Enem do servidor federal vai oferecer em 2024 mais de 7 mil vagas

Imagem
A partir de 2024 haverá uma prova nacional unificando o processo de seleção de servidores federais, um Enem dos Concursos”, como o objetivo de facilitar o acesso da população às provas, inclusive em cidades do interior. A primeira prova será realizada no dia 24 de fevereiro.  A estimativa de vagas é de mais 7 mil no primeiro ano do concurso, Provas serão simultaneamente em 179 cidades das 5 regiões Cada ministério poderá decidir se vai aderir a esse modelo ou fazer os concursos por conta própria. O exame acontecerá ao mesmo tempo em 179 municípios, sendo 39 na Região Norte, 50 no Nordeste, 18 no Centro-Oeste, 49 no Sudeste e 23 no Sul. Haverá duas provas no mesmo dia. Uma com questões objetivas, comum a todos, e outra com perguntas específicas e dissertativas, divididas por blocos temáticos. Os candidatos para Trabalho e Previdência farão a mesma segunda prova, por exemplo; já os candidatos para Administração e Finanças Públicas, outra. As vagas abrangem os seguintes setores: Administr

Cientistas encontram rede de vilarejos perdidos na Amazônia

WASHINGTON (Reuters) - Uma vasta região da floresta Amazônica situada dentro das fronteiras brasileiras abrigou um complexo de habitações antigas nas quais moravam cerca de 50 mil pessoas, afirmaram cientistas que analisaram imagens de satélite referentes a essa área.

Os pesquisadores, cuja descoberta foi publicada na quinta-feira, na revista Science, descreveram conjuntos de casas e pequenos vilarejos ligados por uma complexa rede de estradas e abrigando uma sociedade condenada à extinção com a chegada dos europeus ao continente, cinco séculos atrás.

Os colonizadores europeus e as doenças vindas com eles provavelmente mataram a maior parte dos habitantes daquela área, disseram os cientistas.

As moradias, feitas de redes de cidadezinhas muradas e pequenos vilarejos organizados ao redor de uma praça central, foram quase totalmente cobertas pela vegetação.

"Não se trata propriamente de cidades, mas de um tipo de urbanismo, de moradias construídas ao redor de um centro", afirmou em um comunicado Mike Heckenberger, antropólogo da Universidade da Flórida.

"Se avaliarmos a cidadezinha medieval mais comum ou a pólis grega habitual, a maior parte delas é mais ou menos do tamanho do que encontramos na Amazônia. Apenas que estas últimas são muito mais complexas do ponto de vista do planejamento", acrescentou.

Com a ajuda de imagens feitas por satélite, os pesquisadores passaram mais de uma década identificando e mapeando as comunidades perdidas.

Antes da chegada dos europeus, a partir de 1492, o continente americano abrigava muitas sociedades prósperas e grandes cidades. As descobertas mais recentes ajudarão a compreender melhor as várias civilizações pré-colombianas.

A existência de sítios arqueológicos na região do Alto Xingu significa que grandes áreas de floresta virgem sofriam, na verdade, o impacto de atividades humanas já naqueles tempos remotos, afirmaram os cientistas.

Em seu trabalho, os pesquisadores dos EUA e do Brasil receberam a ajuda de um kuikuro, membro de uma tribo de índios da Amazônia que descendem dos moradores daquelas construções. (Will Dunham)

> Índios isolados ou manipulação da Funai? (maio de 2008)

Comentários