Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 28, 2008

Mulheres demoram mais a largar cigarro, diz pesquisa

Estudo foi feito com 6.000 pacientes do Hospital A. C. Camargo, em São Paulo
Fumo mascara sintomas de depressão, mais freqüentes no sexo feminino, e acaba sendo usado por elas como uma fuga do problema



por Fernanda Bassette, da Folha de S.Paulo

Mulheres que fumam têm mais dificuldade para abandonar o vício porque são mais dependentes psicologicamente do cigarro, aponta um levantamento realizado com 6.000 pacientes que fizeram tratamento no GAT (Grupo de Apoio ao Tabagista) do Hospital A. C. Camargo, em São Paulo.

De acordo com a psiquiatra Célia Lídia da Costa, coordenadora do GAT e autora da pesquisa, isso acontece porque as mulheres têm mais depressão do que os homens e, por isso, estão mais sujeitas aos sintomas de ansiedade.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a depressão atinge duas mulheres para cada homem.
"A mulher normalmente enxerga o cigarro como um remédio, como uma fuga. Ela tem necessidade de fumar para resolver algum problema e o cigarro acaba mascarando o…

Cientistas explicam aquecimento global de 14 mil anos atrás

Por Alexandre Gonçalves, de O Estado de S. PauloPesquisadores da Universidade de Bremen, na Alemanha, liderados por um jovem brasileiro, desvendaram as causas do aquecimento mais drástico de uma região do globo nos últimos 80 mil anos. Há 14,7 mil anos as águas do Atlântico Norte aqueceram 9°C em duas décadas. Para que se tenha uma idéia, desde o início da Revolução Industrial, no século 18, a ação humana aumentou a temperatura da Terra em 0,7°C, com impactos ambientais significativos.A descoberta é parte da tese de doutorado de Cristiano Chiessi, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e foi publicada na edição deste mês da revista científica Geology. Chiessi voltou ao Brasil há dois meses, depois de concluir suas pesquisas no Centro de Ciências Ambientais Marinhas da Universidade de Bremen.Os cientistas já estudam há muito tempo o evento de Bölling, como é conhecido o fenômeno descrito por Chiessi. O pesquisador brasileiro procurou no litoral gaúcho as causas do aquecim…