Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Abril 27, 2008

Advogado diz que vai se empenhar para mostrar Josef Fritzl 'como um ser humano' (Der Spiegel)

De Julia Jüttner, em Viena, Áustria

Seu cliente é o detento mais famoso do mundo: Josef Fritzl, que é acusado de ter mantido sua filha presa em um porão por 24 anos. Mas o advogado de defesa de Fritzl, Rudolf Mayer, um dos mais conhecidos na Áustria, vê o bem em seu cliente e deseja entendê-lo.

Seu escritório sofisticado fica em um dos bairros mais ricos de Viena, no distrito 9, perto da mais antiga universidade no mundo de língua germânica.

Sigmund Freud já morou e trabalhou virando a esquina -uma espécie de coincidência, considerando que Rudolf Mayer se considera tanto "terapeuta e advogado". Mayer, que tem doutorado em Direito, disse à "Spiegel Online" que se sente atraído precisamente a casos com "fundo psicológico-psiquiátrico".

"Josef Fritzl está sendo retratado como um monstro horrível e um tirano sexual", disse Mayer. "Meu trabalho é mostrá-lo como um ser humano." Mayer disse que fez uso de seu primeiro encontro de 10 minutos com s…

Monstro incestuoso: uma história da Áustria que eu não queria acreditar (Reuters)

Na foto, curiosos fotografam a residência da família Fritzl em Amstetten, a casa dos horrores

Por Sylvia Westall (*)

AMSTETTEN (Reuters) - Elisabeth Fritzl ficou em cativeiro em um cubículo sem janelas na Áustria pelo mesmo tempo que eu estou viva. Quando ela escapou, contou à polícia sobre os 24 anos que passou como prisioneira sob a casa da família, período no qual ela deu à luz sete filhos de seu pai, Josef. Coube a mim viajar à pequena cidade de Amstetten, no norte da Áustria, para contar a história. Eu duvidava de que ela era verídica.

A construção cinza de concreto abaixo da qual Fritzl, de 73 anos, escondia os seus abusos, fica a 10 minutos a pé da praça central da cidade, pavimentada com pedras claras e ornamentada com flores. Sua fachada parda localiza-se em uma movimentada estrada que leva às ricas colinas verdes. Na mesma via, a alguns quarteirões, crianças brincavam em um jardim aberto e adultos aqueciam-se em espreguiçadeiras sob o sol.

Mas era os fundos da construção que to…

O QI dos baianos: por que o professor está sendo acusado de racista? (Veja)

O professor Dantas é livre para dizer a besteira que quiser, como essa de explicar a burrice pela geografia, mas por que está sendo acusado de racista? Porque, sendo baiano, é branco?

De André Petry:

O professor Antônio Natalino Manta Dantas, que coordena o curso de medicina da Universidade Federal da Bahia, foi amarrado no pelourinho porque chamou os baianos de burros. Ele atribuiu o mau resultado da faculdade no teste do Ministério da Educação ao "baixo QI dos baianos" e, como prova da escassa inteligência dos locais, citou a popularização do berimbau. "O baiano toca berimbau porque só tem uma corda. Se tivesse mais, não conseguiria." Outra evidência da burrice dos baianos é o Olodum, cujo batuque, de acordo com o professor, é um exemplo de primarismo musical.

O chicote cantou – e cantou na melodia do racismo. O Ministério Público abriu inquérito para investigar "suspeita de crime de racismo". O presidente do Olodum, João Jorge Santos, disse que o discurso…

Uma escorregada fenomenal de Ronaldo (Veja)

Em sua carreira, Ronaldo sempre foi capaz de dar a volta por cima. Será que, aos 31 anos, ele conseguirá superar o dano causado pelo escândalo com travestis?

Eleito por três vezes o melhor do mundo, ganhador de duas Copas e dono de patrimônio de 250 milhões de dólares, Ronaldo, o ‘Fenômeno’, é o mais bem sucedido jogador de futebol da atualidade. Aos 31 anos de idade e dezessete de carreira, tornou-se uma celebridade global. Uma pesquisa fita pouco antes da Copa do Japão, ganha por ele para o Brasil, dava-o como o “ser humano mais conhecido do planeta”. Mais recentemente, em outra pesquisa realizada por uma empresa de consultoria alemã, seu rosto aparece entre os três mais conhecidos do mundo. Nesse aspecto, seus sucesso lembra de outro brasileiro: Pelé, o primeiro a ganhar fama mundial por seus feitos nos gramados. Vez por outra, no entanto, Ronaldo encarna Maradona, o ídolo argentino de talento estelar que se dedica com ardor profissional a se meter em confusões envolvendo mulheres,…

Caso Isabella: peritos divergem entre si sobre manchas de sangue (Folha)

Um departamento considera que sangue encontrado é de Isabella; outro entende apenas que a probabilidade é grande

Informação sobre o sangue é importante, pois refuta versão da defesa, que alega que o pai a levou incólume para o apartamento

KLEBER TOMAZ
DA REPORTAGEM LOCAL

Peritos do IC (Instituto de Criminalística) de São Paulo que participaram do caso Isabella divergem sobre o sangue achado na cadeira de bebê, que estava dentro do Ford Ka da família Nardoni, no dia do crime.

A Folha apurou que, enquanto o Centro de Perícias, que elaborou o laudo sobre a cena do crime, trata o sangue como sendo de Isabella, o Ceap (Centro de Exames e Análises de Pesquisas), que fez o laudo sobre o sangue da vítima, entende não ser possível afirmar com certeza que o material encontrado no carro seja da menina. A Polícia Civil e o promotor Francisco Cembranelli assumem como definitiva a posição do Centro de Perícias.

Para a acusação, aliás, o sangue achado no carro, atribuído pela polícia a um corte na testa d…

Governador Cid Gomes é muito família: agrada sogro, sogra... (Veja)

O governador do Ceará, Cid Ferreira Gomes (foto), é um genro exemplar. Nesta segunda, ele comemora dois anos de casado com a advogada Maria Célia Moura. Nesse período, Cid fez de tudo para agradar à família de sua mulher. No Carnaval, fretou um avião no qual levou a sogra, Pauline Habib Moura, em uma excursão "a trabalho" pela Europa. O jato foi alugado à empresa de um dos correligionários do governador e pago com 388.000 reais dos cofres cearenses.

Na semana passada, Cid justificou a carona. "Foi um pedido da minha mulher. Peço desculpas, mas quero deixar bem claro que não existe nenhuma norma que impeça esse tipo de procedimento. Minha esposa tem 27 anos e uma ligação muito estreita com a mãe", disse. Não foi o único mimo que o governador fez à sua sogra. Em 2007, o primeiro ano de sua gestão, Cid empenhou 2,6 milhões de reais à Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais do Ceará, uma ONG presidida por ela, a sogra do coração, Pauline Moura.

Para o…

Caso Isabella: julgamento sob influência da mídia (Alberto Dines)

Comentário para o programa radiofônico do Observatório da Imprensa, 2/5/2008

Existirá alguém no Brasil que não tenha sido induzido pela mídia a condenar liminarmente o pai e a madrasta da menina Isabella Nardoni? Quando se discute a influência da imprensa, aparecem poucas oportunidades como esta para se entender como ela funciona.

O destino do casal será decidido em júri popular. Onde encontrar jurados que ainda não tenham opinião formada pelo modo espetaculoso com que a tragédia foi tratada, principalmente pela televisão?

Quase 99% dos entrevistados pela sondagem CNT/Sensus afirmaram que acompanham o caso Isabella Nardoni pela mídia.

Esta preocupante adesão sugere algumas questões muito graves no tocante ao julgamento dos acusados. A primeira delas: o júri popular ao qual será entregue o caso terá condições de julgar os réus com a necessária isenção e imparcialidade?

Será possível encontrar um jurado que ainda não tenha opinião formada sobre um caso virado e revirado com tamanha intensida…

Caso Isabella: melhor usar colírio do que óculos escuros (do blog do Reinaldo Azevedo)

Afirmar que a história contada por Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá é, para dizer pouco, inverossímil não deve entrar na categoria do que se diz por ser “condenação prévia”, não é? Acreditar que, em menos de cinco minutos, uma terceira pessoa perpetra todas aquelas barbaridades e desaparece sem deixar vestígios parece exigir demais da credulidade alheia. Fosse um filme, não poderia ser no ritmo 24 Horas. Precisaria de edição. Para que o assassino ganhasse tempo.

A defesa do casal protagonizou anteontem o seu grande momento desde o início deste caso. Dois dos advogados, que habitualmente se apresentavam de óculos escuros, com o nariz jamais formando nem sequer um ângulo reto em relação ao solo — sempre obtuso, porque apontando um tanto para o alto —, decidiram, na entrevista coletiva, demonstrar um ar entre sereno, amigável e indignado. Processos judiciais, julgamentos, tribunais, a nada disso faltam as características da representação. Meu amigo Gerald Thomas diria que se trata…

Caso Isabella: Defesa diz que conselho poderá visitar filhos dos Nardoni (Agência Estado)

[atualização]
Anna Carolina Jatobá e Alexandre são acusados de jogar a filha dele da janela do edifício onde moram em SP por Carolina Freitas SÃO PAULO - Depois de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá negarem que agentes do Conselho Tutelar de Guarulhos vissem seus filhos Cauã, de 1 ano, e Pietro, de 3 anos, na quarta-feira, o advogado de defesa do casal Ricardo Martins ligou para o Conselho e assegurou que a visita está autorizada. Segundo o secretário-geral do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe), Ariel de Castro Alves, Martins telefonou no início da tarde desta sexta-feira, 2, para o Conselho Tutelar e colocou a família à disposição. Alves, que já cogitava denunciar o casal à Polícia Civil e à Promotoria da Infância e Juventude por impedir a atuação dos conselheiros, diz ter achado "pertinente" a decisão dos defensores. "É muito positivo que eles entendam o trabalho do Conselho Tutelar", disse.Uma equipe do Conselho foi, no dia 30,…

Prisão foi pedida por destruição de provas e comoção (Estadão)

No documento em que se solicita a preventiva, polícia ainda cita risco de fuga de Alexandre e Anna Carolina

por Laura Diniz

O principal argumento usado pela polícia para pedir a prisão preventiva de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá é que, caso fiquem em liberdade, podem atrapalhar a investigação do caso. Eles foram indiciados pela morte de Isabella Nardoni, em 29 de março. Entre os argumentos, a polícia menciona ainda que o crime “provocou imensurável comoção social”.

O Estado apurou que a representação com o pedido de preventiva - enviada anteontem ao Ministério Público Estadual (MPE) juntamente com as provas recolhidas pela polícia e com o relatório que conclui o inquérito policial - mistura uma abordagem emocional com o caráter técnico que o documento deveria ter. A prisão foi pedida, em resumo, para preservar a ordem pública, impedir a fuga dos indiciados e garantir a aplicação da lei penal.

A negativa de autoria do crime, por parte de Alexandre e Anna Carolina, é vista pela p…

Sangue no carro é de Isabella, afirma polícia (Folha)

Relatório entregue à Justiça desmonta, para a polícia, a versão do casal de que a menina foi levada incólume para o apartamento pelo pai

Segundo o documento, ferimento foi feito pela madrasta da menina, que, afirma a polícia, atingiu Isabella com uma chave

por LUÍS KAWAGUTI, KLEBER TOMAZ e ANDRÉ CARAMANTE, DA REPORTAGEM LOCAL

O relatório final da Polícia Civil sobre o assassinato de Isabella Nardoni afirma de modo taxativo que o sangue encontrado no Ford Ka da família é mesmo da menina.
"O sangue (...) na lateral esquerda da cadeirinha de transporte do bebê, que se encontrava no interior do veículo, tem o perfil genético de Isabella", escreveu a delegada-assistente Renata Helena da Silva Pontes no documento, entregue ao juiz Maurício Fossen e ao promotor Francisco Cembranelli. [Na foto, o casal aparece ladeado por seus dois advogados]

A informação sobre o sangue, que tem base no laudo anexado na página 783 do inquérito, é considerada pela polícia como uma das principais provas co…

Andréia: Ronaldo sabia que estava contratando travesti (Extra)

RIO - Em entrevista à agência espanhola de notícias EFE, a travesti Andréia Albertini (foto) disse que Ronaldo não é cego e que sabia - ao contratá-la no domingo - que ela "não era nenhuma Cicarelli" (em referência à ex-mulher do jogador). Ontem, a Associação de Travestis, Transexuais e Transgêneros do Estado (Astra) afirmou que apóia Andréia, mas criticou-a por quebrar cláusula importante do "contrato" que rege a atividade das profissionais do sexo: o sigilo sobre os clientes.

- O princípio básico da relação profissional entre travestis e clientes é o sigilo. É uma questão ética. Andréia não deveria ter delatado um cliente, mesmo que ele tenha se recusado a pagá-la. Um erro não justifica outro. Por um lado, um ídolo do país foi exposto. Por outro, Andréia está sem trabalhar, e as meninas temem represálias - diz a presidente da Astra, Marjorie Marchi.

Membro da Câmara Técnica para Elaboração do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, ligada à Secretaria estadual de Assi…

O monstro incestuoso austríaco trabalhou no Brasil, diz jornal (BBC Brasil)

por Luis Fernando Ramos, de Viena

Josef Fritzl, o austríaco que admitiu ter mantido a própria filha em cativeiro (na foto, um dos cômodos) durante 24 anos, teria trabalhado na construção de uma hidrelétrica no Brasil na década de 60, segundo uma reportagem do jornal austríaco Kurier.

De acordo com o jornal, a informação foi obtida com um ex-colega de Fritzl. Segundo a reportagem, o técnico em eletrônica trabalhou, até 1967, para a Voest Alpine, uma empresa especializada na construção de usina hidrelétricas no mundo todo com sede na cidade austríaca de Linz.

Hoje, o departamento da Voest que cuidava da construção de equipamentos hidráulicos, a VA Tech Hydro, pertence a uma outra empresa, de nome Andritz. A reportagem da BBC Brasil entrou em contato com o departamento de comunicação de ambas as corporações, mas foi informada que elas não possuem mais registros de seus funcionários daquela época.

O autor da reportagem do Kurier, Harald Schume, disse à BBC Brasil que a informação foi obtida c…

MP notifica o professor da Ufba que pode ser enquadrado na lei do racismo (Correio da Bahia)

por Flávio Novaes

O Ministério Público Federal notificou ontem o professor Antônio Natalino Manta Dantas, iniciando a apuração sobre as afirmações de uma suposta inferioridade intelectual do povo baiano e de algumas de suas manifestações culturais, como o uso do berimbau. O coordenador do curso de medicina da Ufba terá dez dias úteis para prestar esclarecimentos sobre as declarações que sugerem conteúdo discriminatório e que ganharam repercussão nacional. Porém a resposta poderá ser feita por escrito e não há a obrigação de Dantas comparecer à sede do Ministério Público.

O caso pode render ao coordenador o enquadramento na Lei 7.716 – que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor –, conhecida como Lei do Racismo. O Artigo 20 prevê para quem “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional” pena de reclusão de um a três anos, além de multa. “Mas por ter usado meios de comunicação para o seu pronunciamen…

CPI encontra pedofilia em cem álbuns do Orkut

da Folha

A primeira análise da CPI da Pedofilia sobre os álbuns do Orkut suspeitos de conter material pedófilo mostrou que cerca de 100 entre 250 álbuns analisados continham realmente imagens de crianças em cenas de sexo ou com insinuações dessa natureza.

Ao total, a comissão vai vasculhar 3.261 álbuns cujos sigilos foram quebrados, obrigando a Google -mantenedora do Orkut- a abrir os dados.

O resultado superou a expectativa inicial do grupo de trabalho, que calculava encontrar cerca de 200 álbuns com pedofilia. Agora já se fala em 400, segundo Thiago Tavares, diretor da ONG SaferNet.

Além do número elevado, a quantidade de fotos de crianças possivelmente brasileiras chamou a atenção, já que, no Brasil, a maior parte das fotos é de crianças estrangeiras.

"Há muitas fotos com indícios fortes de vítimas brasileiras. Essa foi uma surpresa", disse Tavares, que não soube informar o percentual de possíveis brasileiros nas imagens.

As fotografias já vistas mostram crianças de idade…