Enem do servidor federal vai oferecer em 2024 mais de 7 mil vagas

Imagem
A partir de 2024 haverá uma prova nacional unificando o processo de seleção de servidores federais, um Enem dos Concursos”, como o objetivo de facilitar o acesso da população às provas, inclusive em cidades do interior. A primeira prova será realizada no dia 24 de fevereiro.  A estimativa de vagas é de mais 7 mil no primeiro ano do concurso, Provas serão simultaneamente em 179 cidades das 5 regiões Cada ministério poderá decidir se vai aderir a esse modelo ou fazer os concursos por conta própria. O exame acontecerá ao mesmo tempo em 179 municípios, sendo 39 na Região Norte, 50 no Nordeste, 18 no Centro-Oeste, 49 no Sudeste e 23 no Sul. Haverá duas provas no mesmo dia. Uma com questões objetivas, comum a todos, e outra com perguntas específicas e dissertativas, divididas por blocos temáticos. Os candidatos para Trabalho e Previdência farão a mesma segunda prova, por exemplo; já os candidatos para Administração e Finanças Públicas, outra. As vagas abrangem os seguintes setores: Administr

Caso Isabella: perícia aponta que assassino tinha pressa (Estadão)

Um só corte, com tesoura e faca, foi feito na tela por onde a menina caiu

Bruno Tavares e Marcelo Godoy

O criminoso tinha pressa. Quem matou Isabella de Oliveira Nardoni fez um único corte horizontal na tela de proteção do quarto de onde a menina caiu ou foi atirada, há uma semana, do 6ª andar do Edifício London. O instituto de Criminalística (IC) concluiu que dois instrumentos foram usados para cortar o nylon da tela: uma tesoura e uma faca com serra.

Os exames feitos pelos peritos do IC constataram que o assassino começou a cortar a tela de proteção da janela com um instrumento semelhante a uma tesoura, mas encontrou dificuldade e apanhou outro instrumento para concluir o corte. Um microscópio eletrônico está analisando duas facas encontradas em uma gaveta do apartamento. O nylon pode ter deixado polímeros na serra da faca. “A tela não se rompeu por acidente”, afirmou um dos peritos.

A perícia recebeu ontem uma amostra de sangue de Isabella para compará-la com as manchas de sangue encontradas no lençol de uma das camas, na maçaneta de uma das portas e no carro de Alexandre Carlos Nardoni, de 29, o pai de Isabella. O exame de DNA para apontar de quem é o sangue achado será feito na próxima semana.

Só depois de ter o resultado desse exame e com as informações obtidas pelo exame do corpo de Isabella feito pelo Instituto Médico-Legal (IML) é que a reconstituição do caso será feita - o que os peritos fizeram anteontem foi a complementação do exame do local do crime. Para a reconstituição, o casal Alexandre a Anna Carolina Trotta Peixoto Jatobá, de 24 anos, será levado até o prédio em que moravam para mostrar aos peritos sua versão, que será confrontada com as provas.

No fim da manhã de ontem, os peritos do IC estiveram novamente no local do crime: Edifício Residencial London, na Vila Mazzei, zona norte de São Paulo. O objetivo era fazer novas fotografias externas do prédio - as fotografias anteriores, tiradas na quarta-feira, haviam ficado escuras.

Os técnicos também mediram os muros do edifício e vistoriaram novamente o interior do apartamento, até por volta das 13 horas. Segundo investigadores do 9º DP, uma camiseta, encontrada no apartamento da irmã de Alexandre, vizinho ao que Isabella caiu, foi encaminhada ao IC na manhã de ontem.

Os peritos já sabem que o sangue encontrado no lençol é de um momento em que a vítima estava de pé ou sendo carregada por alguém. Os peritos esperam terminar os exames até sexta.

> Dossie do caso Isabella.

Comentários