Postagens

Mostrando postagens de Setembro 23, 2007

Edir Macedo: de pregador de coreto a dono de emissora

Do Estado de S. Paulo de 28 de setembro de 2007:
Ex-funcionário da Loteria do Rio, Macedo juntou US$ 45 milhões em 13 anosRoldão Arruda Foi uma aparição rara. Sempre que é visto na TV, Edir Macedo está investido no papel de “bispo primaz” e líder supremo da Igreja Universal do Reino Deus. Ontem, porém, surgiu como proprietário de um dos maiores grupos de comunicação do País - com redes de TV e de rádio, além de jornais impressos.

Sua ascensão foi rápida. Em 1977, quando decidiu fundar sua própria igreja, o então funcionário da Loteria do Rio de Janeiro nem tinha lugar para pregar. Começou num coreto, na zona norte do Rio. Meses depois, ele comprou alguns minutos por dia numa emissora de rádio - e não parou mais.

Passados 13 anos, durante os quais espalhou templos por todo o País e montou o mais eficiente sistema de cobrança de dízimos e arrecadação de contribuições já visto nas igrejas evangélicas do País, ele arrematou por US$ 45 milhões a Rede Record - então nas mãos dos empresários Si…

Briga entre a Globo e bispo Edir Macedo atingiu o auge em 1995, com chute em santa

Do Estado de S.Paulo de 28 de setembro de 2007:

Globo alimentou repercussão do ataque de ‘bispo’ a imagem de N. Senhora

Lilian Carmona

Desde que a Record foi adquirida pelo “bispo” Edir Macedo, da Igreja Universal, observa-se uma cerrada disputa entre ela e a Rede Globo. Nesse embate, que vai além da disputa por audiência, um dos episódios mais conhecidos foi o do chamado “ chute na santa”, em 1995.

No dia 12 de outubro, data em que os católicos celebram Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil, um dos principais pregadores da Record, o “bispo” Sérgio Von Helde chutou e deu socos em uma imagem de gesso da santa, durante os programas Despertar da Fé e Palavra da Vida, da TV Record.

A intenção era criticar a ligação dos católicos com as imagens de santos - fato inaceitável para as igrejas evangélicas. Mas ele provocou uma comoção no País de maioria católica, alimentada em grande parte por reportagens da Globo.

Von Helde foi indiciado na Justiça por ofensa à fé alheia e templos da Univ…