Enem do servidor federal vai oferecer em 2024 mais de 7 mil vagas

Imagem
A partir de 2024 haverá uma prova nacional unificando o processo de seleção de servidores federais, um Enem dos Concursos”, como o objetivo de facilitar o acesso da população às provas, inclusive em cidades do interior. A primeira prova será realizada no dia 24 de fevereiro.  A estimativa de vagas é de mais 7 mil no primeiro ano do concurso, Provas serão simultaneamente em 179 cidades das 5 regiões Cada ministério poderá decidir se vai aderir a esse modelo ou fazer os concursos por conta própria. O exame acontecerá ao mesmo tempo em 179 municípios, sendo 39 na Região Norte, 50 no Nordeste, 18 no Centro-Oeste, 49 no Sudeste e 23 no Sul. Haverá duas provas no mesmo dia. Uma com questões objetivas, comum a todos, e outra com perguntas específicas e dissertativas, divididas por blocos temáticos. Os candidatos para Trabalho e Previdência farão a mesma segunda prova, por exemplo; já os candidatos para Administração e Finanças Públicas, outra. As vagas abrangem os seguintes setores: Administr

Governador Cid Gomes é muito família: agrada sogro, sogra... (Veja)


O governador do Ceará, Cid Ferreira Gomes (foto), é um genro exemplar. Nesta segunda, ele comemora dois anos de casado com a advogada Maria Célia Moura. Nesse período, Cid fez de tudo para agradar à família de sua mulher. No Carnaval, fretou um avião no qual levou a sogra, Pauline Habib Moura, em uma excursão "a trabalho" pela Europa. O jato foi alugado à empresa de um dos correligionários do governador e pago com 388.000 reais dos cofres cearenses.

Na semana passada, Cid justificou a carona. "Foi um pedido da minha mulher. Peço desculpas, mas quero deixar bem claro que não existe nenhuma norma que impeça esse tipo de procedimento. Minha esposa tem 27 anos e uma ligação muito estreita com a mãe", disse. Não foi o único mimo que o governador fez à sua sogra. Em 2007, o primeiro ano de sua gestão, Cid empenhou 2,6 milhões de reais à Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais do Ceará, uma ONG presidida por ela, a sogra do coração, Pauline Moura.

Para os padrões da federação, a contribuição foi de uma generosidade, digamos, filial. No ano anterior, a mesma ONG havia recebido apenas 150.000 reais do governo cearense. Em 2005, a doação foi de 1.500 reais. VEJA procurou Pauline para saber o motivo do aumento da contribuição e o que havia sido feito com tanto dinheiro. A sogra do governador mandou avisar, porém, que ficou deprimida com a divulgação de sua excursão pela Europa e, por isso, não quer falar.

O procurador Francisco Leitão Moura, sogro de Cid, também não tem razão para reclamar do genro. O governador o nomeou coordenador da ExpoCrato, que é a maior feira agropecuária do Ceará e movimenta 15 milhões de reais na cidade de Crato. Cid realizou um sonho do pai da mulher, que havia quinze anos tentava sem sucesso chegar ao posto. Uma das tarefas de Moura é arranjar patrocinadores para a feira. Neste ano, convenceu a empresa de táxi aéreo Easy Air a bancar o evento.

Mas isso não parece ter requerido muito esforço. A Easy Air, cujo proprietário é Antônio Disraeli Ponte, amigo de infância de Cid Gomes, conseguiu decolar graças ao governo estadual. A empresa comprou seu primeiro avião em agosto do ano passado. No mês seguinte, alugou outro a fim de participar de uma concorrência de 1,5 milhão de reais para prestação de serviços de táxi aéreo ao governo cearense. A Easy Air ganhou um contrato oficial que sustenta sua operação. Agora mantém três aviões. É uma potência. "A Easy Air presta serviços para o governo do estado mediante licitação", desconversa o amigo de Cid.

O governador não tem mesmo medido esforços para manter satisfeitos seus familiares e amigos mais íntimos. Quando assumiu, encontrou uma restrição na legislação estadual para nomear o chefe da Casa Militar. Pela lei, ele deveria nomear um coronel para o posto. Cid mudou-a para permitir que a função fosse ocupada pelo tenente-coronel Francisco Rodrigues, que o acompanha há mais de dez anos.

Ele também colocou Ivo, seu irmão caçula, na chefia do seu gabinete. No Carnaval do ano passado, embarcou com a família e os filhos do deputado Ciro Gomes, seu irmão mais velho, para passear em Saint-Martin, uma paradisíaca ilha no Caribe. O governador permaneceu dois dias na ilha e, depois, seguiu para os Estados Unidos. Passou quatro dias lá e voltou para Saint-Martin, a fim de levar a parentada de volta a Fortaleza.

Cid diz que foi aos Estados Unidos em missão oficial, mas sua ida a Saint-Martin só se tornou conhecida na semana passada. O chefe da Casa Civil de Cid, Arialdo Pinho, diz que o governo estadual pagou apenas o pedaço da viagem entre Saint-Martin e os Estados Unidos. Segundo ele, o governador teria pago do próprio bolso o trajeto entre Fortaleza e a ilha do Caribe.

A explicação oficial tem dois problemas. Primeiro, o Diário Oficial do Ceará não registra a viagem do governador nem discrimina o desembolso dos recursos que pagaram a "perna" Saint-Martin–Estados Unidos. Confrontado com a divergência, o chefe da Casa Civil alegou que, por inexperiência, usou recursos previstos exclusivamente para a manutenção de sua pasta para pagar as passagens de Cid do Caribe para os Estados Unidos.

O segundo problema pode ser mais difícil de explicar. O deputado Nilton Martins afirma que o governador e sua família viajaram de jatinho. Se tiver razão, o transporte dos Gomes para Saint-Martin custou, no mínimo, 250.000 reais, o que equivale à metade do patrimônio do governador declarado à Justiça. Cid se recusa a dar maiores explicações sobre essa viagem e tem pouco a perder com isso.

Quarenta e quatro dos 46 deputados estaduais o apóiam. Chegaram a editar um decreto que o desobriga de comunicar suas viagens e de prestar contas sobre o que faz quando está fora. Imune às críticas, Cid disse, na semana passada, que não cometeu crime e declarou sua fonte de inspiração: o irmão mais velho. "Ciro é minha referência política. Temos os mesmos padrões morais e éticos." Cada um tem a referência que pode.

> Ministro Hélio Costa leva cinco assessores e sogros a feira nos EUA. (Folha)

Comentários

  1. DR. CID SEI TUDO SOBRE VOCÊ, COISAS MARAVILHOSAS É CLARO SOU SUA FÃ, MINHA FAMILIA É MASI DE 80 PESSOAS SO DE IRMÃOS EU TENHO 17 COMIGO, ACREDITA! SÃO MUITOS VOTOS E VOTAMOS TUDO EM CID ATUALMENTE MORO EM CAUCAIA E QUERO LHE FAZER UMA RECLAMAÇÃO PASSAEI NO CONCURSO PROF. EDUC. BÁSICA CLASSE C MEUS PONTOS FOI DE 66,6 E NÃO ENTREI O ÚLTIMO QUE ENTROU FOI DE 68 FOI UMA DIFERENÇA MINIMA, EU PASSEI O SR. JAIME DO IEPRO ME EXPLICOU DISSE QUE EU NÃO ENTREI POR CAUSA DO EDITAL QUE ERA PARA COLOCAR SÓ ATÉ 1001, RESTANDO DE FORA POUQUISSIMOS CANDIDATO UNS 249, MAIS OS AGENTES QUE FORAM MAIS DE MIL FORAM TODOS PARA LISTA, DR. CID ERA MEU SONHO ESTUDEI BASTANTE SOU DONA DE CASA CUIDO DE FILHOS TRABALHO PELA MANHA E TARDE ERA TUDO QUE EU MAIS QUERIA ERA ESTÁ PELO MENOS NO BANCO DE DADOS , ERA UMA ESPERANÇA DE ENTRAR QUE ERA TÃO POUCO E A MAIORIA PASSARAM NO CONCURSO DE FORTALEZA SE O SR. PUDESSE DAR UMA OLHADA COMO QUE NÃO RECEBEU UM APELO DE NINGUÉM E DESSE UMA LUZ AO DR. WACHINGTON, O SR. É NOSSO GONVERNADOR DA REPÚBLICA, VOCÊS DA FAMÍLIA GOMES SÃO MUITO INTELEGÊNTES! ESPERAREI UMA RESPOSTA SUA QUENDO TODOS OS NOMES QUE ESTÃO RESTANDO ENTRA NA LISTA, AI EU ENTRO E IREI PESSOALMENTE LHE AGRADECER E LEVAREI PARA CONHECER MINHA FAMÍLIA PARA O SR. SABER QUE EU NÃO ESTOU MENTINDO, QUE DEUS ILUMINE E QUE O SR. LEIA COM CARINHO ESTE COMENTÁRIO, SE DEPENDER DE MIM O SR ESTÁ REELEITO AQUI EM CAUCAIA, MEU MUITO OBRIGADA ANTECIPADAMENTE. SUA FÃ.

    ResponderExcluir
  2. dr cid gormes sou uma pessoa fã seu por isso fis o curso de formaçao profissional para soldado militar do ceara entrei sub jundice peço que o senhor olhe por nois porque nois todo precizamos do empregor olhe com bom olho meu gorvenador nois todos confiamos no senhor suo de iguatu

    ResponderExcluir
  3. ola dr cid gomes vc e um governador esepcional acho q nao existe ou existiu governadores piore q vc pois pra min e 90% de martinopole lhe odeia e sonho de todos e tira vc do governo ate 01 de janeiro onde vc vai sair con as maos abanano seu >>>>>>>>>>ate mais dr cid>>>>>>>>>>>>>>>>

    ResponderExcluir
  4. DR CID QUANDO VAI PUBLICAR NO DIARIO OFICIAL A CONVOCAÇÂO DOS CONCURSADOS DA SESA EM 2006

    ResponderExcluir
  5. governador,considero o senhor um bom governador e votei no senhor, so que estou um pouco decepcionada , pois achei que o senhor ia tambem olhar um pouco pra nos agricultores, sou presidente de uma asssociaçao a mais de14 anos desde entao que tento consegui um trator que possa atender a todos nos sem precisar pagar para arar nossas terras onde tiramos nosso sustento e o de muita gente . se quiser nos ajudar ; comunidade de Varzea redonda Sao joao dos queiroz municipio de quixada´ meu nome e:Everlene fernandes

    ResponderExcluir
  6. ha esqueci de colocar o numero se caso tenha algum interesse :(088) 9430.0661 e 99371899

    ResponderExcluir
  7. O povo que comenta aqui parece que nao sabe ler, ou leu a materia e nao esta nem ai!!!

    O pais nao vai pra frente por causa de politicos como estes e povo como o Vevé Fernandes!

    ResponderExcluir

Postar um comentário