Postagens

Mostrando postagens de Outubro 19, 2008

Trechos do depoimento de Nayara Rodrigues à polícia

Imagem
Nayara Rodrigues (foto), 16, contou a polícia detalhes do drama que enfrentou ao lado de Eloá Pimentel, 16, como reféns de Lindemberg Alves, ex-namorado de sua amiga. Nayara sobreviveu a um tiro no rosto e Eloá morreu em consequência de um tiro na cabeça.  O sequestro começou no dia 13 de outubro de 2008, em Santo Andre (SP), e terminou quatro dias depois, em no dia 18, uma uma invasão desastrada pela PM ao apartamento em que as adolescentes sob a mira de um revólver do rapaz. Ele não se conformava com o fim de seu namoro com Eloá. Nayara é chamada para negociar"Que, melhor esclarecendo, a declarante foi acordada por sua avó, uma vez que ali já se encontravam policiais militares, para que a declarante fosse transportada ao palco do evento, qual seja o Posto de Comando instalado na escola pública próxima ao bloco 24 do CDHU, Jardim Santo André, onde sua amiga Eloá se mantinha submetida por Lindemberg; que o tenente Policial Militar Vander teria explicado sobre a necessidade do ret…

Desigualdade entre ricos e pobres aumentou

A desigualdade entre ricos e pobres nos países mais ricos do mundo aumentou, segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).Dados disponíveis dos 30 países da organização indicaram que a desigualdade aumentou em 7% no período que vai de 1985 a 2005.O documento diz que os salários das 10% de pessoas mais ricas do bloco eram, em média, nove vezes maiores que os rendimentos das 10% pessoas mais pobres.Essa diferença é bem maior em países como México, Turquia e Estados Unidos, e menor em países nórdicos como Dinamarca, Suécia e Finlândia.As informações sobre distribuição de renda cobrem pela primeira vez todos os países da OCDE até a metade da primeira década do século 21.No lançamento do relatório nesta terça-feira em Paris, o secretário-geral da organização, Angel Gurría, alertou para os perigos que a desigualdade entre ricos e pobres pode representar."A crescente desigualdade traz discórdia. Polariza sociedade, divide regiões dentro de países e modela o m…

O negócio verde é a salvação

Imagem
“A posição do governo italiano arrisca a levar a Europa rumo ao abismo. Berlusconi tem o olhar voltado ao passado, vê e pensa na velha economia: mas nessa estrada não tem escapatória, porque a crise tem uma dimensão que não pode ser enfrentada com os parâmetros tradicionais. Para salvar-se, é preciso inovar, lançar-se, arriscar-se ao futuro”. Jeremy Rifkin, o teórico americano da nova Europa, vê Bruxelas como o único motor capaz de tirar o mundo do pântano da grande crise.A reportagem é de Antonio Cianciullo, do jornal italiano La Repubblica, 18-10-2008. A tradução é de MoisésSbardelotto.A Itália sustenta que o custo da luta pela estabilização do clima é muito alto, que a defesa da ecologia afunda a economia.É exatamente o contrário: só o green business é capaz de reaquecer a economia, porque não estamos frente a uma dificuldade conjuntural, mas na passagem entre duas eras. Um momento muito parecido a 1929, ainda que desta vez seja pior: naquela época, havia uma crise econômica; hoje …