Processos de fiéis contra "O Globo" repetem forma usada contra Folha (Folha_

Fiéis da Universal refutam reportagem sobre tentativa de "intimidação" da mídia

DA SUCURSAL DO RIO

Quatro fiéis da Igreja Universal entraram com ações na Justiça, por danos morais, contra o jornal ""O Globo". Alegam se sentir ofendidos pela reportagem "Igreja Universal tenta intimidar jornalistas", publicada em 14 de fevereiro, que relatava o caminho jurídico adotado pela Iurd contra a Folha e o jornal ""Extra", do Rio.

O texto informava que dezenas de fiéis e pastores da igreja entraram na Justiça contra a Folha e a jornalista Elvira Lobato, autora da reportagem ""Universal chega aos 30 anos com império empresarial", publicada em 15 de dezembro de 2007, sobre o patrimônio da Iurd. Os pedidos de indenização, com muitos parágrafos idênticos, são apresentados em juizados especiais em vários Estados, dificultando a defesa.

Nas ações movidas contra o ""O Globo", distribuídas nos dias 3, 7 e 12 de março, os fiéis são representados pelo mesmo escritório de advocacia. Eles reivindicam indenização porque a reportagem teria ""denegrido a imagem e a honra, discriminando a Igreja Universal".

O diretor de Redação de ""O Globo", Rodolfo Fernandes, disse que ""os processos contra o jornal seguem a mesma lógica dos que a Igreja Universal move contra a Folha e o "Extra"". ""Não se dão ao trabalho nem de mudar os textos", afirmou.
Procurado pela Folha, o advogado Ricardo Coutinho Guedes, que representa os quatro autores, não foi localizado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigos de Luiz Felipe Pondé

Europa tem 75 mil prostitutas do Brasil

O que muda na língua portuguesa com a reforma ortográfica