.  A estimativa de vagas é de mais 7 mil no primeiro ano do concurso, Provas serão simultaneamente em 179 cidades das 5 regiões Cada ministério poderá decidir se vai aderir a esse modelo ou fazer os concursos por conta própria. O exame acontecerá ao mesmo tempo em 179 municípios, sendo 39 na Região Norte, 50 no Nordeste, 18 no Centro-Oeste, 49 no Sudeste e 23 no Sul. Haverá duas provas no mesmo dia. Uma com questões objetivas, comum a todos, e outra com perguntas específicas e dissertativas, divididas por blocos temáticos. Os candidatos para Trabalho e Previdência farão a mesma segunda prova, por exemplo; já os candidatos para Administração e Finanças Públicas, outra. As vagas abrangem os seguintes setores: Administr

É a oferta voluntária que está na Bíblia, não o dízimo

por Sebastião Ramos para o Jornal Dia Dia

Numa época passada, quando o dízimo não estava sendo pago pelos fiéis, regularmente, os pastores mandavam as irmãs entoarem um hino de louvor, com o objetivo de fazer pressão psicológica aos fieis, ou seja, se o dizimista não regularizasse suas mensalidades - o seu voto prometido a Deus - pagar o dízimo até o final de sua vida - estariam cometendo infração gravíssima, e, sendo assim, perderiam o direito de entrar nas moradas de Deus. ‘o que a religião não tem conseguido fazer!”

image Perante tantas dúvidas persistirem sobre a cobrança dízimo, surgem perguntas: O dízimo é um mandamento bíblico para o cristão? Devo pagar ou não pagar? Dizem até que o dízimo está na Bíblia; mas, o que representa para os nossos dias? Talvez achem que é um assunto polêmico e difícil de obtermos resposta exata, porém a Bíblia, por advir de inspiração divina, pode nos revelar seguramente como proceder diante deste dilema. (2 Timóteo 3: 16). Inicialmente, leiamos em nossa Bíblia, Deuteronômio, 26: 12, que diz:"De três em três anos, junte a décima parte das colheitas daquele ano e dê aos levitas, aos estrangeiros, aos órfãos e às viúvas que moram na cidade, para que tenham toda a comida que precisarem. Depois, na presença de (Jeová) nosso Deus, você dirá: "Entreguei aos levitas, aos estrangeiros, aos órfãos e às viúvas a parte das minhas colheitas que pertencem a ti". Precisamente, o relato bíblico assegura, que, o dízimo era doado voluntariamente, para alimentar as viúvas, os órfãos, levitas e estrangeiros, e nunca foi em dinheiro, apesar de já existir. Hoje, os valores se invertem a medida que as próprias viúvas, que ganham um mísero salário mínimo, são obrigadas a pagar o dízimo, quando deveriam ser beneficiadas por ele. (Leia, Deuteronômio 14: 24 - 26).

Noutra ocasião, quando se juntava contribuições para os necessitados da Judéia, não fora mencionado nenhuma porcentagem específica - 10% - a ser entregue, como prova do seguinte relato bíblico: "Cada um dê a sua oferta conforme resolveu no seu coração, não com tristeza nem por obrigação..." (2 Coríntios. 9: 7). Já nos dias do antigo Israel, também os dízimos eram ofertados em cereais, frutas e gado. Notem: "Eu, Jeová, o Todo-Poderoso, ordeno que tragam todos os dízimos aos depósitos do Templo para que haja bastante comida na minha casa" (Mal 3:10). Quando os fariseus tentaram se justificar perante Cristo por serem fiéis ao dízimo, veja o que ele disse: "Ai de vós escribas e fariseus hipócritas! Porque dais o dízimo da hortelã, do endro, e do cominho, mas desconsiderastes os assuntos mais importantes da lei..." Mais uma prova cabal de que o dízimo não era ofertado em dinheiro, mas em gêneros alimentícios. Após a morte de Cristo, esta lei foi ABOLIDA, definitivamente, até a que determinava apresentar ofertas e dízimos (materiais específicos). Portanto, no lugar do dízimo, os cristãos são aconselhados a darem uma oferta voluntária, como disse o próprio apóstolo Paulo: "Cada um contribua segundo o que propôs em seu coração...".

A maior das ofertas que o cristão pode oferecer a Deus, hoje, é o fruto de lábios que fazem declaração pública do seu nome, ou seja, pregar o Reino, tendo em vista que o Dia de Jeová está próximo e se apressa muitíssimo. É lógico que essas contribuições financeiras são essenciais para a manutenção dos locais de adoração com suas despesas inerentes, não para sustentar uma classe privilegiada de líderes religiosos, pois o apóstolo Paulo afirmou que os cristãos deviam estar preparados para trabalhar e sustentar a si próprio e não ser um fardo para outros, como ele mesmo fazia (Atos 18: 4, 1Cor. 9:13-15). Ademais, por causa da cobrança do dízimo, começam a pipocar casos em que a Justiça tem determinado que algumas organizações religiosas devolvam ao fiel o dízimo que este pagou, mediante recibo.

Uma sentença judicial contra a Igreja Universal do Reino de Deus deixa uma alerta para todas as Igrejas que cobram o dízimo. A referida instituição foi condenada a devolver ao fiel Edson Luiz de Mello todos os dízimos e doações feitas por ele. De acordo com o processo movido por sua mãe, Edson, que é portador de enfermidade mental permanente, passou a freqüentar a igreja em 1996 e desde então era induzido a participar de reuniões sempre precedidas e/ou sucedidas de contribuição financeira.

Segundo o advogado, que representou o fiel, Walter Soares Oliveira, a quantia total a ser restituída será apurada com base nas provas, mas certamente ultrapassará os R$ 50 mil. Além de devolver as doações, a Igreja Universal ainda terá de indenizar o fiel em R$ 5 mil por danos morais. No processo consta que "promessas extraordinárias" eram feitas na igreja, em troca de doações financeiras e dízimo. Teria sido vendida a Edson Luiz , por exemplo, a "chave do céu". A vítima também recebeu um "Diploma de Dizimista" assinado por Jesus Cristo. Com isso, as colaborações doadas mensalmente chegaram a tomar todo o salário do fiel, que trabalhava como zelador". (FONTE: Portal Uai)

Os antigos já diziam: "Podemos enganar as pessoas por um tempo, pela metade de um tempo, mas não por todo tempo". Então, é chegada a hora de se falar a verdade sobre o dízimo, que não é mais bíblica a sua cobrança. As religiões, em sua esmagadora maioria, não praticam as doutrinas da lei mosaica, como guardar o sábado, sacrificar animais, dentre outros; porém, quanto à cobrança do dízimo - dinheiro - não desistem jamais, mesmo sabendo que é um mandamento da lei. Em Gálatas, 3: 10, diz-se: "Os que estão debaixo das obras da lei estão debaixo da maldição..." Realmente, por mais que se sacrifique a pagar dízimos, não seria justificado diante de Deus, porque, segundo a Bíblia, o justo vive em razão de sua fé.

Os líderes religiosos, hoje, falam sobre dízimos de modo discreto porque sabem que não tem base bíblica a sua cobrança, porém, em compensação, investem noutros tipo de marketings para fazerem negócios das pessoas como afirma uma profecia bíblica. Exemplos: Em certa religião, um cartão de ouro é proporcionado por mil reais para quem desejar se tornar parceiro de Deus, mas também tem o de prata e o de bronze, com preços menores. Outras religiões apelam para o sensacionalismo midiático por afirmar que, se os fiéis não derem suas ofertas alçadas, o programa sairá do ar e muitas almas ficariam penando pelo mundo afora. Com tanto dinheiro arrecadado, é provável que digam em suas camarinhas: "E viva o dinheiro - o nosso céu".

Concluindo, podemos observar nos textos bíblicos, que não há ordernança nenhuma para o cristão ser dizimista e, sim, um ofertante voluntário.

> Exploração em nome de Jesus.

> Quem não paga dízimo fica exposto ao Satanás, diz Edir (fevereiro de 2009)

Comentários

  1. Gostaria de informar ao caro jornalista que o dízimo tão criticado por voçê, além de ser requerido por Deus no at.também é reclamado por Jesus no nt. tanto abraão devolveu o seu dízimo,antes da lei como o própio moises agora na lei.mas se não bastar para vç. até o própio Jesus ensinou. então aquele que luta contra o dz. luta contra a vontade de Deus. ml.3,10,11 lev. 27, mat.23,23 hb.7. talves quando vç se converter entenderá issso. já que o hm natural não compreende as coisas do espirito.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo das 12:54: você defende o dízimo com citações bíblicas, mas demonstra que não lê a Bíblia ou livro algum. Porque, se lesse, saberia escrever.

    Ou seja, você é ridículo.

    ResponderExcluir
  3. ridículo é falar coisas de um assunto sem pesquisar..... na bíblia realmente fala sobre o dízimo no AT (Antigo testamento) e no NT (novo testamento) través de Moisés e de Jesus Cristo..... Lê estes versículos citados acima e vc verá....
    Em oséias 4:6 diz: O meu povo perece por falta de conhecimento....

    ResponderExcluir
  4. que viagem em paulo lobo. e vc faz o q da vida? o assunto em debate e vc vem falar de ortografia? quanto a vc, falou, falou e falou e não disse nda de interessante. dizimo é mandamento e se fosse roubo de pastor (como disse o LEIGO acima)eu estaria miseravel pois dizimo, primicio e oferto.
    e mesmo recebendo 2 salarios min. tenho uma renda de praticamente 4 salarios. pq? é pq o principio da fidelidade traz o milagre da da prosperidade. no mais falemos do que compensa... JESUS É BOM e o diabo ñ presta!!!

    ResponderExcluir
  5. senhor Sebastião Ramos, o shr na verdade não teve um encontro com o Deus da Bíblia Sagrada e sim com deuses estranhos, pois sou um dízimista a mais de quinze anos e fasso isso porque obedeço ao Senhor e amo a obra dele.O snhr Jesus
    disse que oque faço com a mão direita a esquerda não precisa ficar sabendo......

    ResponderExcluir
  6. olha quanto a isso eu tenho comigo que o dízimo nao é invenção da igreja, mas sim um principio perpertuo estabelecido por Deus
    O dizimo nao é opcional, é mandamento, nao é oferta, é divida, nao é sobra, é primicia.
    o dizimo é ensinado em toda a biblia, antes mesmo da lei
    base está em Genesis 14.20
    na lei em Levitico 27.30
    nos livros historicos Ne 12.44
    nos poeticos Proverbios 3.9-10
    nos profeticos Malaquias 3.8-12
    e no novo testamento Mateus 23.23 e Hebreus 7.8

    ResponderExcluir
  7. Eis os adoradores de Jesus e os adoradores de Mamom, quando Jesus fala em Mateus 23.23, com respeito ao dízimo é acusando os fariseus de hipocrisia, por darem seus dízimos e esquecerem o mais importante na "Lei", Jesus fala explicitamente na "LEI" o amor, (agora a Lei já era; vive-se a Graça)e em outra ocasião ele fala que a Lei e os profetas vigoraram atá João (o batista), e usar Malaquias é limitar o próprio Jesus rebaixando a R$ 20,00; 30,00 ou seja lá quanto for; já que nem o próprio Jesus repreende o tal "devorador" esse só sai com dinheiro!

    Mas isso é para quem é ovelha do Senhor e não vaca de presépio!

    O sacrifício de Jesus Cristo nos fez filhos, não escravos!

    Se o sacrifício de Cristo nos fez livres, porque a igreja quer fazer escravos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém amado
      Sou PR e o povo e enganado por esses lobos que comercializam o evangelho. E os irmãos por medo ou ameaça dessestou líderes cruéis, ainda os defendem. Podem ler Deuteronomio 14 ali lá na Lei diz o que era o dízimo.

      Excluir
  8. pra quem pensa que dizimo é pra atualidade , assista e comprove biblicamente

    http://www.youtube.com/watch?v=p1TgltiFPPQ

    http://www.youtube.com/watch?v=euCfs9PMnUk&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=4evGy43nLgg&feature=related

    ResponderExcluir
  9. CREIO QUE VC NÃO TEM FÉ DIZIMAR É UMA OBEDIENCIA E UMA ATO DE FÉ POIS EM DEUS ACREDITAMOS NAQUILO QUE NÃO VEMOS

    ResponderExcluir
  10. O geração incrédula e perversa será que a graça de Jesus não é o bastante para vocês? O quanto ensistem em viver as obras da lei e fazerem a vontade do diabo o vosso pai? Qual de vocês poderá comprar a sua salvação com os seus dez porcentos? Qual de vocês poderá se salvar com a vossa obra? Não somos nós os gentios e salvos pela graça e misericórdia de Deus? O que quizer doar que doe conhecendo as necessidades da igreja e segundo o que não venha lhe faltar a ti e tua familia. Se tens muito, então doe aos famintos, ao nú e aos desobrigados, pague o aluguel de quem não pode. Todo aquele que vive as obras da lei está fora da salvação. Até aqueles que fazem o "bem" da maneira errada ficará sujeito a Ira de Deus. Veja o que aconteceu com Uza servo de Daví enquanto eles carregavam ("de bom coração") a arca de Deus. A lição de morte de um "bom homem" 1 Crônicas 13:1-14 Para evitar que a santa arca caísse no chão, Uzá estendeu a mão e a segurou. Com isso, ele morreu, castigado pela ira do Senhor. Pois era os levitas que a deveriam ter levado. Veja como uma ato de "bondade" também mata.
    Que o Espirito Santo Abra o vossos olhos, ou então que parte teram com Deus?

    Paz seja convosco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade amado.têm muitos quê o Senhor Jesus Cristo libertou das trevas para sua maravilhosa LUZ.agora precisam ser libertados de falços ensinos.graças a Deus há muito tempo Jesus me libertou desse julgo .do Velho testamento que nem era pra mim .e sim e para a nação de Israel. HOJE faço parte da nação santa povo escolhido ou adquirido Pará ser de Deus.Glória a Deus que me libertou .hoje vivo Cristo vive em mim. sou Morada DO espírito do MEU DEUS.

      Excluir
  11. Quando vc citou o versículo de Mt 23:23 "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé" vc se sequeceu da ultima parte:"deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas". Jesus nao falou p nao dizimar,Dizime, mas, nao esqueça q na lei não tem só isso.

    ResponderExcluir
  12. E o dizimo veio antes da lei, em Gen 14:20 - E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.

    ResponderExcluir
  13. devo informara aas pessoas que postaram algum comentario a respeito do dizimo, que elas estao totalmente erradas, pois quando se fala em dizimo estamos falando da lei de moises, jesus cristo e o fim da lei para todo aquele que crer Ro. 10:4 / II Co . 2:14/ Heb.7:18,19, para aqueles que nao creem e estao debaixo da lei devo advertir que se vc que dar o dizimo, uma ordenacao da lei se nao cumprir os outros mandamentos da lei que sao 613 nao cumprir todos, estao debaixo de maldicao Gl.3:10/ Tg. 2:10 a nossa vitoria e alcancada pela fe e nao pelas obras da lei, a nossa viada e pela fe e tudo que nao e da fe e pecado Ro.14:23 a lei nao e da fe Gl.3:12 e se vc busca justificar as suas praticas na leis, saiba que separado estais de cristo Gl.5:4. O que abraao fez foi algo voluntario e nao forcado por nenhuma ordenacao, como acontecia na lei, e jaco fez um voto com Deus, e vc deve saber que um voto e algo pessoal entre a pessoa e Deus
    segundo a lei qualquer pessoa que fosse flagarada em desobedencia morria sem misericordia Heb

    ResponderExcluir
  14. senhor Sebastiao Ramos acho que o senhor nunca leu a Biblia.
    portanto eu irei lhe dizer a referencia onde fala sobre os dizimos.
    Esta em Malaquias 3. 10.
    que diz: "Trazei todos OS DIZIMOS a casa do tesouro para que haja mantimento em minha casa(...)"
    o que o senhor falou é brincadeira!!!!!!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então leva teu dízimo a Jerusalém na casa do tesouro.. se você achar! porque foi destruído..e Jesus falou em casa de oração ..se acorda saí dá LEI e vive livre NA graça de Cristo .de genises até a Cruz e LEI.DA Cruz após morte de Cristo e graça. e pela graça sois salvo .

      Excluir
  15. senhor Paulo concordo com suas palavras "deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas".Jesus nao falou p nao dizimar,Dizime, mas, nao esqueça q na lei não tem só isso.
    Pois ambas andam juntas.Uma complemeta a outra.
    Deus os abençoes.

    ResponderExcluir
  16. Abraão viveu antes da lei, muito antes de Moisés, e foi o primeiro Homem a dar o dizimo “E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos! E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo”. Gênesis 14:20. No novo testamento existe três referências ao dízimo, Mt 23:23, Lc 11:42 e Hb 7:1-10. "Mas ai de vós, fariseus! porque dais o dízimo da hortelã, e da arruda, e de toda hortaliça, e desprezais a justiça e o amor de Deus. ORA, ESTAS COISAS IMPORTAVA FAZER SEM DEIXAR AQUELAS. O dizimo é um mandamento de Deus, não é o apóstolo, bispo, pastor.. que diz mas sim a palavra de Deus. Se alguém usa os 10% que não é seu para outro fim está carregando consigo abominação, ex: se alguém usa os 10% para comprar algo para sua casa, este está colocando abominação dentro de sua e jamais será próspero.
    Quanto a oferta, Deus prospera aqueles que semeiam para que sua obra seja próspera, Provérbios 3.9,10, diz, "Honra ao Senhor com a tua fazenda, e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão os teus celeiros abundantemente, e transbordarão de mosto os teus lagares". Aquele que não derrama na obra é porque está com o coração preso ao dinheiro, Em 1Timóteo 6.10, lemos. "Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se transpassaram a si mesmos com muitas dores". Assim como Daví devemos ofertar por amor ao Senhor, na hora de fazer a obra do templo ele disse: "Porque amo a casa de meu Deus, o ouro e a prata particular que tenho, dou para a casa do meu Deus, afora tudo quanto preparei para o santuário. três mil talentos de ouro, do ouro de Ofir (o melhor), e sete mil talentos de prata purificada, para cobrir as paredes da casa". (I Crônicas 29.3,4).

    A paz do Senhor seja com todos!

    ResponderExcluir
  17. Você critica os fiéis que dão o dízimo, porém os ímpios gastam muito mais do que 10% do salário em bebidas, drogas, prostituição... Dou com amor, pois o Senhor me livrou destas práticas que estavam acabando com minha vida.
    Peça à Deus para te provar a existência DEle e Ele o fará!!!

    ResponderExcluir
  18. vc precisa de Jesus,alem de não conhecer os seus milagres vc precisa ter comunhão com ele.

    ResponderExcluir
  19. como é triste a pessoa falar de algo que não domina!!!!

    ResponderExcluir
  20. por favor defensores do dizimo, me responda com base biblica;quantas pesoas na biblia pagou dizimo em dinheiro? o dizimo no vt era dado em alimentos,cereais frutos da terra,em que lugar na biblia jesus transformou em dinheiro? cite na biblia em qual cap e vers,os dicipulos pediram dizimos ja que eles ficaram pra continuar a obra do mestre?Deus disse em num,18;21 que apenas os filhos de levi poderiam receber os dizimos do povo em isrrael,em que lugar na biblia jesus disse que agora na graça qualquer um pode receber? em neemias 13;13 diz que os tesoureiros recebiam e repartiam com os irmaos pobres, em que lugar na biblia jesus mandou os tesoureiros receberem e entregar para o pastor? se ja existia dinheiro no VT, como podemos ver em GN,42;25/GN,43;12/GN,44;8 deut.14;24a29, porque Deus nunca pediu dizimo em dinheiro? aguardo suas respostas com cap.e vers.da bilia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças ao Senhor nosso Deus, alguém como você é conhecedor da Palavra. Parabéns!

      Excluir
  21. Fico assegurado na fala do apostolo paulo: 2 cor 9.7 e ponto final

    ResponderExcluir

Postar um comentário