Postagens

Mostrando postagens de Maio 13, 2007

Discurso do papa Bento 16 por ocasião da abertura da 5ª Celam, em Aparecida, no dia 13 de maio de 2007

O papa Bento XVI participou na tarde do dia 13 de maio de 2007 da sessão inaugural da V Conferência-Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe, que aconteceu no Santuário de Nossa Senhora Aparecida. O encontro - o mais importante da agenda do papa em sua visita ao Brasil - teve como finalidade discutir os desafios e ações que irão compor as diretrizes da Igreja para o continente.

Íntegra do discurso:

"Queridos Hermanos en el Episcopado, amados sacerdotes, religiosos, religiosas y laicos. Queridos observadores de otras confesiones religiosas. Queridos Irmãos no Episcopado, amados sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos. Queridos observadores de outras confissões religiosas.

Es motivo de gran alegría estar hoy aquí con vosotros para inaugurar la V Conferencia General del Episcopado Latinoamericano y del Caribe, que se celebra junto al Santuario de Nuestra Señora Aparecida, Patrona del Brasil. Quiero que mis primeras palabras sean de acción de gracias y de alabanza a Dios po…

Discurso do papa Bento 16 de abertura da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe

O papa Bento XVI disse no dia 13 de maio de 2007, um domingo, em missa realizada no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, para abertura da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe (Celam), que a América Latina deve se apoiar na fé, e não em ideologias.

Leia a íntegra do discurso:

Veneráveis Irmãos no Episcopado, queridos sacerdotes e vós todos, irmãs e irmãos no Senhor!

Não existem palavras para exprimir a alegria de encontrar-Me convosco para celebrar esta solene Eucaristia, por ocasião da abertura da Quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe. A todos saúdo com muita cordialidade, de modo particular ao Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, agradecendo as palavras que Me foram dirigidas em nome de toda a assembléia, e os Cardeais Presidentes desta Conferência Geral. Saúdo com deferência as Autoridades civis e militares que nos honram com a sua presença. Deste Santuário estendo o meu pensamento, com muito afeto e oração, a t…

Discurso do papa Bento 16 de despedida dos fiéis, em missa no Santuario de Nossa Senhora Aparecida, no domingo dia 13 de maio de 2007

Caríssimos Irmãos e Irmãs:

Saúdo com muito afeto a todos vós que viestes dos quatro cantos do Brasil, da América Latina e do Caribe, bem como aos que me escutam pela Rádio ou pela Televisão. Durante a celebração da Santa Missa, invoquei o Espírito Santo pedindo pelos frutos da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe que, dentro de pouco, terei a ocasião de inaugurar. Peço a todos que rezem pelos frutos desta grande assembléia, que abre de esperança o futuro da família latino-americana. Sois os protagonistas do destino das vossas Nações. Que Deus vos abençoe e vos acompanhe!

Saludo con afecto a los Grupos y Comunidades de lengua española aquí presentes, así como a todos los que desde España y Latinoamérica se unen espiritualmente a esta celebración. Que la Virgen María os ayude a mantener viva la llama de la fe, el amor y la concordia, para que mediante el testimonio de vuestra vida y la fidelidad a vuestra vocación de bautizados seáis luz y esperanza de la humanid…