Trecho do boletim ex-blog do Cesar Maia (DEM)

BGE E A INTERNET!

01. O IBGE apresentou -em base ao PNAD de 2005- várias informações sobre o uso de Internet. A boa parte da mídia impressa, defensivamente, destacou que só 21% das pessoas usam internet no Brasil. Bem, lembro que os leitores diários de jornais são 20%. Isso no Rio. No Brasil certamente menos. Diários quer dizer que lêem jornais todos os dias. Internet -quem usa- usa todos os dias. Em pouco tempo a internet igualou os jornais. Jornais em 200 anos e Internet em 10 anos por aqui. Ambos se concentram mais nos que tem um nível de instrução maior. Por definição, pois é exigida uma capacidade de ler mais que uma frase e entendê-la.

02. Mas os números do IBGE de uso de Internet para as cidades mais importantes do país, supondo que nelas estejam os níveis mais altos de escolaridade, são impressionantes e mostram o alcance espetacular da Internet.

03. Entre os que têm entre 11 e 14 anos de escolaridade, 43% usam normalmente Internet. Entre os que têm mais de 15 anos de escolaridade, 76% usam Internet.

04. Vamos ao caso da cidade do Rio de Janeiro. Garantidamente, todos os que NASCERAM no RIO a partir de 1995, excluídos claro os problemas de saúde, terão em 2015, pelo menos 11 anos de estudo, independente da classe social.

05. Hoje -segundo o IBGE (pesquisa mensal de emprego) - a cidade do Rio comparada com as regiões metropolitanas -janeiro de 2007- é a que tem maior nível de escolaridade. Quem está ocupado tem em média 11 anos de escolaridade.

06. Hoje, na cidade do Rio- entre os que nasceram no Rio -se somarmos os que estão ocupados com os que estudam e já estão no segundo segmento do primeiro grau- garantidamente temos no mínimo uns 50% usando Internet. Esse número vai crescendo hoje na base de um ponto ao ano e este 1% vai crescendo um pouco a cada ano. Em 2015 teremos entre os que nasceram no Rio, com mais de 12 anos de idade, pelo menos 75% usando Internet. Pelo menos.

07. Isso sim será um problema geracional/comunicacional entre os mais velhos - e os mais jovens. Como geracional este Ex-Blog quer se referir também a quem precisa fazer comunicação pública, ou seja, políticos, meios de comunicação, agências de publicidade, empresas, lideranças sociais, etc... Quem fizer uma comunicação velha, digamos industrial, quem não aprender a falar estando na internet, falará para si mesmo.

08. Como dizia Chacrinha: quem não entender aquela linguagem e com isso não se comunicar, se trumbicará.

Jornais subestimam a abrangência da internet, diz Cesar Maia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigos de Luiz Felipe Pondé

O que muda na língua portuguesa com a reforma ortográfica

Europa tem 75 mil prostitutas do Brasil